Por Kelly Crandall
A 23XI Racing e a Front Row Motorsports entraram com uma liminar para correr como equipes licenciadas da NASCAR Cup Series em 2025, enquanto o processo legal continua com o caso antitruste movido contra a NASCAR.
“As equipes 23XI e Front Row Motorsports estão totalmente comprometidas em competir na Cup Series do ano que vem”, disse uma declaração conjunta. “O processo de hoje é o próximo passo para avançar nosso caso contra a NASCAR e suas práticas monopolistas, ao mesmo tempo em que protegemos nossos pilotos, equipes de corrida e patrocinadores ao estabelecer nosso direito legal de correr em 2025.”
As equipes da Cup Series que têm licenças recebem significativamente mais dinheiro do que as equipes da Open. A 23XI Racing e a Front Row Motorsports também estão em processo de expansão de suas operações para três carros na próxima temporada.
O caso antitruste, que acusa a NASCAR de monopolização ilegal, foi aberto em 2 de outubro na Carolina do Norte. A 23XI Racing e a Front Row Motorsports foram as únicas duas organizações que não assinaram o Contrato de Fretamento de 2025.
Além da liminar, as equipes também entraram com uma moção para descoberta acelerada para receber acesso imediato a documentos e arquivos do CEO da NASCAR, Jim France, Lesa France Kennedy, Ben Kennedy, Steve O’Donnell, Steve Phelps e Scott Prime. As informações que as equipes estão buscando são documentos que discutem a disposição de liberação obrigatória no acordo de fretamento de 2025; documentos que discutem a decisão da NASCAR de encerrar as negociações com o Comitê de Negociação de Equipes e negociar apenas com equipes de corrida individuais para o acordo de fretamento de 2025; e documentos que discutem a decisão da NASCAR de apresentar às equipes uma proposta final do tipo “pegue ou deixe” para o acordo de fretamento de 2025.
A moção também incluía a busca de documentos e arquivos relacionados aos contratos exclusivos da NASCAR com pistas de corrida, suas aquisições da ARCA Menards Series e a disposição no acordo de fretamento que restringe equipes de competir em eventos não sancionados pela NASCAR, bem como equipes que não podem usar peças e componentes Next Gen em eventos não sancionados pela NASCAR.
“O controle dominante da NASCAR sobre as corridas não se deve à sua habilidade superior ou perspicácia empresarial, mas sim ao seu histórico de atos excludentes e acordos restritivos que sufocaram a competição por meio de seu poder de monopólio”, disse Jeffrey Kessler da Winston & Strawn, o principal advogado da 23XI Racing e da Front Row Motorsports. “Acreditamos que nossos pedidos de descoberta acelerada da NASCAR e da família France lançarão luz sobre suas práticas anticompetitivas e apoiarão uma decisão de liminar preliminar de que a 23XI e a Front Row Motorsports têm um direito legalmente protegido de correr no ano que vem enquanto nosso caso antitruste prossegue no Tribunal.”
A NASCAR não comentou o processo.
Fonte: Racer.com