A Donut Lab, uma subsidiária da Verge Motorcycles, sediada na Finlândia, afirma ter um motor com a maior densidade de potência de qualquer unidade desse tipo no mundo.
Na CES 2025, a Donut Lab anunciou que havia alcançado esse feito com motores em formato de donut projetados para serem integrados às rodas e pneus de um veículo. Isso adiciona massa não suspensa, o que pode dificultar o ajuste para passeio e manuseio, mas a Donut alega que isso é minimizado pelo peso leve de seus motores.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car reports, a empresa planeja oferecer uma família de cinco motores para diferentes designs , incluindo uma versão automotiva de 21 polegadas de diâmetro que produz 844 hp e 3.171 lb-ft. No entanto, ele também pesa 88 libras — ainda muita massa não suspensa. Para o mesmo peso, a Donut Lab também tem um motor de 21 polegadas projetado para caminhões semi que produz 268 hp e 2.212 lb-ft.
Motores elétricos Donut Lab
Descendo em tamanho, um motor de motocicleta de 17 polegadas que pesa 46 libras produz alegados 201 hp e 885 lb-ft. Há também um motor de scooter de 12 polegadas e 17 libras avaliado em 20 hp e 221 lb-ft. O Donut Lab tem até um motor de 4,7 polegadas projetado para drones que gera 4 hp e 14 lb-ft.
Ao extrair mais potência de um pacote menor, a Donut Lab acredita que pode reduzir o custo de fabricação de veículos elétricos usando menos material. Para tornar isso mais fácil, ela está oferecendo esses motores como parte de uma plataforma completa, incluindo baterias, unidades de controle e software — embora não tenha confirmado como esses motores se posicionam em relação à eficiência.
Motores nas rodas não são novidade. A Porsche recentemente nos lembrou que vem trabalhando neles há muito tempo — mais de um século, na verdade. Até a Ferrari considerou um tipo de motor nas rodas.
Motores elétricos Donut Lab
Mas as tentativas de comercializar motores nas rodas foram mistas. Eles são usados atualmente em pelo menos um sedã do mercado chinês, mas as startups Lightyear e Lordstown Motors estagnaram antes de colocá-los em veículos de produção do mercado dos EUA. Isso deixa a Aptera, que inicialmente viu os motores nas rodas como uma jogada de eficiência para seu triciclo elétrico .
Quando se trata de motores convencionais, a Lucid tem o mais leve em um EV de produção, com cerca de 68 libras cada. A tecnologia de propulsão central dessa montadora está definida para ser usada em futuros EVs da Aston Martin .