
Os motores de combustão de hidrogênio se baseiam na tecnologia de combustão interna existente, mas ainda exigem alguns ajustes técnicos para máxima eficiência.
Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a fabricante de motores Cummins revelou recentemente um turbocompressor projetado para motores a hidrogênio, que queimam hidrogênio gasoso em vez de gasolina ou diesel. Chamado de CCS H2 ICE, o turbo ajuda a compensar a menor densidade de energia e as maiores necessidades de fluxo de ar do hidrogênio em comparação aos combustíveis fósseis, de acordo com um press release da Cummins.
O hidrogênio queima de forma mais limpa do que a gasolina ou o diesel , mas ainda produz alguns poluentes de critérios prejudiciais — como o óxido de nitrogênio (NOx), com o qual a Cummins está familiarizada. Em 2024, a empresa concordou em pagar uma multa de quase US$ 1,7 bilhão para resolver um caso federal no qual foi acusada de fraude de emissões com motores a diesel em caminhonetes Ram.
Ram Heavy Duty 2025
Uma queima pobre de fluxo de ar mais alto é essencial para minimizar as emissões de NOx em motores de combustão de hidrogênio, de acordo com a Cummins, assim como reduzir o turbo lag. Este último é causado quando o turbo demora muito para acumular impulso, deixando um atraso entre o pressionamento do acelerador e a entrega de potência.
Um controle mais preciso do turbocompressor pode ajudar a atender a esses requisitos. Existem várias opções para isso, mas para o CCS H2 ICE, a Cummins escolheu um design de geometria variável com bicos ajustáveis que podem alterar o fluxo de ar através do turbo sob demanda.
Protótipo de caminhão semi Peterbilt com motor de combustão de hidrogênio Cummins
A Cummins deu indicações de que estava indo forte em EVs em um ponto, mas recuou do que foi sugerido nesses conceitos anteriores nos últimos anos. Em vez disso, tem enfatizado a combustão de hidrogênio, mostrando um protótipo de motor de combustão de hidrogênio em um caminhão semi Peterbilt em 2023.
Embora este novo projeto esteja posicionado para enfatizar primeiro as frotas europeias , ele também pode ser aplicado em caminhões dos EUA — com a infraestrutura de suporte, é claro.
A Cummins não é a única empresa investindo em combustão interna de hidrogênio. A Bosch também fez disso parte de seus investimentos em hidrogênio , juntamente com células de combustível. A Toyota está olhando para ambas as tecnologias de hidrogênio, conduzindo projetos de demonstração de combustão de hidrogênio enquanto continua a desenvolver um trem de força de célula de combustível apoiado por grandes baterias para caminhões semirreboques e — a montadora provocou — possivelmente picapes pesadas também .