Por Paulo Kelly
Scott Dixon liderou o treino final do Miller Lite Carb Day para o 108º Indianápolis 500 apresentado por Gainbridge na sexta-feira no Indianapolis Motor Speedway, enquanto os pilotos com motores Honda viravam o gráfico de qualificação de cabeça para baixo faltando dois dias para o “Maior Espetáculo das Corridas”. ”
O seis vezes campeão da NTT INDYCAR SERIES, Dixon, que venceu esta corrida em 2008, foi o mais rápido, com 227,206 mph, no 9º PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda. Foi a nona vez nos últimos 10 anos que Dixon terminou entre os quatro primeiros na tabela de velocidade no treino final.
Dixon começará em 21º lugar na corrida de domingo (11h ET, NBC, Universo, Peacock, INDYCAR Radio Network), mas está confiante de que pode subir no campo para lutar pela tão esperada segunda vitória “500”.
“Nós saímos muito bem”, disse Dixon. “Foi um bom dia. O carro parece bem rápido, anda bem, bastante consistente.
“Acho que você tem que aproveitar o momento como ele é. Você não quer se apressar muito (com passes para as primeiras corridas). Temos algumas posições para compensar. Esperamos subir o mais rápido possível. Gostaria de ultrapassar todos os 20 carros (à minha frente) na primeira volta, mas isso provavelmente não vai acontecer.”
Os pilotos com motor Chevrolet conquistaram os oito primeiros lugares no grid de largada no último domingo durante o PPG Presents Armed Forces Qualifying, incluindo o trio da Team Penske formado por Scott McLaughlin, Will Power e Josef Newgarden varrendo a primeira fila, respectivamente. Mas os pilotos com motor Honda se recuperaram durante o treino de duas horas de sexta-feira no oval de 4 km, ocupando sete dos 10 primeiros lugares na tabela de velocidade.
O quatro vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Helio Castroneves, aumentou as expectativas para uma quinta vitória recorde no domingo, depois de terminar em segundo com 226,939 no número 06 da Cliffs Honda, colocado em campo pela Meyer Shank Racing com Curb-Agajanian. Castroneves, aos 49 anos, o piloto mais velho da categoria, larga no dia 20 domingo em sua única corrida da temporada.
“Esses meninos estão fazendo um trabalho fenomenal”, disse Castroneves. “Eles não parecem nem um pouco únicos (um início nesta temporada). É como eu: à medida que envelhecemos, você melhora – assim como um bom vinho. Bom trabalho.
“Teremos algum trabalho a fazer na corrida, mas toda a vibração é incrível.”
Pato O’Ward, que se classificou em oitavo, foi o melhor piloto da Chevy no treino final com 226,666 no Chevrolet Arrow McLaren nº 5. Colton Herta continuou seu forte desempenho no trânsito durante os treinos neste evento, terminando em quarto lugar com 226,220 na Gainbridge Honda nº 26 da Andretti Global com Curb-Agajanian.
O novato Tom Blomqvist, que larga em 25º, completou os cinco primeiros com 225,450 na AutoNation/Arctic Wolf Honda nº 66 da Meyer Shank Racing, com a equipe colocando todos os seus três carros entre os oito primeiros da sessão. Felix Rosenqvist, largando em nono, foi oitavo com 225.310 na Honda nº 60 AutoNation/SiriusXM.
O pole position McLaughlin ficou em 20º com 224,264 no número 3 da Pennzoil Team Penske Chevrolet. Power, largando em segundo, foi 21º com 224.253 no 12º lugar da Verizon Business Team Penske Chevrolet. O atual vencedor da corrida, Newgarden, largando em terceiro, foi 32º no campo de 33 carros com 222,847 no número 2 da Shell Powering Progress Team Penske Chevrolet.
Todos os 33 carros estiveram na pista durante um treino repleto de ultrapassagens e tráfego intenso, completando 2.721 voltas na sessão mais movimentada do mês, apesar de durar apenas duas horas.
A sessão foi retardada por apenas duas advertências, uma por detritos e outra por reboque para o aclamado estreante Kyle Larson, cujo número 17 do Hendrickcars.com Arrow McLaren Chevrolet ficou sem combustível. O campeão da NASCAR Cup Series de 2021, Larson, o estreante com melhor largada em quinto lugar, está tentando completar a “dobradinha” das corridas no “500” e na NASCAR Coca-Cola 600 no Charlotte Motor Speedway no domingo.
“O manuseio do meu carro foi bom”, disse Larson. “Não consegui (reboque aerodinâmico) tão bem quanto pensei na segunda-feira. A coisa do pit stop, meio que me familiarizando com isso. Obviamente, é um pouco diferente de um pit stop da NASCAR.
“Eu me senti confortável com tudo isso. Sinto que marcamos muitos itens antes da corrida.”
A Reunião Pública de Motoristas, às 10h30 ET de sábado, é o único evento oficial restante no IMS para o campo de 33 pilotos antes da corrida.