
Ambos os carros contam uma história que vai além do sucesso esportivo, abrangendo inovação em direção a um futuro mais sustentável.
Como o segundo carro híbrido da Toyota no Campeonato Mundial de Endurance da FIA, o TS040 HYBRID – com seus 1.000 PS e avançado sistema híbrido de tração nas quatro rodas – estabeleceu novos padrões e atuou como um banco de testes para tecnologias subsequentes de carros de rua.
Mais recentemente, além de continuar contribuindo para o desenvolvimento de híbridos de alto desempenho, o GR010 HYBRID defendeu combustíveis alternativos e se tornou o primeiro vencedor das 24 Horas de Le Mans e do campeonato mundial movido exclusivamente por biocombustível 100% renovável.
Reunir as duas lendas dos protótipos e inovadores técnicos evoca memórias da jornada da TOYOTA GAZOO Racing até o topo do mundo da resistência e de seu primeiro título, conquistado em 30 de novembro de 2014 no Autódromo José Carlos Pace, no Brasil.

Interlagos – como a pista é mais conhecida – foi também o cenário do triunfo inovador da Toyota no FIA WEC, quando Alex Wurz e Nicolas Lapierre prevaleceram na terceira corrida do TS030 HYBRID em 2012 – mas o circuito viria a reivindicar um lugar ainda mais significativo na história do automobilismo da empresa.
Em 2014, o TS040 HYBRID venceu cinco das sete etapas daquele ano e, como Sébastien Buemi relembra: “Em termos de ritmo, estávamos dominando”. Mas a vitória em Interlagos não era a prioridade número um – essa era a coroa dos Fabricantes. Indo para o final da temporada, a Toyota tinha uma vantagem de 40 pontos sobre a Audi, com a Porsche com mais 52 pontos de atraso, e um final sólido garantiria seu primeiro título mundial de corrida de circuito.
Um imenso esforço conjunto dos centros técnicos em Higashi-Fuji e Colônia já havia impulsionado Buemi e Anthony Davidson aos louros dos pilotos quinze dias antes no Bahrein. Seis horas ao redor da exigente pista de Interlagos, de 4.309 km, nos subúrbios de São Paulo, ficaram entre a equipe e uma dobradinha no campeonato – a primeira de uma montadora japonesa no FIA WEC.
“Foi uma luta muito acirrada com a Porsche em Interlagos. Houve muitos incidentes, e a corrida terminou atrás do safety car. Não vencemos [a corrida] no final, mas chegamos perto”, lembra Buemi, cujo segundo lugar ao lado de Davidson no TS040 HYBRID #8 selou o acordo com sucesso. “Foi uma grande conquista ganhar o título contra a Porsche e a Audi.”

Na entrada irmã #7, Mike Conway compartilhou as comemorações em apenas sua terceira largada pela equipe, levando a bandeira quadriculada em quarto lugar no Brasil ao lado de Alex Wurz e Stéphane Sarrazin. “O TS040 HYBRID foi realmente incrível em 2014, e foi muito especial fazer parte do primeiro título mundial de fabricantes para a Toyota no FIA WEC”, reflete o britânico. “Fui piloto de testes e reserva em 2014, mas consegui fazer algumas corridas para poder ajudar a aumentar a contagem de pontos.”
Uma década depois, Interlagos também desempenhou um papel fundamental no mais recente campeonato mundial da TOYOTA GAZOO Racing, com o GR010 HYBRID #8 pilotado por Buemi, Brendon Hartley e Ryō Hirakawa conquistando uma das três vitórias da equipe em 2024. Os 26 pontos conquistados em São Paulo acabariam sendo cruciais durante uma campanha na qual a Toyota terminou apenas dois pontos à frente da Porsche na classificação.
Uma temporada altamente competitiva, com nada menos que nove protagonistas do Hypercar, evoluiu para uma batalha de três vias pela glória entre Ferrari, Porsche e Toyota. O GR010 HYBRID – equipado com um motor V6 biturbo de 3,5 litros e 707PS e sistema RACING HYBRID de 272PS – já tinha três títulos de Fabricantes em seu nome, mas a equipe chegou à final de oito horas no Bahrein atrás da Porsche por dez pontos.
Uma incrível recuperação, partindo do décimo lugar com apenas uma hora restante, viu Buemi, Hartley e Hirakawa derrotarem todas as probabilidades para conquistar a vitória e garantir à Toyota a cobiçada coroa ao volante do GR010 HYBRID #8.

“É sempre uma sensação linda vencer um campeonato mundial”, reconheceu Buemi, o piloto mais antigo da equipe japonesa e o mais bem-sucedido na história do FIA WEC. “Ainda temos muitos colegas que fizeram parte da equipe em 2014, então é incrível continuar vencendo juntos dez anos depois. Espero que possamos continuar fazendo isso.”
Tendo feito parte da equipe que enfrentou a Audi e a Porsche em 2014, Conway também desempenhou um papel fundamental na TOYOTA GAZOO Racing, superando oito rivais do Hypercar uma década depois, vencendo as 6 Horas de Ímola ao lado de Kamui Kobayashi e Nyck de Vries.
“Foi uma experiência legal desenvolver os carros e a tecnologia híbrida ao longo dos anos”, ele comentou. “Muitos pilotos se envolveram, junto com engenheiros, mecânicos e todos os outros na equipe. Todos eles contribuem muito para cada sucesso. Foi um grande esforço de equipe ganhar todos os títulos, especialmente este ano, quando enfrentamos fabricantes com uma herança tão fantástica no automobilismo.”
Os fãs podem chegar perto dos modelos históricos da Toyota no Museu de Automobilismo TOYOTA GAZOO Racing Europe (TGR-E) em Colônia, Alemanha, exibindo carros de três eras diferentes da empresa. A herança de corridas de resistência da marca é representada pelo esportivo TS010 Group C e pelo poderoso TS050 HYBRID, seu primeiro vencedor de Le Mans.

Fonte: WEC News