Este Volvo XC70 com V-8 é um veículo off-road incrível e despretensioso

por Road and Track
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Chris Delano não é novato em aventuras off-road ou na autossuficiência que vem com a experiência de overlanding. Delano, presidente da IPD, a principal fornecedora de peças de reposição Volvo do país, sediada em Portland, Oregon, vem praticando a escritura do overlanding antes mesmo de ser pregada.

Naturalmente, ele acha que os Volvos são os veículos perfeitos para se desviar do caminho mapeado pelo Google. Em parceria com a fabricante sueca de automóveis, bem como marcas de reposição como Thule e OZ Racing Wheels, Delano e sua equipe de mecânicos, fabricantes e afinadores da IPD construíram uma série de construções de overlanding focadas na SEMA , variando de um XC70 de primeira geração de US$ 250.000 a um SUV XC60 turboalimentado e equipado . Mas Delano queria construir algo que mostrasse à sua base de nicho de clientes fanáticos pela Volvo o quão capazes seus veículos realmente eram.

troca volvo xc70 v8DPI

“Estamos apenas tentando mostrar às pessoas que elas podem obter isso. Isso é algo que elas podem fazer para ajudá-las a se tornarem mais equipadas. Se elas querem carregar uma barraca no teto e ir para algum lugar um pouco mais remoto, um Volvo é ótimo porque é muito confortável enquanto você faz isso”, disse Delano em uma entrevista a Emmet Branco, da Road & Track . “Tudo o que estamos tentando fazer é dar a você um pouco mais de confiança para sair da rede e cavar um pouco mais fundo em uma estrada de serviço florestal.”

Depois veio o kit de motor V-8 B8444S de 4,4 litros derivado da Yamaha. A IPD e a Volvo desenvolveram um forte relacionamento ao longo dos anos e, como a antiga sede do Volvo Design Studio em Irvine, Califórnia, fechou, a empresa ofereceu à loja um motor quase novo que só tinha sido usado para fins de demonstração. Esse motor foi vendido em anos de modelos selecionados do XC90 e S80 originais, produzindo 311 cv e 325 lb-ft de torque.

compartimento do motor do carro com o capô abertoDPI

Comparado à versão mais quente dos XC70s da geração P3, isso é apenas um aumento de 11 cv do motor T6 turboalimentado, embora o delta entre o modelo básico de 3,2 litros em linha e seis XC70 e o modelo trocado por V-8 abranja cerca de 100 lb-ft de torque. Adicionar força apenas para melhorar o desempenho no papel não era o objetivo da construção de Delano, no entanto. Ele e a equipe da IPD — o especialista em linha de produtos Paul Bertucci e o chefe de P&D Ken Pruett — estavam mais interessados ​​nas lições aprendidas dentro do compartimento do motor.

A troca, que terminou em um XC70 2009, foi documentada em uma postagem de blog e em uma série de oito episódios no YouTube, começando com a remoção de um seis em linha de 3,2 litros reconhecidamente saudável e terminando com toques de detalhes como um envoltório topográfico da cordilheira Cascade Mountain ao redor, um conjunto de rack de teto Thule e um sistema de iluminação de neblina PIAA. Em nome de ajudar sua base de clientes curiosos mecanicamente, a série de vídeos da IPD é em grande parte técnica por natureza, mas a troca em si foi surpreendentemente plug-and-play. Nenhuma modificação na carroceria foi necessária para encaixar o V-8 transversal no compartimento do motor e muitos dos conectores originais funcionaram como pretendido, mesmo em um motor diferente. Delano até comprou um carro doador S80 para coletar peças, mas ele acabou permanecendo praticamente intocado.

um volvo xc70 cinza estacionado em uma área florestalDPI

Os principais desafios de embalagem apresentados durante a troca vieram de algumas mangueiras de aquecedor, um suporte de montagem para o sistema de arrefecimento e uma diferença no comprimento do cabo do câmbio. De fato, a construção da plataforma modular da Volvo tornou os aspectos físicos da troca fáceis, mas fazer os computadores falarem foi muito mais desafiador. Foi aí que o preparador Volvo D5 T5, sediado na República Tcheca, entrou em cena. A princípio, Delano planejou simplesmente trocar o chicote elétrico do S80 para o XC70, criando harmonia digital entre os cinco módulos principais que precisavam ser reprogramados. Discutir isso com Ladislav Motl, proprietário e fundador do D5 T5, abriu um novo reino de legitimidade para a construção.

