Por Jonathan Noble
A FIA perdeu dois de seus principais nomes: o diretor de comunicações Luke Skipper e o secretário-geral de mobilidade Jacob Bangsgaard renunciaram.
Dizem que ambos deixaram a organização para buscar outros interesses, mas suas saídas acontecem em um momento em que o estilo de liderança do presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, voltou a ser o centro das atenções.
Ben Sulayem gerou polêmica antes do Grande Prêmio de Cingapura ao pedir que os pilotos xingassem menos , com uma sanção subsequente aplicada a Max Verstappen por xingar em uma entrevista coletiva, o que gerou protestos do holandês .
Agora, Ben Sulayem também mirou na mídia britânica , após sugerir que foi “condenado” por uma cobertura não especificada.
Não houve nenhuma informação oficial sobre os motivos das saídas de Skipper e Bangsgaard, embora ambos fossem figuras importantes dentro da FIA.
Skipper ingressou em 2022 como o primeiro diretor de comunicações e relações públicas da FIA.
Ele tinha uma vasta experiência no ramo, tendo sido anteriormente diretor de relações públicas da empresa de comunicação Weber Shandwick, enquanto trabalhava com uma série de clientes internacionais. Ele também foi chefe de gabinete do Partido Nacional Escocês no Parlamento do Reino Unido.
Bangsgaard foi nomeado Secretário Geral de Mobilidade Automotiva e Turismo da FIA em 2023, tendo se tornado uma figura influente na mobilidade por ser o fundador e CEO da European Policy Research desde 1997.
Antes de sua função mais recente, ele foi Diretor Geral da FIA Região I e também trabalhou para a Fundação FIA em Londres como diretor de relações internacionais.
A saída de Skipper e Bangsgaard ocorre na sequência de uma série de grandes saídas da FIA ao longo dos últimos 12 meses.
No inverno passado, foi anunciado que o diretor esportivo Steve Nielsen e o diretor técnico de monopostos Tim Goss haviam renunciado aos seus cargos.
Nielsen retornou a um cargo na FOM, enquanto Goss deve começar a trabalhar em breve na equipe RB F1 como seu novo diretor técnico.
Suas saídas ocorreram logo após Deborah Mayer deixar o cargo de chefe da Comissão de Mulheres no Automobilismo da FIA.
Em fevereiro, descobriu-se que o diretor de governança e regulamentação Pierre Ketterer e o chefe de assuntos jurídicos comerciais Edward Floydd, ambos envolvidos nas negociações do Acordo de Concórdia em nome da FIA, haviam saído .
Em maio, foi anunciado que a primeira CEO da FIA, Natalie Robyn, também estava deixando o órgão regulador para buscar oportunidades em outros lugares.
Ela foi nomeada por Ben Sulayem em novembro de 2022 como parte de um grande esforço para reformar a estrutura de gestão da organização.