Por Russell Atkins
Embora suas estatísticas e conquistas sejam impressionantes em nome e quantidade, os relacionamentos de Lapierre com alguns de seus companheiros de equipe são igualmente memoráveis.
Ao longo de sua carreira estelar, o bicampeão mundial se juntou a algumas lendas modernas e aos mais condecorados heróis do automobilismo esportivo, de Olivier Panis a Sébastien Buemi, Alexander Wurz, Stéphane Ortelli e Pipo Derani.
Entre eles também estavam Anthony Davidson e Richard Bradley, que saborearam o sucesso com Lapierre — o primeiro o acompanhou nas vitórias do WEC em Silverstone e Spa-Francorchamps em 2014, e o último triunfando ao lado do nativo de Haute-Savoie na categoria LMP2 das 24 Horas de Le Mans um ano depois no KCMG Oreca-Gibson.
Cada um tem suas próprias memórias especiais de correr ao lado dele, e eles conversaram com o fiawec.com sobre os destaques de dividir o cockpit com o modesto, mas extremamente competitivo, francês.
Davidson: ‘Um competidor fantástico’
“Nós finalmente acabamos como companheiros de equipe em 2014, mas essa não foi a primeira vez que me deparei com Nico. Na verdade, foi nos meus dias de Peugeot em 2010 na corrida Silverstone 1.000km Intercontinental Le Mans Cup (ILMC).
“Eu estava compartilhando um Peugeot 908 HDi FAP com Nicolas Minassian, e a ORECA estava correndo com seu próprio cliente Peugeot na mesma corrida com Nico [Lapierre] em um dos assentos junto com Stéphane Sarrazin.
“As duas equipes de pilotos realmente se mantiveram reservadas. Eu obviamente já tinha ouvido falar muito de Nico Lapierre antes disso, mas eu estava lá na Peugeot, fazendo minhas coisas e eu estava apaixonado por aquele carro. Eu realmente cliquei com ele.
“Nós conversamos como uma unidade antes da largada sobre não sermos tolos uns contra os outros na corrida e eu lembro de pensar, ‘este é meu carro, estou na pole position e vou apenas acelerá-lo para longe. Com o que vocês estão todos preocupados?’
“Eu abri um pouco de espaço, cerca de quatro segundos, algo assim, e então ele estava nos meus espelhos. Então eu consegui outra abertura, mas ele continuou voltando e estava nos meus espelhos novamente.
“A essa altura, estou assumindo cada vez mais riscos, estou forçando e ele ainda está lá até o fim do primeiro turno. Esse maldito Lapierre estava pendurado no carro do cliente e eu não conseguia realmente abrir uma brecha para ele.
“Foi uma primeira performance bastante impressionante em um carro com o qual ele não estava familiarizado, e então, obviamente, o resto é história, pois nos tornamos companheiros de equipe na Toyota e ficou muito claro que ele sempre me acompanharia e, às vezes, seria mais rápido, porque ele era incrivelmente rápido e talentoso.
“Ele também foi um companheiro de equipe muito legal para correr e tenho ótimas lembranças de vencer com ele em Silverstone e Spa. Ele era um competidor fantástico, mas acima de tudo um profissional brilhante e alguém legal para passar o tempo também.”
Bradley: ‘Um prazer correr com’
“Em 2015, foi minha segunda Le Mans e a terceira de Matt Howson. Pessoalmente falando, eu estava definitivamente um pouco cru entrando nela, e ainda tinha um pouco de mentalidade de monoposto.
“Mas o que Nico mostrou quando se juntou a nós na KCMG foi que, embora tivesse descido da LMP1 para a LMP2, ele não estava tentando provar nada e era simplesmente um prazer estar perto dele e correr com ele.
“Nico estava lá apenas para fazer seu trabalho, ser profissional e se divertir muito. Ele era obviamente estupidamente rápido e foi bom para mim, como um aspirante a profissional naquela época, ter alguém tão rápido no carro porque isso mostrou onde eu poderia melhorar com base em sua experiência e ele foi supergeneroso em transmitir seu conhecimento.
“Nico é um cara ótimo, e em 2015 ele fez o negócio e mais. Não havia nenhum grande ego com ele; ele estava feliz por eu fazer a qualificação ou o que quer que fosse e nós éramos uma equipe realmente bem equilibrada naquele ano, o que ajudou muito a fazer o trabalho e ter uma corrida quase perfeita para vencer a LMP2 em um campo realmente forte.”
Fonte: WEC News