Por Iulian Dnistran

Os próximos dois anos serão uma montanha-russa para os preços de veículos elétricos novos e usados nos Estados Unidos. De acordo com um novo estudo da JD Power, mais de um quarto de milhão de arrendamentos de EV terminarão até o fim de 2026, inundando o mercado com carros movidos a bateria potencialmente muito acessíveis .
Essa é uma boa notícia para as pessoas que estão querendo comprar um EV, mas não têm dinheiro para comprar um novo. Mas há mais boas notícias: as pessoas que estão devolvendo seus EVs levemente usados podem achar mais barato apenas alugar um novo em vez de comprar seu carro de dois ou três anos quando o contrato terminar.
Isso porque os preços dos novos carros com emissão zero devem cair ainda mais, juntamente com a introdução de mais modelos de várias montadoras. Basta olhar para a General Motors – ela já tem nove carros elétricos à venda, mas mais estão a caminho, junto com versões mais acessíveis dos modelos disponíveis atualmente. BMW , Hyundai , Kia , Stellantis e outras também diversificarão seu portfólio.
De acordo com o Relatório de Inteligência E-Vision de outubro de 2024 da JD Power, os volumes de leasing para novos veículos elétricos aumentaram impressionantes 355% ao longo de 2023 e 88% ao longo de setembro de 2024. Isso levará a um aumento maciço de 230% nos volumes de retorno de leasing em 2026. Antes que isso aconteça, porém, uma redução de 2% nos retornos de leasing de veículos elétricos é projetada para o próximo ano.
No total, quase 280.000 leasings de EV terminarão nos próximos dois anos nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, no entanto, a JD Power diz que as pessoas que procuram obter um novo EV após o término do seu leasing atual podem simplesmente fazer isso em vez de pagar o valor residual e ficar com o carro que alugaram em 2023 ou 2024. O locatário médio que retorna no segmento de SUV compacto agora paga US$ 584 por mês por seu EV, e o valor residual médio de seu veículo é de US$ 29.645, de acordo com a JD Power.
Isso significa que o preço de compra da maioria dos SUVs compactos elétricos é maior do que o limite de US$ 25.000 que se qualificaria para o crédito tributário de EV usado . Sem o crédito tributário de EV usado na mistura, custaria ao locatário médio recorrente no segmento de SUV compacto elétrico US$ 477 por mês para comprar o arrendamento, enquanto o pagamento médio do arrendamento de um EV novo na mesma categoria seria de apenas US$ 457 por mês.
A principal razão para isso é o declínio constante nos preços dos VEs nos últimos dois anos, que deve continuar no futuro. O preço médio pago por um VE novo por um indivíduo é atualmente de US$ 35.900 — incluindo incentivos — uma queda de US$ 12.700 em relação aos US$ 48.500 em 2022. Adicione o fato de que a maioria das pessoas que atualmente possuem um VE — 94% para ser preciso — disseram que provavelmente considerariam um VE para sua próxima compra de veículo, e você terá um cenário em que em 2028 e 2029 o mercado será novamente inundado com VEs usados de pessoas que escolheram encerrar seus contratos e comprar um carro novo.
Dito isso, não há como escapar da incerteza sobre o futuro dos créditos e incentivos fiscais. Se eles acabarem, poderemos ver o mercado mudar mais uma vez — só não sabemos como ainda.
Fonte: InsideEVs