Extreme H conclui produção do novo carro Pioneer 25

por Racer

A Extreme H concluiu a produção de seu carro de corrida, o Pioneer 25, que substitui o Odyssey 21, utilizado pelo antecessor da série, Extreme E, nos últimos quatro anos.

Dez dos carros de célula de combustível de hidrogênio foram construídos pelo fabricante Spark Racing Technologies nos arredores de Paris, França, após um programa intensivo de testes no sudoeste do país e na Escócia, no qual o equivalente a três temporadas completas de quilometragem de corrida foi concluído até agora. Entre os pilotos de teste que trabalharam no desenvolvimento do carro estavam o vencedor de Le Mans e recordista do Pikes Peak, Romain Dumas, e os regulares do Extreme E, Hedda Hosaas, Timmy e Kevin Hansen, e Catie Munnings.

“A produção da nossa frota de corrida de 10 carros marca um marco importante à medida que nos aproximamos do lançamento da FIA Extreme H World Cup”, disse o fundador e CEO da Extreme H, Alejandro Agag para Dominik Wild, da revista Racer.. “Esses carros não são apenas inovadores em termos de tecnologia; eles representam o futuro do automobilismo sustentável, e estamos prontos para isso.”

“A Spark Racing Technology está incrivelmente honrada em entregar os carros de corrida Pioneer 25 para a FIA Extreme H World Cup”, disse o presidente da Spark, Nicolas Wertans. “Este projeto expandiu os limites da tecnologia de hidrogênio no automobilismo, combinando engenharia avançada com inovação sustentável.

“Acreditamos que esses veículos definirão um novo padrão para a competição movida a hidrogênio e inspirarão o futuro das soluções de energia limpa.”

O carro tem uma potência máxima de 400 kW – o equivalente a 550 bhp – e um tempo de 0,62 mph de 4,5 segundos em todas as superfícies, além da capacidade de escalar gradientes de 130 por cento.

Embora o Extreme H seja uma série de fabricação única, uma mudança recente na próxima série permitirá que os fabricantes implementem suas próprias células de combustível de hidrogênio, desde que sejam unidades de produção produzidas para veículos rodoviários. Atualmente, os 10 carros produzidos apresentam células de combustível produzidas pela Symbio, que faz parte do grupo automotivo Stellantis.

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