Extreme E, futura Extreme H, coloca as corridas restantes da temporada em espera

por Racer
Foto: Simon Galloway

A Extreme E está adiando seus três últimos eventos do ano e diz que está “analisando soluções alternativas” para terminar a temporada.

Segundo Dominik Wild, para arevista Racer, a série off-road elétrica se tornará Extreme H — o primeiro campeonato de automobilismo movido a hidrogênio do mundo — no ano que vem e vem realizando trabalhos de desenvolvimento para seu novo carro de corrida Pioneer 25, ao mesmo tempo em que continua com a campanha final de corridas Extreme E com o Odyssey 21 elétrico a bateria.

Embora a temporada de 2024 sempre tenha sido concebida como uma temporada de transição flexível antes da estreia em grande escala do Extreme H no ano que vem, o enorme nível de recursos necessários para executar o restante da temporada de 2024 e a preparação para o Extreme H em 2025 levou a série a fazer uma mudança estratégica para concentrar todos os seus recursos no Extreme H.

Isso significa que os próximos três eventos de doubleheader na Sardenha (14-15 de setembro e 21-22) e a estreia planejada da série nos EUA em Phoenix, Arizona (23-24 de novembro) foram cancelados. Mas o campeonato está explorando opções que permitirão encerrar a temporada com um evento final em vez de encerrá-la abruptamente.

“Neste ano atual de evolução, todos nós queremos encontrar uma conclusão para o Extreme E, que nos permita terminar o que começamos, ao mesmo tempo em que nos permita comprometer o máximo de recursos em nossos desenvolvimentos do Extreme H”, disse o fundador e CEO do Extreme E, Alejandro Agag.

“Agradecemos ao Automobile Club d’Italia (ACI), à Regione Sardegna e aos militares italianos, juntamente com nossa equipe de Phoenix, por todo o apoio e compreensão nas últimas semanas, e mantemos a porta aberta para futuras colaborações.

“Estamos trabalhando em estreita colaboração com nossas equipes e partes interessadas para encontrar soluções alternativas para cumprir o cronograma da temporada final do Extreme E.”

Apesar da pausa inesperada na temporada de 2024, a Extreme E insiste que a estreia da Extreme H de 2025 não será afetada e que atualmente está trabalhando em como essa temporada pode ser.

“À medida que continuamos nossa transição para o Extreme H, estamos totalmente comprometidos em nos tornar a primeira série de corridas de hidrogênio do mundo”, disse Agag. “O investimento e o progresso nas inovações estão a todo vapor. A excitação cresce a cada dia, à medida que a indústria continua a se voltar para as possibilidades que o hidrogênio apresenta.”

Embora o Extreme H Pioneer 25 não seja mais testado na Sardenha este mês, o desenvolvimento do carro continua em andamento, com passeios na França planejados para as próximas semanas. Ele também atingiu recentemente um marco ao passar nos testes de colisão da FIA .

You may also like