“Meu amigo na D5 T5, Ladislav, me ligou e disse, ‘Eu já tenho um desses carros rodando aqui que é um OEM perfeito.’ Eu disse, ‘o quê?’ E eu fiz uma chamada de vídeo com ele, e ele disse, ‘Nós já escrevemos todo o software. É fácil.’ E eu disse, ‘O que eu preciso fazer?'”, disse Delano. “Ele disse, ‘Eu já construí o software a partir dele. Nós poderíamos fazê-lo funcionar com o VIN de fábrica e tudo vai combinar.'”

Para Delano, esse foi o último esforço para tornar essa construção o mais imaculada possível. Com uma ECU totalmente funcional e comodidades de fábrica, a construção do V-8 XC70 estava em transição de um rastreador de floresta excêntrico de US$ 5.000 para um legítimo corredor de overlanding. Exceto por algumas complicações iniciais com os conversores catalíticos e escapamento personalizado, até mesmo o ajuste de desempenho do V-8-swap era o mais próximo possível do de fábrica. Mas o foco em tornar a aventura off-road mais acessível permaneceu claro na mente de Delano, como exemplificado pela configuração de suspensão que a IPD projetou para o XC70 dessa construção.

um carro preto estacionado ao lado de árvores altas contra um céu noturno coloridoDPI

Os XC70s da geração P3 são notoriamente moles, explicou Delano, mas eles realmente têm uma distância decente do solo de fábrica (8,3 polegadas). Adicionar um pouco de elevação e alguns pneus maiores pode ajudar muito, mas adicionar um pouco de amortecimento foi o que realmente deu à construção overlanding uma reformulação. Uma elevação de 30 milímetros nas molas dianteiras, amortecedores Bilstein HD ao redor e molas de sobrecarga na extremidade traseira compõem o pacote de suspensão completo, que foi então unido por um conjunto de rodas Fifteen52 de 17 polegadas e pneus todo-terreno Toyo Open Country de 235 mm por 65 mm. Delano gostou tanto do pacote de suspensão que estava dando um tempo na instalação no XC70 de sua esposa quando atendeu nossa ligação.

“A construção V-8 é especial, mas as pessoas podem pegar um P3, P2 comum ou um XC60 e podem levantar um pouco e colocar pneus maiores”, disse Delano. “Só queremos que as pessoas saibam que a IPD fez esse tamanho. Vai funcionar. Se alguém quiser ir além disso, tudo bem, mas só queremos dar a eles as informações certas para que possam sair, comprar e preparar suas coisas para explorar e se divertir um pouco mais.”

suv estacionado em uma trilha na floresta cercada por árvores altasDPI

“Mas há tolerâncias nos Volvos que você simplesmente não quer exceder”, disse Delano. “A Volvo não dá muito espaço nesses poços de roda e, você sabe, a bucha muda assim em marcha ré. Você não quer estar na floresta e colocar em marcha ré e ter toda a suspensão mudando para frente e ter aquela roda traseira batendo no balancim traseiro.”

Essa palavra de cautela é talvez a principal razão pela qual Delano e a equipe da IPD eram tão apaixonados não apenas por construir o V-8 XC70, mas também por testá-lo adequadamente. Usando-o como um equipamento familiar, Delano levou o V-8 XC70 até o Monte Hood, especificamente no topo da trilha Barlow Road. E esse tipo de aventura pode acontecer em breve com você ao volante, já que Delano planeja vendê-lo em um futuro próximo. Operando como a mula de construção de suspensão overland e troca de V-8 da IPD, ele diz que o XC70 está tão bom quanto novo e tem a distinção de ser um pioneiro em seu reino de entusiastas.

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