Ekström e Audi encerram associação de longa data

por Racer

Por Dominik Wilde

Mattias Ekström e a Audi se separaram após 23 anos, encerrando um dos relacionamentos mais longos entre piloto e fabricante do automobilismo. O sueco anunciou a notícia em um vídeo emocionante no Instagram hoje mais cedo, enquanto a Audi Sport realizou um evento especial de despedida em sua fábrica em Ingolstadt.

Ekström (foto à esquerda, acima, após vencer as 24 Horas de Spa de 2011 com a Audi) tornou-se piloto de fábrica da Audi em 2001, dois anos após vencer o Campeonato Sueco de Carros de Turismo em um Audi A4 Quattro de entrada privada. Ele ganhou dois títulos de DTM e o campeonato mundial de Rallycross de 2016 com a marca.

“Dirigir pela Audi Sport foi como um sonho de infância se tornando realidade”, disse Ekström. “Olhar para trás, mais de duas décadas com as quatro argolas, traz muitas memórias. Tive a chance de realizar meus sonhos quando criança, como correr no DTM, vencer corridas e títulos e desenvolver carros de corrida.

“Ganhar o título DTM em 2004 é algo que guardarei para sempre. Mas foi mais do que apenas automobilismo. Tive a chance de conhecer muitas pessoas interessantes e talentosas e participei de muitos eventos excelentes.

“Estar envolvido com a mesma empresa por tanto tempo é bem raro no automobilismo, e sou muito grato por esse período da minha vida. Só posso agradecer a todos na Audi.”

Em um período de quase duas décadas no DTM, Ekström fez 217 largadas, vencendo 25 vezes e conquistando 83 pódios, 20 poles e 17 voltas mais rápidas. Seu primeiro sucesso no campeonato veio em 2004, com seu segundo em 2007. Mas enquanto os sucessos de Ekström no DTM serão as memórias de destaque para muitos de seu tempo com a Audi, a parceria também permitiu que ele mostrasse sua versatilidade.

Ekström lidera o caminho para a Audi durante o Campeonato Mundial de Rallycross FIA RX de 2016. Colin McMaster/EKS/McKlein

Ele deixou o DTM após uma aparição única na abertura da temporada de 2017 para se concentrar no World RX, que ele venceu em 2016, encerrando o domínio de Petter Solberg na série de três anos. Além disso, ele terminou em segundo lugar mais três vezes, em 2017 e 2018, e 2020, quando retornou após um ano fora da categoria.

Ekström também ajudou a divisão de corrida de clientes da Audi a obter sua primeira vitória geral em uma corrida de 24 horas com o R8 GT3 nas 24 Horas de Spa de 2011, ao lado de Timo Scheider e Greg Franchi. Ele também faz parte da escalação do Rally Dakar da Audi nos últimos três anos, vencendo quatro etapas do famoso rally raid naquele período, além de passar um dia inteiro na liderança da edição de 2024 do evento.

E em 2021, ele representou a marca irmã do Grupo Volkswagen, Cupra, na Extreme E e na ETCR, conquistando o primeiro pódio para a marca na série off-road e a coroa geral do campeonato na curta série de carros elétricos de turismo.

Ekström tem estado no centro de uma série de esforços off-road da Audi, incluindo seu programa de fábrica Dakar RS Q e-tron. Julien Delfosse/DPPI

“Devemos muito a Mattias e, em troca, o ajudamos a alcançar os maiores sucessos de sua carreira”, disse o diretor administrativo da Audi Sport, Rolf Michl. “Até hoje, estou impressionado não apenas com seu desempenho contínuo, mas também com seu excelente espírito de equipe.

“Mattias nunca se concentrou somente em corridas. Ele sempre ajudou a impulsionar projetos, apoiar nossos desenvolvedores e promover as equipes com as quais trabalhou.

“Com essas qualidades e sua série de sucessos, ele é um grande modelo para muitos talentos internacionais no automobilismo. Desejamos a ele tudo de melhor em sua carreira futura.”

As notícias sobre os próximos passos de Ekström devem ser tornadas públicas em breve. Ele continua fazendo parte da escalação Extreme E da McLaren, embora essa série permaneça em um hiato indefinido após o cancelamento dos três eventos finais da temporada de 2024.

Fonte: Racer.com

You may also like