Donut Lab afirma ter o motor elétrico mais potente do mundo

por Green Car Reports

A Donut Lab, uma subsidiária da Verge Motorcycles, sediada na Finlândia, afirma ter um motor com a maior densidade de potência de qualquer unidade desse tipo no mundo.

Na CES 2025, a Donut Lab anunciou que havia alcançado esse feito com motores em formato de donut projetados para serem integrados às rodas e pneus de um veículo. Isso adiciona massa não suspensa, o que pode dificultar o ajuste para passeio e manuseio, mas a Donut alega que isso é minimizado pelo peso leve de seus motores.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car reports, a empresa planeja oferecer uma família de cinco motores para diferentes designs , incluindo uma versão automotiva de 21 polegadas de diâmetro que produz 844 hp e 3.171 lb-ft. No entanto, ele também pesa 88 libras — ainda muita massa não suspensa. Para o mesmo peso, a Donut Lab também tem um motor de 21 polegadas projetado para caminhões semi que produz 268 hp e 2.212 lb-ft.

Motores elétricos Donut Lab
Motores elétricos Donut Lab

Descendo em tamanho, um motor de motocicleta de 17 polegadas que pesa 46 libras produz alegados 201 hp e 885 lb-ft. Há também um motor de scooter de 12 polegadas e 17 libras avaliado em 20 hp e 221 lb-ft. O Donut Lab tem até um motor de 4,7 polegadas projetado para drones que gera 4 hp e 14 lb-ft.

Ao extrair mais potência de um pacote menor, a Donut Lab acredita que pode reduzir o custo de fabricação de veículos elétricos usando menos material. Para tornar isso mais fácil, ela está oferecendo esses motores como parte de uma plataforma completa, incluindo baterias, unidades de controle e software — embora não tenha confirmado como esses motores se posicionam em relação à eficiência.

Motores nas rodas não são novidade. A Porsche recentemente nos lembrou que vem trabalhando neles há muito tempo — mais de um século, na verdade. Até a Ferrari considerou um tipo de motor nas rodas.

Motores elétricos Donut Lab
Motores elétricos Donut Lab

Mas as tentativas de comercializar motores nas rodas foram mistas. Eles são usados ​​atualmente em pelo menos um sedã do mercado chinês, mas as startups Lightyear e Lordstown Motors estagnaram antes de colocá-los em veículos de produção do mercado dos EUA. Isso deixa a Aptera, que inicialmente viu os motores nas rodas como uma jogada de eficiência para seu triciclo elétrico .

Quando se trata de motores convencionais, a Lucid tem o mais leve em um EV de produção, com cerca de 68 libras cada. A tecnologia de propulsão central dessa montadora está definida para ser usada em futuros EVs da Aston Martin .

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