Por Stephen Edelstein
Os preços das baterias de veículos elétricos estão caindo e podem cair ainda mais acentuadamente nos próximos dois anos, de acordo com um novo relatório do Goldman Sachs .
No nível de pacote, os preços médios globais das baterias caíram de US$ 153 por kwh em 2022 para US$ 149 em 2023, de acordo com o relatório, que prevê que eles continuarão caindo para US$ 80 por kwh até 2026. Isso é quase 50% menor do que em 2023 e passou do ponto em que os EVs alcançam a paridade de preço com os carros a gasolina , estimam os analistas.
Previsão de preço da bateria EV do Goldman Sachs em outubro de 2024
Analistas atribuem a queda contínua nos preços das baterias a dois fatores principais. Um deles são os avanços tecnológicos, especificamente células maiores e tecnologia cell-to-pack que reduzem o número de módulos de bateria ou os eliminam completamente. Isso pode ajudar não apenas a reduzir custos, mas também a atingir uma densidade de energia até 30% maior, o que pode manter o tamanho do pacote de bateria sob controle, acreditam os analistas. A Tesla passou a produzir suas próprias células 4680 de grande formato, mas teve problemas para manter os custos de fabricação dessas células baixos.
O outro fator é uma queda nos preços de matérias-primas como lítio e cobalto . Preços mais altos de matérias-primas contribuíram para o aumento dos custos de baterias de EV em 2022 , mas isso está diminuindo e continuará diminuindo até pelo menos 2030, representando cerca de 40% das reduções de custos de baterias previstas, de acordo com o Goldman Sachs.
Comparando 4680 vs. 2170 – Panasonic
Isso segue outro relatório do Goldman Sachs no início deste ano, prevendo uma queda de 40% nos custos das baterias de veículos elétricos entre 2023 e 2025, o que, segundo analistas, poderia impulsionar as vendas , permitindo que os veículos elétricos conquistassem 50% do mercado dos EUA até 2030.
Apesar do pico de problemas de cadeia de suprimentos adjacentes à pandemia, os preços das baterias de EV diminuíram constantemente desde que a era moderna dos EVs começou com a chegada do Tesla Roadster há cerca de 15 anos. Os preços caíram 90% desde então , de acordo com o Departamento de Energia dos EUA.
Fonte: Green Car Reports