Frustrado com sua primeira temporada sem vitórias desde 2021, Marcus Ericsson se voltou para dentro para voltar onde quer estar na NTT IndyCar Series.
Segundo Marshall Pruet, para a revista Racer, o sueco foi um piloto de ponta na Chip Ganassi Racing, conquistando duas vitórias em seu primeiro ano com a equipe, somando mais duas vitórias em 2022, incluindo a Indianápolis 500, e mais uma em 2023 antes de assinar com a Andretti Global. Essas três corridas consecutivas para o sexto lugar no campeonato com a Ganassi não foram transferidas na mudança para se juntar a Colton Herta e Kyle Kirkwood na Andretti.
Se um de seus pilotos tivesse infortúnio em uma corrida, geralmente era Ericsson no Honda nº 28, e apesar de ganhar um pódio em Detroit e outros três resultados entre os cinco primeiros, não havia muito o que mostrar em 2024, já que ele ficou em um distante 15º lugar na classificação. Impulsionado por tudo que não correspondeu às expectativas, o veterano de seis anos da IndyCar está se esforçando para atingir novos patamares durante a offseason para voltar aonde quer estar quando a nova temporada começar.
“Quando temos a mais longa offseason na história das offseasons, eu poderia muito bem fazer algo com isso”, disse Ericsson à RACER. “Os carros, eles não ficam mais fáceis de dirigir com o híbrido, e o peso do carro aumentando, é definitivamente um punhado ali. Eu adicionei 10 libras de músculo, então é bem significativo para mim. Comecei isso durante a temporada, mas tenho trabalhado muito duro desde o final da temporada.
“De um ano atrás, engordei 10 libras, basicamente. Tenho essa mentalidade de que não acredito muito em azar. Acredito em se preparar para ter sucesso. E para mim, isso é trabalhar duro e trabalhar duro em todas as áreas diferentes. Essa é uma maneira de se esforçar, e acho que anda de mãos dadas com o lado metal também, e ser disciplinado. Estou junto com meu treinador mental, apenas tentando elaborar um plano para melhorar a cada dia, a cada semana e garantir que quando eu chegar a St. Pete, esteja pronto para chutar algumas bundas.”
Ericsson está usando a temporada esquecível com Andretti — e a mudança para o segundo ano de seu contrato de dois anos — como motivação para impulsionar sua preparação para a offseason.
“Tem muito a ver com isso”, ele disse. “Às vezes você precisa ser derrotado um pouco para atingir novos patamares. E este ano foi um pouco assim. Obviamente não foi do jeito que eu queria ou do jeito que deveria ter sido, em termos de resultados. Mas é sobre como você responde a isso que faz de você quem somos como piloto e como pessoa, realmente. Não que eu não tenha trabalhado duro antes, mas está me dando aquele empurrão extra para realmente mostrar para mim mesmo principalmente, mas para todos os outros também, que posso ter um bom desempenho e vencer corridas.
“E este ano, não ganhei uma corrida pela primeira vez em alguns anos, e isso é uma droga. Estou puto com isso, e quero estar de volta à pista da vitória e lutar na frente. E isso não vai acontecer apenas sentado e pensando, ‘Oh, eu queria poder ser melhor no ano que vem.’ Vem do trabalho duro e trabalhando em todas as áreas para ser melhor, e é isso que estou tentando fazer. Então tem sido divertido. Quando você sente que é fisicamente forte, isso ajuda você a ser mais forte mentalmente também, e vice-versa. Estou animado com o que está por vir.”