A chegada da segunda metade da temporada do Império Endurance Brasil fez brilhar a estrela de Vicente Orige e Sarin Carlesso. Neste fim de semana, na disputa da sexta e antepenúltima etapa do campeonato, a dupla do AJR #444, que saiu pela quinta vez consecutiva na pole position, conquistou sua segunda vitória seguida no ano. A prova foi disputada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo (SP), onde o duo da equipe JLM Racing repetiu o feito da corrida anterior, em Goiânia (GO).
A prova no circuito paulistano foi marcada por um aproveitamento de 100% de todos os que largaram na pole position: pela GT3, Guilherme Figueiroa e Júlio Campos conquistaram sua segunda vitória no ano, a primeira com a companhia de Lineu Pires. Na GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister venceram pela sexta vez em seis corridas, a primeira com a companhia de Giuliano Bertuccelli. Já no Troféu Legends, o trio Emílio Padron, Henrique Assunção e Fernando Ohashi encerrou os trabalhos no lugar mais alto do pódio.
ALTERNÂNCIAS NA PONTA ENTRE OS PROTÓTIPOS
A segunda vitória seguida Orige/Carlesso não veio de forma dominante. As diferenças de estratégia fizeram com que outros carros, como os Sigma de Padron/Assunção/Ohashi e de Sérgio Jimenez, Christian Rocha e Marcelo Vianna, liderassem boa parte da disputa, assim como a Ligier JS P320 de Renan Guerra, Werner Neugebauer e Marco Pisani.
Na reta final, porém, o duo do carro campeão em 2022 assumiu a ponta, sob a escolta de Xandinho Negrão e Marcos Gomes, que se mantiveram na liderança do campeonato. “É a realização de um trabalho bem feito”, resumiu Carlesso. “A gente vinha batendo na trave até ganhamos em Goiânia. A equipe está de parabéns, sem eles não chegaríamos a lugar algum”, completou.
Entre os Legends, o trio Padron/Assunção/Ohashi, que havia largada na quinta posição na classificação geral, chegou no terceiro posto, na melhor prova de 2024 para a tripulação. “Somos todos ‘sessentões’ e estamos aqui. Somos os velhoses e furiosos”, brincou Assunção.
GTs: PROVA MARCADA POR EQUILÍBRIO E DOMINÂNCIA
Na disputa dos carros de grã turismo, cenários distintos em Interlagos: a prova na GT3 foi equilibrada até terminar com a segunda vitória no ano de Guilherme Figueiroa e Júlio Campos. Na primeira ocasião, em junho, no Autódromo Velocitta, em Mogi Guaçu (SP), o triunfo veio em parceria com Werner Neugebauer. Já em Interlagos, Campos e Figueiroa venceram em seu Mercedes AMG GT3 junto de Lineu Pires. “Foi muito legal. Tivemos alguns problemas na última etapa, mas aqui estávamos rápidos o fim de semana todo”, destacou Campos. “Não temos muitas chances no campeonato, mas estamos mostrando nossa velocidade, o que é muito positivo”, emendou.
Pela GT4, Jacques Quartiero e Alan Hellmeister atingiram uma incrível sexta vitória em seis etapas no ano. Pela primeira vez, a dupla do Porsche 718 Cayman GT4 teve mais um companheiro, Giuliano Bertuccelli, que comemorou sua primeira vitória na categoria. “Parece que foi fácil, mas não é assim. Temos uma equipe de pit stops muito boa, com uma excelente estratégia, além do Alan ‘Hellmonstro’, que ajuda muito”, frisou Quartiero, elogiando o companheiro de equipe.
CAMPEONATO CHEGA À RETA FINAL
Depois de Interlagos, o Endurance Brasil terá apenas mais duas etapas em 2024: a primeira delas será no próximo dia 19 de outubro, no Velocitta. Já a oitava e derradeira prova acontece no dia 30 de novembro, em Goiânia.
O Império Endurance Brasil leva a promoção e organização da Associação de Pilotos de Endurance (APE). Os patrocinadores oficiais em 2024 são Cerveja Império, Stuttgart Porsche, Pirelli e Eurobike.
Confira os resultados da etapa de Interlagos:
P1/Geral:
- Vicente Orige/Sarin Carlesso (AJR/JLM) – 133 voltas em 4h05min50s
- Xandinho Negrão/Marcos Gomes (Ligier/A. Mattheis) – a 20s546
- Emílio Padron/Henrique Assunção/Fernando Ohashi (Sigma/FTR) – a 29s927*
- Sérgio Jimenez/Marcelo Vianna/Christian Rocha (Sigma/Sigma Kraucher) – a 33s312
- Marco Pisani/Werner Neugebauer/Renan Guerra (Ligier/KTF) – a 1 volta
- Lucas Foresti/Victor Foresti/Adriano Buzaid (Ligier/Foresti) – a 1 volta
GT3:
- Guilherme Figueiroa/Lineu Pires/Júlio Campos (Mercedes AMG GT3/RC) – 130 voltas
- Marcel Visconde/Ricardo Maurício/Marçal Müller (Porsche 911 GT3 R/Stuttgart) – 130 voltas
- Ricardo Baptista/Rafael Suzuki (Mercedes AMG GT3/RC) – 130 voltas
GT4:
- Jacques Quartiero/Giuliano Bertuccelli/Alan Hellmeister (Porsche 718 Cayman GT4/Stuttgart) – 121 voltas
- Fernando Gorayeb/Adriano Buzaid (Audi RS3 TCR/Eurobike-MC Tubarão) – 118 voltas
- Marcel Servidone/Andrew Maciel (Audi A3/Mamba Negra) – 109 voltas
Texto: Geferson Kern