
A série Extreme H de hidrogênio permitirá que as empresas de automóveis de passeio tragam suas próprias tecnologias de células de combustível, em uma decisão tomada antes da temporada inaugural planejada para este ano.
Extreme H é uma série de corridas de velocidade off-road criada pelo chefe da Fórmula E Alejandro Agag e sancionada como FIA Extreme H World Cup. Todos os competidores usarão o Pioneer 25, um veículo elétrico personalizado construído pela Spark Racing Technology que funciona com um trem de força elétrico a hidrogênio.
Segundo Daniel Lloyd, da Racecar-Engineering, o plano durante o desenvolvimento do Pioneer 25 era que todos os carros usassem a mesma pilha de células de combustível de hidrogênio fornecida pela Symbio, uma empresa francesa que faz parte do grupo Stellantis.
No entanto, a situação mudou no início de janeiro após discussões recentes envolvendo os organizadores, possíveis fabricantes e a FIA.
BMW, Honda, Hyundai e Toyota, que fornece os tanques de combustível de hidrogênio específicos, estão entre as interessadas em trazer sua própria tecnologia de célula de combustível, de acordo com o diretor técnico da Extreme H, Mark Grain.
“A decisão por trás disso é que, se tivermos um único fornecedor de células de combustível, isso estará promovendo seu desenvolvimento”, disse Grain à Racecar Engineering.
‘Enquanto que se abrirmos, acreditamos que abriremos a oportunidade para muito mais desenvolvimento de células de combustível entre diferentes fabricantes. Isso desenvolve toda a raça.
“Se nos limitarmos a um único fornecedor de células de combustível, isso avançará, mas dessa forma estaremos compartilhando o conhecimento e permitindo que as células de combustível se desenvolvam mais rapidamente entre diferentes fornecedores.”
Abordando o momento da decisão pouco antes do início da primeira temporada do Extreme H, Grain disse: “Tínhamos que começar de algum lugar. Conseguimos um fornecedor da Symbio e fizemos esse desenvolvimento.Anúncio
‘Tentar fazer tudo isso [integração da célula de combustível do fabricante] — porque havia o resto do carro para desenvolver também — ao mesmo tempo, exigiria chassis e variantes diferentes e assim por diante.
‘Queríamos estar focados a laser no desenvolvimento do carro no pacote Symbio. E depois disso, considerá-lo e abri-lo.’
A pilha de células de combustível está no coração do Pioneer 25: o combustível de gás hidrogênio é armazenado em tanques gêmeos e injetado em cada célula, onde uma reação eletroquímica quebra moléculas de hidrogênio completas e usa seus elétrons extraídos para gerar energia elétrica. Várias células são agrupadas para formar uma pilha.
No Extreme H, a energia elétrica das células é usada principalmente para carregar o conjunto de baterias Fortescue Zero de 325 kW, situado no assoalho de cada Pioneer 25. A bateria então alimenta um par de motores elétricos Helix, que fornecem cerca de 400 kW de potência para as rodas.
A Extreme H está interessada em que os fabricantes de carros de rua tragam a tecnologia de célula de combustível que eles já desenvolveram e mostrem sua capacidade de lidar com terrenos acidentados, incluindo saltos. As empresas que Grain mencionou já estão ativas em testes ou implementação de células de combustível.Anúncio
A abordagem ecoa a filosofia da Extreme H de “estrada para a corrida, de volta à estrada”, que foi originalmente aplicada com a célula de combustível Symbio, baseada em tecnologia projetada para veículos comerciais.
Resta saber se a abertura do fornecimento de células de combustível tornará a série mais atraente para os principais fabricantes. No entanto, Grain não acredita que isso resultaria em altos gastos em novos desenvolvimentos.
“Se você pensar em estrada para corrida e de volta para estrada, estamos falando sobre pegar unidades que estão prontas”, disse ele. “Estamos falando com fabricantes sobre trazer tecnologia existente e apenas ser capaz de exibi-la.
‘Células de combustível de hidrogênio são peças legais de kit. Não se trata de desenvolvimento de células de combustível de hidrogênio de corrida sob medida que custam milhões. Estamos muito confiantes de que não estamos abrindo as portas para gastos ridículos.’
Os fabricantes também podem personalizar a carroceria do Pioneer 25 para dar ao seu carro um design único. Isso também foi permitido no Extreme E, embora nem todos tenham aceitado a oferta.
Além disso e da célula de combustível, a Extreme H não tem planos de abrir outras partes do veículo para os fabricantes.
‘De jeito nenhum. Isso definitivamente não está nos planos’, afirmou Grain. ‘É um chassi que vem da Spark, então ainda é um campeonato de marca única.
‘Mas se você é um fabricante e quer instalar sua célula de combustível naquele chassi, isso é ótimo. Como fizemos no Extreme E, onde você pode adicionar detalhes de estilo à carroceria e aos faróis, que são como a ‘cara’ do carro. Esses são de custo muito baixo.’

A mudança de plano para permitir células de combustível personalizadas pelo fabricante ocorre depois que o Pioneer 25 foi desenvolvido exclusivamente com a pilha Symbio.
“Somos o fornecedor da célula de combustível para o carro, mas não somos exclusivos”, reconheceu Serge Grisin, diretor de automobilismo da Symbio.
‘Com base na forma como funciona no carro, a célula de combustível está fornecendo a energia. Mas o desempenho é limitado ao motor elétrico. Para ser honesto, não sei exatamente qual poderia ser o interesse de um fabricante de células de combustível, onde eles podem se diferenciar.
‘Para nós, estamos abertos à competição. Já tivemos muitas informações e feedback nos últimos meses sobre os últimos testes com o carro de corrida.’
Os regulamentos técnicos ainda precisam ser finalizados após este último desenvolvimento, então a abertura do fornecimento de células de combustível é tecnicamente uma proposta por enquanto. A gerência da Extreme H viajou para Genebra para reuniões com a FIA no início de janeiro e os dois órgãos estão prontos para continuar trabalhando em seus planos nas próximas semanas.
“Ainda estamos tendo essas conversas, então provavelmente não é sensato falar sobre essas coisas ainda, antes que eu e a FIA tenhamos algo concreto para discutir mais tarde”, disse Grain.
‘Foi super colaborativo com a FIA [na última] segunda-feira. O entusiasmo deles é forte.
‘Certamente, para mim, trabalhar com o promotor em um campeonato em que eu já competia; trabalhar com a FIA e como vamos realizar o primeiro campeonato de hidrogênio do mundo, é muito encorajador.’
Grain sugeriu que “não seria impossível” que a célula de combustível de um fabricante de carros de rua estivesse pronta para aparecer na primeira temporada de Extreme H, apesar do prazo apertado.
‘Temos um forte interesse, acho que é a melhor maneira de responder a isso. Há prazos a serem considerados, se você pensa em empacotar algo e sair por aí para provar.
‘Pode ser um desafio, mas não seria impossível. Temos um forte interesse e estamos tendo conversas fortes regularmente.’
Nenhum anúncio de equipe foi feito ainda para a temporada inaugural do Extreme H, enquanto o calendário final também ainda precisa ser confirmado. A Spark concluiu recentemente a primeira produção de dez Pioneer 25s, tendo congelado o design após um extenso programa de testes.
O antecessor off-road elétrico do Extreme H, o Extreme E, durou três temporadas completas antes de terminar em meados de 2024, quando os organizadores concentraram seu foco no desenvolvimento da primeira série de hidrogênio da FIA.