
Chase Elliott e Chris Buescher garantiram a primeira fila do Cook Out Clash no Bowman Gray Stadium após liderarem de ponta a ponta em suas respectivas eliminatórias.
Como nos informa Kelly Crandall, da revista Racer, as quatro corridas de aquecimento determinaram os primeiros 20 pilotos bloqueados no evento principal de domingo. Todos os outros lutarão por duas vagas restantes na corrida Last Chance Qualifying. A 23ª e última vaga irá para o piloto mais bem colocado da classificação do campeonato de 2024 que ainda não estava bloqueado no Clash.
Elliott e Buescher venceram as duas primeiras corridas de aquecimento. Ambos começaram na pole em suas respectivas 25 voltas. Os cinco primeiros colocados em cada corrida de aquecimento avançaram para o Clash.
A primeira bateria foi a mais agressiva, com três advertências após os pilotos utilizarem seus para-choques. Elliott enfrentou poucos desafios durante todo o percurso.
Austin Dillon foi o primeiro a receber advertência após bater no avental e rodar sozinho na terceira volta da curva 2.
A segunda advertência na sexta volta veio quando o empurrão e a confusão no pelotão chegaram ao ápice quando Kyle Busch empurrou Justin Haley, que foi para o ar enquanto atropelava o painel traseiro esquerdo de Noah Gragson. Gragson girou, trazendo a bandeira amarela.
Quando a corrida reiniciou, rapidamente foi para cautela novamente, dessa vez para Josh Berry rodando na Curva 3. Ao mesmo tempo, Haley girou Busch. Sob cautela, Busch pressionou Haley por várias voltas antes de receber um “aviso final” da NASCAR para sair do para-choque de Haley.
Os cinco primeiros colocados que avançaram foram Elliott, Brad Keselowski, Gragson, Busch e Ross Chastain.
“Vai ser difícil vencer [domingo à noite] da terceira ou quarta fila”, disse Elliott sobre a posição na pista em Bowman Gray. “Acho que as primeiras filas certamente têm uma vantagem enorme sobre o resto do grid. Obviamente, tudo pode acontecer. Estou fazendo isso… tempo suficiente para saber que tudo pode acontecer. Estou bem ciente disso, mas acho que em uma circunstância normal de pessoas não colidindo totalmente umas com as outras ou algo assim, sim, eu certamente gostaria de estar nas primeiras filas, e felizmente estamos.”
As segunda e terceira corridas de calor foram muito mais calmas e sem cautela. Buescher liderou Chase Briscoe, Shane van Gisbergen, Bubba Wallace e Daniel Suarez até o final.
Buescher faz o Clash pela primeira vez sob o formato atual. Nos três anos em que a NASCAR visitou Los Angeles para a corrida de exibição, ele nunca avançou para o evento principal.
“Aprendemos muitas coisas sobre o que não fazer lá, e não fomos bons em nenhuma das vezes que fomos”, disse Buescher. “Nós constantemente encontramos algumas coisas que eram um pouco melhores, mas que, no final das contas, precisavam de uma grande reformulação. Eu diria que [Ryan] Preece tem sido um grande impulsionador para nós em algumas dessas pistas curtas e planas. Algumas das coisas que ele fez ao longo dos anos que funcionaram bem — no ano passado eles se destacaram nesse estilo de corrida — [são] realmente benéficas para o RFK como um todo.”
Na terceira bateria, Denny Hamlin liderou Joey Logano, William Byron, Carson Hocevar e Alex Bowman na linha de chegada para avançar para o Clash. Hamlin liderou todas as voltas.
Tyler Reddick largou na pole e liderou todas as voltas na quarta bateria, com duas bandeiras amarelas.
O primeiro ocorreu na sexta volta, quando AJ Allmendinger jogou Cole Custer contra o muro na curva 4. Custer bateu no muro e na traseira direita de Allmendinger, o que fez Allmendinger rodar.
A volta sete viu outro amarelo imediato. Ryan Preece correu para trás de John Hunter Nemechek na Curva 3, aparentemente em retaliação depois que Nemechek usou seu para-choque para tirar Preece do caminho na Curva 2. No entanto, o contato fez Nemechek girar, e ele atingiu o muro externo.
Avançando na corrida final estavam Reddick, Christopher Bell, Preece, Austin Cindric e Todd Gilliland.