
Kyle Busch foi o destaque nas três primeiras semanas da temporada da NASCAR.
Nas três séries nacionais, houve oito corridas disputadas e sete vencedores diferentes. A idade média dos vencedores foi de 26,5 anos. O mais novo foi Connor Zilisch, aos 18 anos, na corrida da Xfinity Series no Circuit of the Americas. O segundo mais novo foi Jesse Love, aos 20 anos, na corrida da Xfinity Series no Daytona International Speedway.
Segundo Kelly Crandall, da revista Racer, Corey Heim, que venceu em Daytona na Craftsman Truck Series, tem 22 anos. William Byron, que venceu a Daytona 500, tem 27 anos. Christopher Bell, que venceu as duas últimas corridas da Cup Series, tem 30 anos. E Austin Hill, que venceu em Atlanta na Xfinity Series, também tem 30 anos.
E então tem Busch. Busch é um dos pilotos mais velhos do esporte, e certamente da Cup Series, aos 39 anos. Ele celebrará seu 40º aniversário em maio. Busch venceu a corrida da Craftsman Truck Series em Atlanta.
No domingo, Busch tentou o máximo para segurar a próxima geração da NASCAR mais uma vez nas voltas finais do Circuit of the Americas. Mas Bell, Byron, Tyler Reddick (que tem 29 anos) e Chase Elliott (também com 29 anos) caçaram e se livraram do bicampeão da série.
Bell, Byron e Reddick estão entre o futuro da Cup Series. Todos os três fizeram pelo menos uma aparição no Championship 4 e, nas últimas temporadas, se estabeleceram como pilotos que podem vencer várias corridas em uma temporada. Elliott já é um ex-campeão da série.
Zilisch, enquanto isso, está chegando rápido. Aos 18, ele venceu duas corridas da Xfinity Series e fez sua estreia na Cup Series no Circuit of the Americas. Já há conversas sobre Zilisch estar pronto para a competição em tempo integral da Cup Series, e a Trackhouse Racing o fechou em um acordo de desenvolvimento de vários anos. Uma boa temporada dirigindo pela JR Motorsports na Xfinity Series levará essas conversas a continuarem conforme a temporada de 2026 se aproxima.
E para não ser esquecido, Carson Kvapil fez parte de uma divertida batalha da Xfinity Series com Zilisch na COTA. Kvapil, o filho de 21 anos do ex-campeão da Craftsman Truck Series Travis Kvapil, também está tendo sua primeira chance na competição de tempo integral da NASCAR este ano com a JR Motorsports.
As estrelas em ascensão da NASCAR dominaram a maioria das manchetes nas três séries nacionais até agora nesta temporada, mas Busch marcou um para a velha guarda com seu caminhão em Atlanta. Chris Graythen/Getty Images
Na chegada em Atlanta, foi Bell prevalecendo sobre Carson Hocevar. Hocevar, 22, tem talento bruto e pode fazer seu carro de corrida andar rápido. A Spire Motorsports está muito feliz com seu jovem piloto e seu futuro, e não há razão para acreditar que ele não terá uma carreira longa e frutífera – embora alguns de seus colegas competidores digam que seu talento bruto precisa ser aproveitado.
E continua.
Heim está indo para as largadas da Cup Series nesta temporada e, como Zilisch, mereceria um carro da Cup Series em tempo integral mais cedo ou mais tarde. No entanto, Denny Hamlin, que assinou com Heim um acordo de desenvolvimento com a 23XI Racing, indicou que Heim fará corridas selecionadas da Cup Series novamente em 2026.
Enquanto isso, espere que Heim continue a correr duro pela Truck Series. Ele será um dos concorrentes ao campeonato novamente.
Hill também está a caminho de uma corrida na Cup Series. A questão é: quando? A Richard Childress Racing está fazendo valer seu dinheiro com Hill na Xfinity Series, já que ele venceu 11 corridas lá desde 2022. Alguém poderia pensar que Hill tem que saber que há um plano para seu futuro com Childress se eles conseguiram contê-lo na Xfinity Series por tanto tempo. Mas o tempo dirá se 2026 é o ano em que esse movimento acontece, e não se engane, Hill quer ser um piloto da Cup Series.
Seria fácil continuar selecionando e analisando pilotos individuais. Mas é preciso apenas olhar para aqueles que estiveram envolvidos nas chegadas – e os vencedores – para ter a prova de que a próxima geração da NASCAR chegou bem e verdadeiramente, e está assumindo o controle. Busch costumava ser um desses pilotos.
A vitória de Busch teria sido igualmente notável e, ouso dizer, popular. Há algumas camadas nisso: Busch trabalhando para quebrar uma seca sem vitórias, somando-se ao fato de já ser um dos pilotos mais talentosos do esporte e continuando a se tornar querido pelos fãs na segunda parte de sua carreira.
A juventude – ou o presente e o futuro da NASCAR – prevaleceu no domingo. A boa notícia é que Busch está longe de terminar. À medida que alguns dos melhores talentos continuam a se desenvolver e ter sucesso, haverá momentos em que Busch e seus colegas veteranos marcarão um gol para a geração mais velha. É um bom lugar para o esporte se encontrar com muitas corridas pela frente na temporada.