Este fim de semana é o primeiro em cinco semanas sem nenhuma ação na pista da NTT INDYCAR SERIES, já que os pilotos e as equipes da série estão fazendo uma pequena pausa no ritmo febril do mês de maio e do Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear.
Mas nem todos os pilotos estão à beira da piscina ou com o objetivo de reduzir seu handicap no golfe neste fim de semana: os campeões da temporada e vencedores das 500 milhas de Indianápolis, Scott Dixon e Simon Pagenaud, estão na França para dirigir sábado e domingo na mais prestigiada corrida de carros esportivos de resistência do mundo, a 24 Horas de Le Mans.
Dixon, seis vezes campeão da série, fará seu quinto início de carreira no marco do 100º aniversário do clássico de resistência duas vezes ininterrupto no circuito de La Sarthe. Mas esta será a primeira vez que ele terá a chance de adicionar a vitória geral em Le Mans ao seu currículo, que também inclui triunfo na Indy 500 de 2008 e duas vitórias gerais no Rolex 24 em Daytona (2015, 2020).
Dixon está competindo com a Cadillac Racing e a Chip Ganassi Racing no protótipo híbrido nº 3 da Cadillac V-Series.R na principal categoria de hipercarros. Seus co-pilotos são o ex-rival da INDYCAR SERIES Sebastien Bourdais e o veterano de carros esportivos Renger Van Der Zande. O mesmo trio terminou em terceiro lugar geral no Rolex 24 At Daytona em janeiro.
“Estou ansioso para voltar a Le Mans”, disse Dixon. “Já passaram alguns anos e é a minha primeira vez na categoria rainha. Competir com o Hypercar traz um nível totalmente diferente para ele. É uma corrida difícil e ter a oportunidade de vencer com o Cadillac LMDh é muito especial.”
A equipe enfrenta uma subida difícil, já que o Cadillac nº 3 pegou fogo durante a qualificação na quinta-feira, com Bourdais ao volante. Seu melhor tempo foi desclassificado por forçar bandeira vermelha devido ao incêndio, e a equipe largará em oitavo no grid do Hipercarro.
O melhor resultado de Dixon em suas quatro partidas anteriores em Le Mans foi o terceiro na classe GTE Pro durante sua estreia em Le Mans em 2016 no Ford GT da CGR.
Campeão da série 2016 e vencedor da Indy 500 de 2019, Pagenaud retorna à sua terra natal para sua quinta largada nas 24 Horas de Le Mans e a primeira desde 2011. Ele está co-pilotando com Reshad de Gerus e Vladislav Lomko no No. 47 Cool Racing Oreca-Gibson protótipo na classe LMP2. Essa classe pode ser a mais difícil das três categorias para vencer, com 24 entradas no evento.
As quatro largadas anteriores de Pagenaud aconteceram na classe LMP1 principal, com um melhor resultado em segundo lugar geral em 2011 para a equipe de fábrica da Peugeot.
Embora Dixon e Pagenaud sejam os únicos pilotos ativos da NTT INDYCAR SERIES competindo neste fim de semana no circuito de 8.467 milhas, que inclui estradas públicas fechadas, existem outros empates na INDYCAR.
A equipe Penske buscará sua primeira vitória geral nas 24 Horas de Le Mans, um dos poucos troféus icônicos do automobilismo ainda faltando em sua estante. A equipe terminou em quinto lugar no ano passado em sua primeira participação desde 1971.
Este ano, a Penske Porsche Motorsport está colocando em campo três protótipos do Porsche 963 na categoria Hypercar, um carro a mais do que qualquer outra equipe na categoria rainha.
Na classe LMP2, o novato do INDY NXT by Firestone, Josh Pierson, de 17 anos, continuará com suas funções no Campeonato Mundial de Endurance (WEC) ao volante do No. 23 United Autosports Oreca-Gibson com os co-pilotos Tom Blomqvist e Oliver Jarvis .
Finalmente, o novato do ano das 500 milhas de Indianápolis em 2022, Jimmie Johnson, junta-se ao campeão mundial de Fórmula 1 de 2009 Jenson Button e ao veterano de carros esportivos Mike Rockenfeller ao volante do nº 24 Chevrolet Camaro ZL1 como o único carro na classe inovadora para veículos exclusivos. A entrada “Garage 56” é um carro da NASCAR Cup Series, a primeira vez que um stock car da NASCAR competiu neste evento desde 1976.
A MotorTrend TV e seu serviço de streaming, MotorTrend+, estão fornecendo cobertura completa ao vivo da corrida, começando às 10h ET de sábado até a bandeira quadriculada às 10h de domingo.
Por Paul Kelly | Publicado: 8 de junho de 2023