Extreme H conclui com sucesso o shakedown do seu primeiro protótipo

por Extreme H

A Extreme H concluiu o primeiro grande marco em seu desenvolvimento, tendo realizado com sucesso um teste do primeiro protótipo de chassi da série antes do lançamento do novo campeonato em 2025.

Pela primeira vez, a Extreme H pode revelar um teaser de seu protótipo movido a hidrogênio que recentemente fez suas voltas de estreia na pista durante os testes.

Antes do lançamento do chassi Extreme H no final de 2024, um rigoroso programa de testes está em andamento para garantir que o campeonato – a primeira série de corridas off-road de hidrogênio – esteja pronto para sua estreia em pouco mais de um ano.

Seu atual titular, o Extreme E, foi projetado para ser um banco de testes para inovação e soluções para mobilidade. A transição para corridas movidas a hidrogênio e a série Extreme H é uma evolução natural da missão abrangente da série de mostrar as possibilidades de novas tecnologias na corrida para combater problemas climáticos, apoiar a descarbonização e desenvolver aplicações fora do automobilismo.

Os carros Extreme H serão movidos por uma célula de combustível de hidrogênio a partir do início da temporada de 2025.

Alejandro Agag, fundador e CEO da Extreme E, disse: “Concluir este primeiro shakedown inicial do protótipo Extreme H antes do previsto é um sinal de forte progresso sendo feito enquanto nos preparamos para o lançamento do Extreme H em 2025. Estamos entusiasmados em revelar a primeira olhada em nosso conceito movido a hidrogênio, que acreditamos que será inovador no automobilismo.

“Este é um primeiro passo extremamente importante à medida que fazemos a transição para um futuro emocionante de hidrogênio e lançamos o primeiro campeonato mundial de corrida off-road de hidrogênio.”

Mark Grain, diretor técnico da Extreme E, acrescentou: “Os preparativos para o lançamento do Extreme H estão bem encaminhados, e realizar um primeiro shakedown bem-sucedido do chassi do protótipo para a série é um marco crítico.

“Foi um grande esforço de equipe, e este primeiro passo não teria sido alcançado sem o suporte da Spark Racing Technology, que entregou de forma impressionante. Ainda há muito trabalho a ser feito antes do lançamento do Extreme H em 2025, mas estamos satisfeitos com o progresso do nosso conceito, que acreditamos que entregará fortes níveis de desempenho e quebrará o molde em termos de inovação não apenas no automobilismo, mas com potencial para o futuro da mobilidade de forma mais ampla.”

O Campeonato Mundial de Fórmula 1 da FIA (F1), a Fédération Internationale de l’Automobile (FIA) e a Extreme H anunciaram recentemente planos para estabelecer um Grupo de Trabalho de Hidrogênio conjunto .

O grupo, composto por representantes de todas as três organizações, incluindo Mark Grain, Diretor Técnico da Extreme E – que está liderando a transição da série para a Extreme H – Pat Symonds, Diretor Técnico da F1, e Nikolas Tombazis, Diretor de Monopostos da FIA, reunirão sua expertise coletiva em uma aliança estratégica para avaliar desenvolvimentos e aplicações potenciais para hidrogênio no automobilismo e na mobilidade mais ampla.

No início deste ano, um caminho foi estabelecido para que a Extreme H se tornasse um Campeonato da FIA a partir de sua temporada inaugural em 2025, com a intenção de que se tornasse um Campeonato Mundial da FIA a partir de 2026, caso os critérios necessários fossem atendidos. Este caminho planejado para o status de Campeonato Mundial da FIA demonstra a progressão da série desde seu início em 2021 e uma forte declaração de intenção para seu crescimento em direção ao seu futuro movido a hidrogênio.

Como resultado, a Extreme H se juntaria à companhia de apenas sete outros Campeonatos Mundiais oficiais da FIA, o que a colocaria na mesma categoria da Fórmula 1 e da Fórmula E em termos de reconhecimento do automobilismo.

Fonte: Extreme H

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