Estudo: preços de baterias de veículos elétricos cairão 50% até 2026

por Green Car Reports

Por Stephen Edelstein

Os preços das baterias de veículos elétricos estão caindo e podem cair ainda mais acentuadamente nos próximos dois anos, de acordo com um novo relatório do Goldman Sachs .

No nível de pacote, os preços médios globais das baterias caíram de US$ 153 por kwh em 2022 para US$ 149 em 2023, de acordo com o relatório, que prevê que eles continuarão caindo para US$ 80 por kwh até 2026. Isso é quase 50% menor do que em 2023 e passou do ponto em que os EVs alcançam a paridade de preço com os carros a gasolina , estimam os analistas.

Previsão de preço da bateria EV do Goldman Sachs em outubro de 2024
Previsão de preço da bateria EV do Goldman Sachs em outubro de 2024

Analistas atribuem a queda contínua nos preços das baterias a dois fatores principais. Um deles são os avanços tecnológicos, especificamente células maiores e tecnologia cell-to-pack que reduzem o número de módulos de bateria ou os eliminam completamente. Isso pode ajudar não apenas a reduzir custos, mas também a atingir uma densidade de energia até 30% maior, o que pode manter o tamanho do pacote de bateria sob controle, acreditam os analistas. A Tesla passou a produzir suas próprias células 4680 de grande formato, mas teve problemas para manter os custos de fabricação dessas células baixos.

O outro fator é uma queda nos preços de matérias-primas como lítio e cobalto . Preços mais altos de matérias-primas contribuíram para o aumento dos custos de baterias de EV em 2022 , mas isso está diminuindo e continuará diminuindo até pelo menos 2030, representando cerca de 40% das reduções de custos de baterias previstas, de acordo com o Goldman Sachs.

Comparando 4680 vs. 2170 - Panasonic
Comparando 4680 vs. 2170 – Panasonic

Isso segue outro relatório do Goldman Sachs no início deste ano, prevendo uma queda de 40% nos custos das baterias de veículos elétricos entre 2023 e 2025, o que, segundo analistas, poderia impulsionar as vendas , permitindo que os veículos elétricos conquistassem 50% do mercado dos EUA até 2030.

Apesar do pico de problemas de cadeia de suprimentos adjacentes à pandemia, os preços das baterias de EV diminuíram constantemente desde que a era moderna dos EVs começou com a chegada do Tesla Roadster há cerca de 15 anos. Os preços caíram 90% desde então , de acordo com o Departamento de Energia dos EUA.

Fonte: Green Car Reports

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