Por Curt Cavin
Que diferença uma semana faz. Agora, o forte resultado de domingo no Grande Prêmio Chevrolet Detroit apresentado por Lear pode ressuscitar o decepcionante início de temporada da NTT INDYCAR SERIES de Marcus Ericsson?
O motorista do Delaware Life Honda nº 28 certamente espera que sim. Uma semana depois de bater forte na curva 1 SAFER Barrier na primeira volta das 500 Milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge, o piloto veterano em sua primeira temporada com a Andretti Global deu um primeiro passo importante para retornar à relevância nesta série.
O segundo lugar de Ericsson no circuito de nove curvas e 1.645 milhas do centro da cidade não foi apenas sua melhor colocação da temporada, mas foi sua primeira chance de vencer uma corrida desde que perdeu o “500” de 2023 para Josef Newgarden na última volta. . Outra volta no evento Motor City poderia ter permitido à Ericsson a oportunidade de ultrapassar Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, para a vitória.
A última vitória da Ericsson na série foi no Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo pela RP Funding no início da temporada de 2023. Mas seu ânimo melhorou no domingo simplesmente por estar no grupo da frente quando mais importava. Ele conquistou apenas um quinto lugar nas primeiras cinco corridas deste ano, com uma média de 19,0.
“Foi muito grande”, disse Ericsson sobre o resultado. “Depois do mês de maio que tivemos, foi muito, muito difícil – difícil mentalmente. Sou novo nesta equipe e quero me mostrar como um piloto de ponta. É por isso que me contrataram.”
O mês de maio não poderia ter sido pior para o 28º grupo. Ericsson caiu na Curva 4 durante os treinos, atingindo a barreira SAFER externa antes de deslizar para a parede interna e o atenuador que separa a estrada dos boxes da reta dianteira. A equipe optou por voltar à ação com um carro reserva e Ericsson mal encontrou velocidade suficiente para conquistar uma das 33 posições iniciais.
Segundos após o início da corrida, o estreante Tom Blomqvist girou sua máquina Meyer Shank Racing na Curva 1, não deixando a Ericsson oportunidade de tomar as medidas evasivas necessárias. O impacto de Ericsson na parede exterior foi o primeiro, terminando o seu dia tão rapidamente como começou.
“Aquele mês de maio foi desgastante porque tivemos que trabalhar muito e ganhamos muito pouco (com isso)”, disse ele. “(Parecia) que envelheci provavelmente cinco anos naquele mês.”
Ericsson chegou a Detroit com uma equipe que decidiu renovar os esforços. Ele terminou as últimas três temporadas com a equipe de Chip Ganassi em sexto lugar na classificação, portanto, estar em 19º depois da Indy era um território novo e indesejado para o piloto sueco de 33 anos. Esse também não é o padrão da Andretti Global.
“Só tivemos que fazer uma redefinição”, disse Ericsson. “Tínhamos que acreditar no que estávamos fazendo.
“Você pode deitar e sentir pena de si mesmo, ou se levantar e trabalhar duro e se preparar e tentar cavar fundo e ir e entregar. Acho que foi isso que decidimos no grupo (nº 28). Íamos para Detroit, fazer um bom fim de semana, retomar a temporada. Sim, esse foi o papo.
“Tivemos muito trabalho nesta semana que antecedeu esta corrida. Estou feliz que valeu a pena.”
Como Ericsson descreveu na transmissão da NBC Sports, agora é “2024 2.0” para a equipe.
Até agora tudo bem. Ericsson qualificou-se em nono, evitou os problemas da luta de rua com oito precauções e 100 voltas, tomou a decisão certa ao evitar os pneus de chuva e fez seu último pit stop na volta 65. No último terço da corrida, ele nunca caiu entre os cinco primeiros, ultrapassando o companheiro de equipe Kyle Kirkwood e Marcus Armstrong, da Chip Ganassi Racing, pela posição nas últimas 13 voltas para seu primeiro pódio desde o “500” do ano passado.
“Acho que fomos fortes durante todo o fim de semana”, disse ele. “Os 28 (tripulantes) e toda a equipe (Andretti Global) nos deram carros muito, muito bons, então estou muito grato por isso.
“O carro Delaware Life estava muito forte hoje. Tínhamos muito ritmo. Mais uma volta e poderíamos ter conseguido a vitória.”
Ericsson ganhou cinco posições na classificação, subindo para o 14º lugar. Ele está a apenas 20 pontos de ser o 10º. Ele não está onde queria, mas domingo foi um começo para chegar lá.