Marcus Ericsson é tão educado e profissional quanto os pilotos da NTT INDYCAR SERIES, mas houve um momento após sua vitória no último domingo no Grande Prêmio Firestone de São Petersburgo, apresentado pela RP Funding, que mostrou um fogo queimando dentro dele.
Um repórter perguntou a Ericsson se ele precisava defender seu recorde na série, que agora inclui uma Indianápolis 500 com a vitória de Gainbridge e três vitórias adicionais em corridas. O piloto do No. 8 Huski Chocolate Chip Ganassi Racing Honda respondeu rapidamente.
“Sim”, disse ele.
Ericsson foi pressionado quando previu que a noção percebida estava desaparecendo.
“Você me diz”, disse ele.
O fato de todas as quatro vitórias de Ericsson terem ocorrido em corridas com bandeira vermelha provavelmente é apenas uma coincidência, disse o veterano de cinco temporadas da Fórmula 1.
“Parece que o que quer que eu faça, as pessoas estão pensando que talvez eu não mereça ou coisas assim”, disse ele. “Não sei, ganhei muitas corridas – quatro agora na INDYCAR – e estive no topo do campeonato nos últimos dois anos, então vou apenas manter isso.”
O fato é que o recorde da Ericsson na INDYCAR SERIES está começando a se acumular com alguns dos melhores pilotos atualmente no esporte. Apenas oito pilotos na corrida do último fim de semana venceram mais corridas do que Ericsson, e três deles – Alexander Rossi, Colton Herta e Graham Rahal – têm apenas mais alguns. Os outros cinco – Scott Dixon, Will Power, Helio Castroneves, Josef Newgarden e Simon Pagenaud – estão na série há mais de uma década cada. Ericsson está em uma corrida em sua quinta temporada, e esta começa sua quarta temporada com Chip Ganassi Racing, uma das melhores equipes do esporte.
Ericsson foi um dos seis pilotos no campo de São Petersburgo com uma vitória “500”, e ele pode estar preparado para mais vitórias na série se continuar se classificando como fez no fim de semana passado. Por mais difícil que seja de acreditar, o quarto lugar inicial de Ericsson foi apenas a quarta vez que ele alcançou a rodada final de um circuito de estrada ou qualificação de circuito de rua, conhecido como Firestone Fast Six, em 43 oportunidades na carreira.
No ano passado, Ericsson permaneceu na disputa pelo campeonato até o final da temporada, apesar de ter uma média geral de qualificação de 11,6, e sua média de séries de carreira é de 12,8. Seus dias de corrida tiveram uma média de duas posições a mais, prova de que foram bem executados, portanto, melhorar suas posições iniciais deve ajudar muito a colocá-lo em posição de vencer mais.
Faça isso e Ericsson terá que “defender” menos sua posição.
“O ritmo de uma volta tem sido um dos nossos pontos fracos nos últimos anos”, disse ele. “Acho que no dia da corrida fomos super fortes em todos os tipos de pista, mas muitas vezes nossa média de qualificação é um pouco baixa – ou alta – demais para que possamos realmente vencer corridas. Então, isso é algo em que nos concentramos muito nesta offseason.”
No fim de semana passado, a Ericsson se beneficiou do soluço na última reinicialização do motor de Pato O’Ward, mas, como observou o proprietário da equipe, Chip Ganassi, a Ericsson se colocou em posição de capitalizar. Nos primeiros três quartos da corrida de 100 voltas, Ericsson caiu dos cinco primeiros apenas para o box, e ficou entre os dois primeiros da volta 74 em diante.
“Você tem que se colocar em posição para aproveitar a sorte – eu digo isso o tempo todo – e foi isso que fizemos com Marcus”, disse Ganassi na transmissão da NBC. “Ele estava bem ali, pressionando e pressionando (O’Ward).”
Ganassi disse que notou um Ericsson ainda melhor desde maio passado.
“Desde que Marcus venceu em Indianápolis no ano passado, ele intensificou muito, ok?” disse Ganassi. “Ele está sempre fazendo perguntas, sempre trabalhando com seu engenheiro (Brad Goldberg), sempre trabalhando com sua equipe. Em termos de condicionamento físico, ele está sempre na academia.
“O cara intensificou e mostra. Isso transparece em sua performance.”
Ericsson não era um nome popular entre as escolhas do título da pré-temporada – essa honra foi para nomes como Dixon, Newgarden, Alex Palou e Scott McLaughlin – mas ele não deveria ser descartado. Ele terminou em sexto nas últimas duas temporadas e já venceu uma corrida nesta temporada. Há mais duas pistas pela frente onde ele venceu uma corrida – Indianapolis Motor Speedway e o circuito de rua em Nashville – e ninguém correu no novo traçado do centro de Detroit, cidade onde Ericsson conquistou sua primeira vitória na série em 2021 em Belle Isle o circuito.
Ericsson está determinado a continuar sua ascensão neste esporte.
“Estou aqui para vencer”, disse ele. “Quero ganhar um campeonato. Quero ganhar mais ‘500.’ Esse é o nosso objetivo, e o que as outras pessoas dizem realmente não importa.
“Mas acho que provamos no ano passado e no retrasado que podemos estar na frente e correr, lutando por um campeonato. Nós só precisamos continuar fazendo isso, e o que as pessoas dizem, eu realmente não me importo muito.”
A ação da NTT INDYCAR SERIES recomeça com o PPG 375 no Texas Motor Speedway no domingo, 2 de abril.
Por Curt Cavin | Publicado: 10 de março de 2023