
O Pioneer 25, construído para atender aos rigorosos padrões de segurança e desempenho da FIA, representa o auge da inovação em corridas movidas a hidrogênio. Equipados com células de combustível de hidrogênio de última geração, os carros emitem apenas vapor de água, destacando o compromisso inabalável da série com a sustentabilidade. Os veículos apresentam um sistema de tração nas quatro rodas com motor duplo, fornecendo até 400 kW (550 cv) de potência e são capazes de enfrentar os terrenos mais difíceis com precisão e velocidade. Alejandro Agag, CEO da Extreme H, visitou a sede da Spark Racing Technology nos arredores de Paris, França, para testemunhar a produção em primeira mão. Ele comentou: “A produção de nossa frota de dez carros de corrida marca um marco importante à medida que nos aproximamos do lançamento da Copa do Mundo FIA Extreme H. Esses carros não são apenas inovadores em termos de tecnologia; eles representam o futuro do automobilismo sustentável, e estamos prontos para ir.”
Nicolas Wertans, presidente da Spark Racing Technology, acrescentou: “A Spark Racing Technology está incrivelmente honrada em entregar os carros de corrida Pioneer 25 para a FIA Extreme H World Cup. Este projeto expandiu os limites da tecnologia de hidrogênio no automobilismo, combinando engenharia avançada com inovação sustentável. Acreditamos que esses veículos definirão um novo padrão para competições movidas a hidrogênio e inspirarão o futuro das soluções de energia limpa.”
O carro foi projetado e fabricado pela Spark Racing Technology e equipado com uma célula de combustível de hidrogênio da Symbio, e passou por um programa intensivo de testes equivalente a três temporadas de corrida em preparação para sua campanha de estreia.

A Symbio forneceu uma célula de combustível de hidrogênio de 75 kW substituindo a bateria como principal fonte de energia. A célula de combustível de hidrogênio alimenta o conjunto de baterias produzido e suportado na pista pela Fortescue ZERO. As células de combustível de hidrogênio representam uma revolução tecnológica que agora está se tornando uma realidade generalizada, com essa tecnologia já sendo usada nos bastidores no Extreme E, onde fornece a fonte de energia para as baterias do veículo.
A saída máxima de 400 kW (550 hp) do Pioneer 25 é capaz de disparar o carro de corrida de 2.200 kg e 2,4 metros de largura de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos e escalar gradientes de até 130 por cento. Cada Pioneer 25 que correu no Extreme H compreende um pacote comum de peças padronizadas da Spark Racing Technology. As áreas abertas para as equipes são a célula de combustível de hidrogênio, que oferece uma oportunidade crucial para testar essa tecnologia, além da capacidade de estilizar elementos da carroceria para replicar a aparência de modelos de carros do dia a dia.
O Extreme H se baseia na fundação do Extreme E, o campeonato off-road elétrico que ultrapassou os limites em desempenho, igualdade e consciência ambiental. O Extreme H, que começará no final de 2025, continuará esse legado ao demonstrar a viabilidade do hidrogênio como uma solução de energia limpa, ao mesmo tempo em que proporciona uma ação de corrida emocionante.
Com a produção agora concluída, a contagem regressiva para a FIA Extreme H World Cup está oficialmente em andamento. Fãs ao redor do mundo podem antecipar uma série inovadora que combina tecnologia de ponta, inovação sustentável e competição de alta adrenalina. Mais detalhes sobre a competição serão anunciados nos próximos meses.
Fonte: Extreme H