Custos de substituição de bateria estão prestes a cair: ‘Mais barato do que consertar um motor’

por InsideEVs

A bateria de alta voltagem é a força vital de um veículo elétrico. No entanto, preocupações sobre a saúde a longo prazo de uma bateria de EV e o alto custo potencial de substituí-la, especialmente em um modelo usado, podem dissuadir muitos compradores de se tornarem elétricos. No entanto, uma revolução silenciosa está em andamento no mundo da fabricação de baterias. Essa revolução está focada em aumentar a densidade de energia das baterias e melhorar sua durabilidade, tudo isso está pronto para impactar seus custos de substituição e valores de segunda vida, de acordo com um novo relatório da start-up de saúde e dados de baterias Recurrent .

Substituições de bateria são raras. As montadoras geralmente oferecem uma garantia de oito anos ou 100.000 milhas no pacote. A maioria das baterias modernas pode durar o dobro do tempo e percorrer o dobro da distância, de acordo com a Recurrent. E essa é uma estimativa conservadora. Os proprietários de Tesla frequentemente relatam dirigir mais de 200.000 milhas em seus EVs, também com degradação mínima. Há até um Model S de 1,2 milhão de milhas por aí que passou por quatro substituições de bateria — elevando a quilometragem média de substituição para incríveis 300.000 milhas.

A maioria de nós não vai a tais extremos. Suvrat Kothari, da InsideEVs pergunta: – Mas no caso raro de você precisar de uma substituição por qualquer motivo, quanto custará no futuro? Supondo que a indústria continue a proliferar no mesmo ritmo, a Recurrent tem uma resposta: espantosamente baixo!

Citando dados da empresa de pesquisa climática RMI, a Recurrent estima que os preços das células podem chegar a US$ 35 por kWh até o final da década. Isso se traduziria em preços de pacotes de US$ 50 por kWh, elevando o custo de substituição de uma bateria de 100 kWh para US$ 4.500–US$ 5.000, ou cerca de US$ 3.375 para um pacote de 75 kWh. Essas estimativas colocam os custos de substituição da bateria do VE no mesmo nível da substituição de um motor de combustão interna. A JD Power diz que a substituição do motor pode custar entre US$ 4.000 para uma unidade de quatro cilindros e mais de US$ 10.000 para uma de alto desempenho. Como esses preços evoluem no futuro ainda está para ser visto.Células de bateria CATL

Foto: CATV

A partir de hoje, substituir uma bateria de EV pode custar entre US$ 5.000 e US$ 16.000, dependendo do tamanho do pacote e da marca e modelo do veículo. Na maioria dos casos, você nem precisa pensar nisso para carros novos. Também é aceitável para a maioria dos EVs usados, mas os especialistas recomendam verificar a saúde de um pacote usado antes de investir seu dinheiro.

A Recurrent disse ainda que os proprietários podem compensar os custos de substituição da bateria revendendo seus pacotes usados. Atualmente, uma oficina de serviços geralmente fica com o pacote usado se ele for substituído. Ele será então reformado ou vendido para outra empresa para reaproveitá-lo para armazenamento de energia, energia de reserva ou outros usos. No entanto, especialistas do setor esperam que o mercado de EV usado cresça substancialmente no futuro, com milhões de proprietários de EV usados ​​que podem negociar a venda de seus próprios pacotes se a substituição for necessária. A Recurrent projeta que isso compensará o preço de um novo pacote em mais US$ 10-20 por kWh, dependendo do tamanho, química e saúde.Receba as melhores notícias, análises, colunas e muito mais diretamente na sua caixa de entrada.

Naturalmente, tudo isso volta ao quadro geral: os preços do lítio estão caindo rapidamente e os EVs estão prestes a atingir a paridade de preço com os carros a gasolina. O Goldman Sachs disse em outubro que os preços do lítio estão a caminho de despencar de US$ 149 por quilowatt-hora em 2023 para apenas US$ 80 por kWh em 2026. Essa queda de 50% ajudaria os BEVs a atingir a paridade de custo de propriedade com os carros a gasolina nos EUA nos próximos dois anos, isso também “em uma base não subsidiada”. Mas o Goldman espera que o cenário dos EVs no próximo ano dependa em grande parte de como o ambiente regulatório tomar forma sob a administração Trump.

Mas isso não vai deter a adoção a longo prazo. “Acreditamos que veremos um forte retorno na demanda em 2026, puramente de uma perspectiva econômica. Acreditamos que 2026 é quando uma fase de adoção liderada pelo consumidor começará em grande parte”, conclui o relatório.

Tudo isso para dizer que o cenário raro de você precisar substituir sua bateria não significa o fim de toda a experiência de propriedade de um VE. A vida útil de uma bateria moderna já é ótima e parece estar no caminho certo para melhorar ainda mais. Se a substituição for necessária, os especialistas dizem que pode não custar tanto quanto custa hoje no futuro. E mesmo assim, há maneiras claras de compensar esses custos de substituição, pois as baterias degradadas podem encontrar vários casos de uso em sua segunda vida.

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