
Famoso empresário do grupo musical Pink Floyd, Steve O’Rourke também era um apaixonado piloto cavalheiro. Ele correu pela primeira vez em Le Mans em 1979 e depois formou sua própria equipe de corrida, a Emka Racing em 1981. Assim como seu negócio diário, recebeu o nome de suas duas primeiras filhas, Emma e Kate.
Tendo corrido com um BMW Grupo 5 em 1981 e depois com um carro Williams Grand Prix em 1982, O’Rourke embarcou em seu projeto mais ambicioso até então; construir um carro Grupo C para a temporada de 1983. Tendo garantido o apoio da Aston Martin como fornecedora de motores, a Emka Racing contratou o experiente engenheiro Len Bailey, famoso pelo Ford GT40, para projetar uma máquina sob medida que cumprisse os regulamentos do Grupo C recentemente introduzidos.
Foi montada nas instalações da empresa parceira Michael Cane Racing em torno de um monocoque de alumínio que foi construído pelo renomado construtor de chassis Maurice (Mo) Gomm. A fabricação da carroceria de fibra de vidro foi terceirizada para outro especialista, a Protoco. Bailey construiu uma máquina simples com suspensão interna acionada por balancim em todos os quatro cantos. Isso liberou espaço para os túneis de efeito solo que foram colocados em ambos os lados do motor.

O motor Aston Martin ajustado por Tickford foi baseado no V8 quad-cam de produção. A unidade naturalmente aspirada produzia cerca de 600 bhp. Ele foi acoplado a uma caixa de câmbio Hewland de cinco marchas e serviu como um membro totalmente estressado do chassi.
O Emka Group C care apresentava um cockpit com cabine avançada e ostentava um ponto muito típico no nariz para dividir o fluxo de ar nos dois túneis. Apelidado de Emka 83C/1, o novo carro do Grupo C fez sua estreia na Silverstone 1000 km de 1983. Inscrito pelo próprio O’Rourke, Jeff Allam e Tiff Needell, ele não conseguiu chegar ao final devido a uma falha no rolamento da roda na última volta. A próxima saída foi em Le Mans, onde Nick Faure assumiu o lugar de Allam ao volante.

Lançado contra uma frota de Porsche 956s, o Emka se classificou em 25º e terminou em 17º no geral, tornando-se o carro mais bem colocado. Crucialmente, ele derrotou o Nimrod Aston Martin com motor semelhante. Para a temporada de 1984, uma redução de 15% na cota de combustível foi anunciada. Isso teria um efeito particularmente prejudicial no Emka e seu sedento Aston Martin V8. A equipe também foi afetada pela falta de patrocinadores, então optou por ficar de fora da temporada.
Os regulamentos foram revertidos no ano seguinte, e o Emka estava de volta. Um novo carro foi construído na Michael Cane Racing, usando alguns componentes da máquina de 1983.
Agora conhecido como 84C/1, ele ostentava suspensão traseira revisada e carroceria redesenhada, que não usava mais aerodinâmica de efeito solo.

Motor | |
Configuração | Aston Martin/Tickford 90º V8 |
Localização | No meio, montado longitudinalmente |
Construção | bloco e cabeçote de alumínio |
Deslocamento | 5.340 cc / 325,9 pol. |
Furo / Curso | 100,0 mm (3,9 pol.) / 85,0 mm (3,3 pol.) |
Compressão | 11.0:1 |
Trem de válvula | 2 válvulas / cilindro, DOHC |
Alimentação de combustível | Injeção de combustível |
Lubrificação | Cárter seco |
Alimentação | Aspirado naturalmente |
Potencia | 600 cv/448 kW |
BHP/Litro | 112 cv/litro |
Transmissão | |
Chassis | monocoque de favo de mel de alumínio |
Suspensão (fr/r) | braços oscilantes inferiores, balancins superiores, molas helicoidais internas sobre amortecedores, barra estabilizadora |
Direção | cremalheira e pinhão |
Freios (fr/r) | discos ventilados |
Câmbio | Tentei manual de 5 velocidades |
Tração | Tração traseira |
Dimensões | |
Peso | 890 quilos / 1.962 libras |
Comprimento / Largura / Altura | 4.800 mm (189 pol.) / 1.943 mm (76,5 pol.) / 1.003 mm (39,5 pol.) |
Distância entre eixos / Trilha (fr/r) | 2.565 mm (101 pol.) / 1.560 mm (61,4 pol.) / 1.460 mm (57,5 pol.) |
Tanque de combustível | 100 litros (26,4 galões EUA / 22 galões imperiais) |
Números de desempenho | |
Potência | 0,67 cv/kg |