Extreme H, a primeira competição de automobilismo movida a hidrogênio do mundo, será conhecida como Campeonato Mundial FIA Extreme H com a assinatura de um acordo não vinculativo entre seus organizadores e o órgão regulador do automobilismo mundial.
Segundo Dominik Wilde, para a revista Racer, a série, que deve estrear no ano que vem, substituirá a série Extreme E, movida a bateria elétrica, que durou os últimos quatro anos.
“É um momento de muito orgulho para todos nós, pois a Extreme H se torna a FIA Extreme H World Cup”, disse o fundador e CEO da Extreme H, Alejandro Agag. “Este reconhecimento do órgão regulador do automobilismo é um importante selo de aprovação e um grande passo à frente na demonstração do potencial do hidrogênio, ao mesmo tempo em que se alinha com os mais altos padrões globais do automobilismo.”
Desde sua estreia em 2021, a Extreme E se concentrou em destacar questões ambientais, bem como promover a igualdade de gênero e inclusão com uma divisão igualitária de participantes homens e mulheres em cada equipe. Esses são temas que devem continuar na Extreme H — as escalações de pilotos homens/mulheres permanecerão, e a mudança da série para energia de hidrogênio servirá como um banco de testes para soluções de energia limpa, com a FIA dizendo que “está confiante de que a Extreme H inspirará mais investimentos em infraestrutura de hidrogênio, essencial para um futuro sustentável e de baixo carbono”.
“A FIA está comprometida em apoiar iniciativas que estabeleçam novos padrões de sustentabilidade e igualdade”, disse o presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem. “Estamos ansiosos pelo impacto positivo que a FIA Extreme H World Cup terá no automobilismo, na indústria automotiva e além, acelerando a transição para energia limpa e fomentando uma cultura de corrida inclusiva.
“A FIA está na vanguarda do avanço de tecnologias sustentáveis. O automobilismo deve evoluir e se adaptar para permanecer sustentável, e a adoção de combustíveis de hidrogênio é uma parte fundamental do nosso futuro.”
O Extreme H utilizará o Pioneer 25, um veículo construído especificamente pelo fabricante francês Spark. O carro está em desenvolvimento há dois anos, aproveitando as lições aprendidas com o Extreme E Odyssey 21, e já foi submetido a um programa de testes intensivo ao longo de 2024. Ele entrou em produção recentemente, com 10 unidades previstas para estarem prontas para participar da Copa do Mundo FIA Extreme H no ano que vem.