Por Paulo Kelly
Mais uma vez, Scott Dixon criou clareza no caos para vencer uma corrida da NTT INDYCAR SERIES.
Dixon deu outra aula magistral na elaboração de táticas em tempo real com o estrategista Mike Hull e na economia de combustível em sua Honda No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing, prevalecendo em um Chevrolet Detroit Grand Prix cheio de cautela apresentado por Lear no domingo nas ruas de Detroit .
O seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Dixon, venceu o colega Indianápolis 500 apresentado pelo vencedor de Gainbridge, Marcus Ericsson, por 0,8567 de segundo no melhor resultado da temporada da Ericsson no 28º Delaware Life Honda, disputado pela Andretti Global. Marcus Armstrong terminou em terceiro no 11º lugar no Root Insurance Chip Ganassi Racing Honda, conquistando seu primeiro pódio na carreira.
“A equipe acertou perfeitamente”, disse Dixon. “Estávamos na estratégia certa. Nós vencemos, cara. Quão legal é isso?
“São sempre as variáveis. Tentando ficar longe de problemas, tentando manter seu carro no caminho certo. Tivemos chuva. Estava por toda parte na loja. Você não tinha ideia de como as transições iriam acontecer ou mesmo a estratégia. Estou muito feliz por todos da equipe. Isso foi legal.”
Dixon assumiu a liderança do campeonato por 18 pontos do companheiro de equipe Alex Palou com sua segunda vitória da temporada, juntando-se à vitória em abril no Acura Grand Prix de Long Beach. Dixon conquistou sua 58ª vitória na carreira, ficando a nove vitórias, empatando o recorde de AJ Foyt de 67 vitórias na carreira.
“Claro que sim; Acho que sempre é”, disse Dixon quando questionado se está se concentrando em igualar o recorde de Foyt de sete campeonatos em séries. “Até que você esteja fora disso, você continuará perseguindo-o. É um esforço de equipe.”
Kyle Kirkwood terminou como melhor quarto da temporada no 28º AutoNation Honda da Andretti Global, enquanto Alexander Rossi continuou sua forte forma recente, completando os cinco primeiros no 7º Arrow McLaren Chevrolet. O vencedor das 500 Milhas de Indianápolis de 2016, Rossi, terminou em oitavo ou melhor em suas últimas três partidas.
Dixon e Hull mais uma vez fizeram mágica, optando por fazer seu pit stop final sob cautela no final da volta 56 e esperar que bandeiras amarelas suficientes continuassem a voar para esticar o combustível até o final na volta 100. A estratégia funcionou com perfeição, pois houve mais dois períodos de cautela após a última parada de Dixon para deixá-lo economizar Shell 100% Renewable Race Fuel suficiente para chegar ao final enquanto desviava o ataque de Ericsson.
Já vimos esse filme antes na lendária carreira de Dixon – muitas vezes e recentemente.
Dixon conseguiu uma improvável economia de combustível para vencer em abril em Long Beach e fez o mesmo em agosto passado no World Wide Technology Raceway, fazendo uma parada a menos do que qualquer outro piloto para vencer. Essa vitória oval veio uma corrida depois que Dixon venceu no circuito rodoviário de Indianapolis Motor Speedway, apesar de ter sido jogado na grama e caído para o fundo do campo na Curva 1, usando a estratégia de Hull para chegar à frente e seu pé direito treinado para ficar lá. apesar da diminuição do combustível.
Hoje, no centro de Detroit, parecia que Dixon poderia cruzar para Victory Lane até as últimas 13 voltas da corrida no circuito de rua temporário de nove curvas e 1.645 milhas. Então Ericsson ultrapassou Kirkwood para o terceiro lugar e depois voltou sua atenção para Armstrong enquanto rodava quase um segundo mais rápido por circuito do que Dixon, que bebia combustível.
Enquanto isso, Dixon estava lidando com a turbulência e o ritmo mais lento do vencedor do prêmio NTT P1, nº 26 da Gainbridge Honda, Colton Herta, diretamente à sua frente no final da volta de liderança. Apenas 1,6 segundos separaram os três primeiros na volta 94.
Dixon finalmente ficou sob o comando de Herta na volta 95 para pista e ar limpos. Ericsson deu uma olhada sob o comando de Armstrong algumas vezes, mas não conseguiu completar a passagem para o segundo lugar até a volta 99, caindo 2,1 segundos atrás de Dixon na bandeira branca.
Ericsson aproveitou ao máximo a última volta, reduzindo a margem de Dixon em mais da metade. Ainda assim, não foi suficiente para pegar “The Iceman”, embora Ericsson estivesse emocionado ao se recuperar das 500 Milhas de Indianápolis, na qual foi eliminado na primeira volta após ser pego no giro de Tom Blomqvist.
“Depois do mês de maio que tivemos, foi muito, muito difícil mentalmente”, disse Ericsson. “Sou novo nesta equipe. Quero me mostrar um piloto de ponta, como me contrataram. Foi muito importante.
“Tínhamos muito ritmo. Mais uma volta e poderíamos ter conseguido a vitória. Mas ótimo dia.
Os primeiros três quartos da corrida foram puro caos, com todos os oito períodos de cautela e 47 voltas de cautela nas primeiras 73 voltas. O trecho mais longo da corrida com bandeira verde durante esse período foi de 13 voltas, fazendo as cabeças dos estrategistas girarem na parede dos boxes enquanto refletiam sobre opções enquanto conversavam pelo rádio com os pilotos.
Adicione uma rápida mudança na estratégia de pneus nas primeiras 15 voltas, quando a sabedoria predominante do pneu alternativo Firestone Firehawk ser a borracha mais rápida se provou errada quando Palou, que começou com pneus alternativos usados, perdeu aderência muito antes do esperado e foi para os boxes no final da volta 11.
Em seguida, considere a chegada de uma chuva passageira na volta 34, que fez com que estrategistas e equipes de box subissem e descessem a estrada dos boxes enquanto os pilotos e equipes decidiam se iriam parar para comprar pneus de chuva ou ficar de fora e apostar que a chuva – o que não aconteceu até aparecer nas telas do radar da equipe – sairia da área rapidamente.
Dixon, Ericsson e Kirkwood estavam entre os oito pilotos no campo de 27 carros que nunca pararam para comprar pneus de chuva. Isso os ajudou a subir na ordem de corrida e a ficar em posição para terminar entre os cinco primeiros, já que o lançamento de dados funcionou quando a chuva leve deixou a área com pressa.
Esse trio fez apenas duas paradas durante toda a corrida. Dixon assumiu a liderança pela primeira vez e para sempre na volta 66, quando o vencedor de Detroit em 2023, Palou, fez a última de suas cinco paradas na 10ª posição da DHL Chip Ganassi Racing Honda. Palou, bicampeão da série e atual campeão, terminou em 16º, quebrando sua seqüência de 23 resultados consecutivos entre os oito primeiros em eventos que pagam pontos.
O próximo evento da NTT INDYCAR SERIES será no próximo domingo, 9 de junho, com o XPEL Grand Prix na Road America em Elkhart Lake, Wisconsin. A cobertura ao vivo começa às 15h30 horário do leste dos EUA na NBC, Peacock e na INDYCAR Radio Network.