Por Stephen Edelstein

As montadoras devem aumentar substancialmente as vendas globais de veículos elétricos nos próximos 10 anos, mas somente se elas deixarem de ser os primeiros usuários com conhecimento em tecnologia e se tornarem os compradores tradicionais, argumenta um novo estudo da consultoria Accenture.
O estudo prevê que 57% dos motoristas terão mudado para EVs nos próximos 10 anos, com 43% dos motoristas não EVs já considerando um EV para sua próxima compra de veículo. E 47% dos motoristas “estão convencidos de que o futuro pertence aos veículos elétricos”, de acordo com o estudo. Isso é baseado em uma pesquisa com 6.000 compradores de carros nos EUA, China, Itália, Alemanha, França e Japão.
O crescimento das vendas de VE não está acontecendo em uma taxa tão acentuada. Enquanto as vendas globais de VE tiveram um aumento de 35% ano a ano em 2023 , isso caiu de 55% em 2022 e 121% em 2021, observou o estudo. Isso ainda deve ser visto como um feito após os anos de recuperação da pandemia de 2021 e 2022, mas analistas acreditam que as montadoras precisarão de uma “reinicialização estratégica” para gerar mais vendas de VE.
Tesla Model S 2024. – Cortesia da Tesla, Inc.
Em vez de focar em recursos tecnológicos, o que tem sido eficaz em atrair os primeiros adeptos, a Accenture acredita que as montadoras devem focar nas preocupações mais práticas dos compradores tradicionais. A maioria dos compradores de carros (80%) prioriza confiabilidade, segurança e acessibilidade, então as montadoras devem priorizar esses fatores também, argumenta a empresa.
A Accenture montou perfis psicográficos de diferentes tipos de potenciais compradores de EV. Enquanto o “Estrategista” e o “Individualista” valorizam coisas como luxo e recursos tecnológicos, respectivamente, o “Cuidador” vê os carros meramente como ferramentas, o “Conservador” enfatiza a confiabilidade, e os compradores de carros “Econômicos” que adotam tardiamente só farão a troca para um EV quando os custos atingirem um certo limite.
Volkswagen ID.4 2025
Outros estudos retornaram com descobertas semelhantes sobre o interesse em EV. Uma pesquisa da Gallup no ano passado destacou que menos americanos estão aspirando à propriedade de EV do que havia sido o caso apenas um ano antes. E um estudo da JD Power de 2023 descobriu que a adoção de EV nos EUA está se tornando mais polarizada por estado .
Mais de uma década atrás, quando alguns pagaram quase US$ 40.000 por versões do Nissan Leaf e outros primeiros EVs com alcance abaixo de 100 milhas, foi ressaltado que esses pioneiros e adotantes iniciais de EV são completamente diferentes dos compradores de automóveis tradicionais — em muitos aspectos. Focar no que importa para os compradores tradicionais — praticidade e custo — pode ser a direção óbvia se as montadoras realmente quiserem levar a sério o aumento de suas vendas de EVs.
Fonte: Green Car Reports