A PREMA Racing anunciou em 5 de novembro que Robert Shwartzman se juntará à equipe para a temporada 2025 da NTT INDYCAR SERIES, a primeira da equipe no principal campeonato de monopostos da América do Norte.
Reunindo-se com a família PREMA após uma temporada bem-sucedida em corridas de resistência, o israelense de 25 anos retornará aos monopostos, completando o esforço da equipe com motor Chevrolet para a próxima temporada como companheiro de equipe do piloto britânico Callum Ilott.
“Estou definitivamente muito, muito animado por estar de volta à PREMA para começar uma nova aventura na INDYCAR”, disse Shwartzman. “Tudo será novo para nós e haverá muitos desafios, mas também será muito divertido e muito trabalho ao mesmo tempo. Acho que um futuro de muito sucesso nos espera.
“INDYCAR é uma série muito competitiva com muitos pilotos fortes, e estou ansioso para a corrida, pois parece muito legal. Nunca corri em ovais e dominá-los será um desafio completamente novo. No entanto, com a PREMA, conquistamos muito no passado, e acho que minha experiência em F1 e resistência será útil para nos fazer evoluir rápido e ganhar velocidade rapidamente.”
Shwartzman se juntou à PREMA pela primeira vez em 2018, conquistando o terceiro lugar no Campeonato Europeu de Fórmula 3 da FIA e terminando como o melhor estreante naquele ano. Ele também conquistou o título da Toyota Racing Series naquela temporada. Em 2019, ele conquistou o título inaugural do Campeonato de Fórmula 3 da FIA da nova era, dando início à forma dominante da PREMA na série.
Ele permaneceu na equipe em sua ascensão ao Campeonato de Fórmula 2 da FIA, onde conquistou seis vitórias e 14 pódios em duas temporadas e foi vice-campeão da categoria em 2021. Ele fez sua estreia nos testes de Fórmula 1 em 2020 com a Scuderia Ferrari, continuando a testar com a equipe italiana e a Haas F1 Team no ano seguinte.
Em 2022, Shwartzman foi nomeado piloto de testes pela Scuderia Ferrari e fez vários testes de Fórmula 1 e aparições em treinos livres, enquanto também desempenhava funções de simulador. Em 2023, após se juntar ao grupo de pilotos reservas de F1 do fabricante italiano, ele entrou na GT World Challenge Europe Endurance Cup, garantindo uma vitória. Para 2024, ele foi confirmado como piloto reserva na Fórmula 1 e fez sua estreia em corridas de protótipos, pilotando uma Ferrari 499P no Campeonato Mundial de Endurance da FIA. Depois de participar de sua primeira Le Mans 24 Horas, ele conquistou uma vitória memorável na Lone Star Le Mans no Circuito das Américas em Austin, Texas.
“Estamos extremamente felizes em receber Robert de volta à família PREMA”, disse o proprietário da equipe PREMA Racing, Rene Rosin. “Tivemos algumas temporadas excepcionais juntos, vencendo muitas corridas e o título de F3 da FIA de 2019, e também gostamos muito de trabalhar com ele. Ele é um piloto extremamente talentoso, e acho que, trabalhando juntos, seremos capazes de superar a curva de aprendizado íngreme que temos pela frente. Mal posso esperar para vê-lo e Callum competirem sob a bandeira da PREMA novamente.”
Disse Piers Phillips, CEO da PREMA Racing INDYCAR: “Ter completado nossa escalação é um grande passo à frente, pois nossa operação continua a se preparar para sua primeira temporada na INDYCAR. Robert tem um currículo muito impressionante e tem sido competitivo em todos os lugares que foi, de monopostos a GT e protótipos. Acreditamos que suas habilidades e versatilidade o ajudarão consideravelmente e também ajudarão nossa equipe a aprender mais rápido e ser mais eficiente. Estamos ansiosos para começar o trabalho com Robert, Callum e Chevrolet o mais rápido possível.”
A temporada 2025 da NTT INDYCAR SERIES começa no domingo, 2 de março, com o Firestone Grand Prix de St. Petersburg apresentado pela RP Funding nas ruas de St. Petersburg, Flórida. A FOX e a INDYCAR Radio Network fornecerão cobertura ao vivo.
Fonte: Indycar