
Há uma razão pela qual os americanos parecem cada vez mais fascinados pelos veículos Kei japoneses: é incrível ver carros pequenos vencendo. Nas últimas duas décadas, os americanos desprezaram completamente qualquer coisa pequena, barata e simples, migrando para opções cada vez maiores e mais “premium”. É por isso que nossos três EVs mais vendidos são todos feitos pela Tesla, uma marca premium que afirma ser uma empresa de IA em primeiro lugar. Um deles começa em US$ 80.000. No Japão, as coisas são diferentes. O EV mais vendido é um carro urbano de US$ 15.000 da Nissan.
Segundo Mack Hogan, da InsideEVs, o Nissan Sakura é um veículo “Kei”, uma designação japonesa para veículos que atendem a regras rígidas de tamanho, potência e cilindrada do motor. Isso significa que sua potência é limitada — como todos os veículos Kei — a 63 cv, e o comprimento é limitado a 11 pés e 2 polegadas. Então o Sakura tem cerca de 11 pés de comprimento, 4,8 pés de largura e 5,4 pés de altura. Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.
Ele pesa pouco menos de 2.400 libras, com uma bateria de 20,0 kWh que permite que ele vá 111 milhas com uma carga. Observe que esse é um número WLTP, que tende a ser muito mais generoso do que o ciclo EPA usado nos EUA. Ele pode carregar de 10 a 80% em cerca de 20 minutos, então você pode repor o alcance rapidamente. Há até mesmo a funcionalidade de veículo para carga para alimentar eletrônicos externos.
O Sakura também é super ágil e super barato. Seu círculo de giro é de apenas 15 pés, e os preços começam em torno de US$ 15.000 nas taxas de câmbio atuais, com exemplos bem opcionais perto de US$ 20.000. Você pode obtê-lo em 15 esquemas de cores diferentes, com opções de dois tons que adicionam um pouco de coragem. Ele parece alegre e divertido, e os compradores japoneses não parecem menosprezar carros pequenos do jeito que os americanos fazem.
Isso fez do Sakura uma proposta vencedora. Nosso revisor gostou quando o dirigiu em 2023 , e um novo vídeo da AutoTrader UK parece concordar . O apresentador Rory Reid — anteriormente famoso pelo Top Gear — o chama de “encantador”. Não é de se admirar que a Nissan tenha vendido 37.140 deles no Japão no ano passado, de acordo com a Wards Auto , respondendo por quase metade de todas as vendas de EV no país. A empresa teve que parar de receber pedidos em um ponto porque a demanda era muito forte .

Reid argumenta que o Sakura poderia ganhar alguns corações e mentes no Reino Unido ou na Europa, mas essa conversa é puramente teórica. A Nissan só vende o Sakura no Japão e não tem planos de expandi-lo por enquanto. Não é nenhuma surpresa que ele não venha para os EUA. Carros Kei minúsculos de 63 cv não são ótimos para a infraestrutura pesada de rodovias dos EUA, e carros com menos de 100 milhas de alcance EPA geralmente se saem mal aqui. Além disso, até mesmo os carros urbanos mais adequados para rodovias americanas — incluindo o Honda Fit, Mitsubishi Mirage e Ford Fiesta — foram todos mortos aqui.
Não merecemos o Sakura. Mas a Europa merece. Reid está certo de que há uma oportunidade real para a Nissan conquistar alguns compradores lá. É improvável que seja o tipo de sucesso estrondoso que é no Japão, mas a Europa tem um apetite notável por carros urbanos, e a Nissan tem uma escassez notável de produtos empolgantes. Finalmente tem um vencedor em suas mãos, agora só precisa dobrar a aposta.