
Após o lançamento global da primeira série de automobilismo movido a hidrogênio do mundo, a Extreme H, no mês passado em Londres, o campeonato estreou seu novo e inovador desafiante movido a hidrogênio no Hydro X Prix da Extreme E, na Escócia.
O carro de corrida movido a hidrogênio da série, o “Pioneer 25”, foi testado publicamente em um circuito de campeonato pela primeira vez hoje pela piloto de desenvolvimento da Extreme H, Hedda Hosås. Hosås dirigiu o carro em duas sessões na antiga mina de carvão a céu aberto de Glenmuckloch antes do Hydro X Prix 2024 da Extreme E, que acontecerá em Dumfries e Galloway neste fim de semana (13 a 14 de julho).
O Extreme H Pioneer 25 foi adornado com uma pintura especial da Red Bull em reconhecimento à gigante das bebidas energéticas que se juntou à série como Parceira Oficial de Bebidas Energéticas do campeonato.
A série Extreme H representa um passo ousado na transição para energia limpa, apresentando tecnologia de hidrogênio de ponta em um ambiente de corrida competitivo. O carro Pioneer 25 foi projetado para demonstrar a viabilidade e as capacidades de desempenho das células de combustível de hidrogênio, estabelecendo um novo padrão para o automobilismo ecológico.
A temporada de estreia da Extreme H começará em abril de 2025, com mais anúncios sobre a primeira série de corridas de hidrogênio do mundo a seguir.

Mark Grain, Diretor Técnico da Extreme H, disse: “Testar o Pioneer 25 em um circuito oficial de campeonato pela primeira vez marca outro marco importante no desenvolvimento do Extreme H.
“O Extreme H representa o primeiro banco de testes de tecnologia de hidrogênio no automobilismo, não apenas em nossos carros de corrida, mas também em transporte, infraestrutura, processos de reabastecimento e regulamentações de segurança. O Pioneer 25 passou por um programa intensivo de testes para se preparar para sua estreia, e esta iniciativa inovadora nos posiciona como pioneiros no campo, mostrando o potencial do hidrogênio como uma fonte de energia sustentável e poderosa.
“O Pioneer 25 é mais do que apenas um carro de corrida; é um símbolo do nosso comprometimento com o avanço da tecnologia de hidrogênio e sustentabilidade no automobilismo. Estamos animados para estrear este veículo revolucionário e continuar expandindo os limites do que é possível na corrida em direção a um futuro mais verde.”

O Extreme H Pioneer 25 é um carro de corrida off-road inovador, pronto para liderar a adoção do hidrogênio no automobilismo.
O carro é projetado e fabricado pela Spark Racing Technology e equipado com uma célula de combustível de hidrogênio da Symbio, fornecedora oficial de células de combustível da Extreme H, e passou por um programa intensivo de testes equivalente a três temporadas de corrida em preparação para sua campanha de estreia.
A Symbio fornecerá uma célula de combustível de hidrogênio de 75 kW substituindo a bateria como principal fonte de energia. A célula de combustível de hidrogênio alimenta a bateria que é produzida e suportada na pista pela Fortescue ZERO, enquanto a geometria de suspensão totalmente nova com amortecedores ajustáveis pelo motorista da FOX no carro Extreme H fornece uma ótima plataforma para a potência e o torque disponíveis.

As células de combustível de hidrogênio representam uma revolução tecnológica que agora está se tornando uma realidade generalizada, com essa tecnologia já sendo usada nos bastidores no Extreme E, onde fornece a fonte de energia para as baterias do veículo.
A potência máxima de 400 kW (550 hp) do Pioneer 25 é capaz de disparar o carro de corrida de 2.200 quilos e 2,4 metros de largura de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e escalar gradientes de até 130 por cento.
O Extreme E Hydro X Prix será transmitido neste fim de semana na ITV3, com ambas as Grandes Finais ao vivo das 15h00 às 17h00 BST, no sábado 13 e domingo 14 de julho. Fora do Reino Unido, visite aqui para obter detalhes da transmissão.

Fonte: Extreme H