Por Eric Smith
Scott Dixon, da Chip Ganassi Racing, venceu a última corrida do circuito de rua da temporada 2024 da NTT INDYCAR SERIES em 21 de abril no Acura Grand Prix de Long Beach. Seu companheiro de equipe Alex Palou é o atual vencedor do Chevrolet Detroit Grand Prix apresentado por Lear.
Isso solidifica a equipe Ganassi como favorita para a corrida de 100 voltas de domingo ao meio-dia ET (USA Network, Peacock, INDYCAR Radio Network)?
Dixon, Palou, Will Power, Alexander Rossi, Colton Herta, Kyle Kirkwood e Felix Rosenqvist são os sete pilotos que terminaram entre os 10 primeiros em ambas as corridas de rua nesta temporada.
Quantos permanecerão nessa lista depois de um fim de semana cheio de ação no circuito de rua de 1,645 milhas e nove curvas?
Favoritos
Josef Newgarden (nº 2 Hitachi Astemo Team Penske Chevrolet)
Newgarden foi desclassificado da abertura da temporada em São Petersburgo devido à violação das regras da INDYCAR para Push to Pass pela equipe Penske, mas ele conquistou a pole e inicialmente cruzou a linha de chegada quase oito segundos à frente do campo. Em Long Beach, o piloto da Team Penske, Newgarden, terminou em quarto lugar, mas tinha um carro mais do que capaz de vencer. Ele se classificou em quinto e terminou em 10º no Chevrolet Detroit Grande Prêmio do ano passado e chega ao Motor City com sua segunda vitória consecutiva nas 500 Milhas de Indianápolis.
Scott Dixon (No. 9 PNC Bank Chip Ganassi Racing Honda)
Nas últimas 12 partidas de rua de Dixon, ele teve três vitórias e nove resultados entre os seis primeiros. Entre isso está um quarto lugar na corrida de Detroit do ano passado.
Alex Palou (nº 10 da DHL Chip Ganassi Racing Honda)
Palou mostrou um rápido crescimento nos circuitos de rua. Seu oitavo lugar no Grande Prêmio Firestone de São Petersburgo de 2023, apresentado pela RP Funding, é seu pior resultado entre suas últimas 12 largadas em pistas de rua. Palou, bicampeão e atual campeão da NTT INDYCAR SERIES, terminou em quarto lugar em 10 de março nas ruas de São Petersburgo, em terceiro no Acura Grand Prix de Long Beach em 21 de abril e liderou 74 das 100 voltas da pole na vitória do Chevrolet Detroit Grand Prix do ano passado.
Will Power (nº 12 da equipe de negócios da Verizon, Penske Chevrolet)
O vice-campeão do ano passado chegou em casa 1,1843 segundos atrás de Palou. Ele terminou em segundo e sexto, respectivamente, nas duas provas de rua em 2024 pela Team Penske.
Colton Herta (Nº 26 Gainbridge Honda)
No Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo de abertura da temporada, apresentado pela RP Funding, Herta foi o oitavo e primeiro no par de sessões de treinos de pré-qualificação, qualificou-se em quarto e terminou em terceiro. No Grande Prêmio Acura de Long Beach de 21 de abril, Herta terminou em segundo lugar em sua máquina Andretti Global. Ele terminou em 11º na temporada passada em Detroit.
Dormentes
Alexander Rossi (Chevrolet McLaren nº 7 Arrow)
Rossi terminou em sexto na abertura da temporada Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo e em 10º em Long Beach pela Arrow McLaren. Depois de terminar em quinto lugar no ano passado em Detroit, não durma com Rossi encerrando sua seca de 25 corridas sem vitórias no domingo.
Kyle Kirkwood (nº 27 da AutoNation Honda)
Ambas as vitórias de Kirkwood na NTT INDYCAR SERIES ocorreram em pistas de rua para a Andretti Global. Ele liderou 53 das 85 voltas em seu triunfo no Acura Grand Prix de Long Beach há um ano e depois conquistou sua segunda vitória na carreira em agosto passado nas ruas de Nashville. Apesar de um decepcionante fim de semana de abertura da temporada no Grande Prêmio Firestone de São Petersburgo, onde foi 15º e sétimo, respectivamente, nas duas sessões de treinos de pré-qualificação, qualificou-se em 18º e terminou em 10º, Kirkwood se recuperou para terminar em sétimo lugar em Long Praia. Kirkwood saiu de 12º para terminar em sexto nesta corrida de 100 voltas da temporada passada.
Marcus Ericsson (nº 28 da Delaware Life Honda)
Três das quatro vitórias da carreira de Ericsson na NTT INDYCAR SERIES ocorreram em circuitos de rua. Todos os três vieram em locais diferentes (São Petersburgo, Nashville, Belle Isle). Embora ele não tenha vencido neste circuito de Detroit, terminando em nono em junho passado pela Chip Ganassi Racing, cuidado. Na abertura da temporada Firestone Grand Prix de São Petersburgo, apresentado pela RP Funding, Ericsson qualificou-se em sexto lugar em sua estreia na Andretti Global. Se não fosse pelo azar causado por um problema mecânico durante a corrida, Ericsson parecia destinado a um resultado entre os 10 primeiros. O piloto sueco recuperou para terminar em quinto lugar em Long Beach.
Felix Rosenqvist (nº 60 AutoNation/SiriusXM Honda)
Cuidado com o sueco neste fim de semana. Rosenqvist terminou entre os 10 primeiros em seus últimos seis eventos de rua desde o ano passado. Isso inclui um forte Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo de abertura da temporada, apresentado pela RP Funding, onde Ericsson foi o mais rápido na sessão de treinos livres de sexta-feira, qualificou-se em segundo no sábado e terminou em quinto. Ele ganhou o NTT P1 Pole Award por Long Beach, mas lutou contra problemas de freio para terminar em nono lugar pela Meyer Shank Racing. Rosenqvist saiu de nono lugar no Grande Prêmio Chevrolet Detroit do ano passado para terminar em terceiro.
Romain Grosjean (Chevrolet nº 77 Juncos Hollinger Racing)
Grosjean foi sétimo e quinto, respectivamente, nas duas sessões de treinos livres de pré-qualificação para o Firestone Grande Prêmio de São Petersburgo, de abertura da temporada, apresentadas pela RP Funding e qualificou-se em quinto. A velocidade foi transportada para Long Beach, onde Grosjean terminou em oitavo pela Juncos Hollinger Racing. Grosjean largou em segundo no ano passado em Detroit pela Andretti Global, mas caiu na volta 80. Ele continua mais do que capaz de entregar um resultado sólido neste fim de semana.