Por Eric Smith
O momento mais assustador do Hy-Vee INDYCAR Race Weekend no Iowa Speedway ocorreu na volta final do Hy-Vee One Step 250 de domingo, apresentado pela Gatorade.
O carro de Sting Ray Robb passou por cima da traseira do Chevrolet Arrow McLaren nº 7 de Alexander Rossi. O carro de Rossi estava ficando sem combustível e Robb não diminuiu a velocidade do Chevrolet Goodheart Vet/Pray.com nº 41 da AJ Foyt Enterprises a tempo.
O contato catapultou o carro de Robb para o alto, verticalmente, antes de cair na reta final.
Robb, que terminou em 15º na noite de sábado, deu um sinal de positivo após sair do veículo. Ele foi transportado para o Mercy One Des Moines Medical Center, onde foi examinado e liberado, disse a AJ Foyt Racing em uma postagem nas redes sociais na noite de domingo.
“A família de Sting Ray e a AJ Foyt Racing gostariam de estender nossa gratidão à Equipe de Segurança da AMR por sua resposta rápida, à equipe médica da INDYCAR por seu cuidado completo e à INDYCAR pelos altos padrões de segurança de nossos carros de corrida que permitiram que Sting Ray escapasse ileso de um acidente horrível hoje”, disse a equipe em sua postagem. “Obrigado a todos pelos seus votos de melhoras. Agradecemos seu apoio!”
O contato entre Robb e Rossi criou uma reação em cadeia com os carros de Ed Carpenter e Kyle Kirkwood rodando.
“Rossi estava sem combustível, e me contaram sobre isso muito antes disso”, disse Kirkwood. “Superinfeliz. Não entendo por que ele (Rossi) ainda estava online, (a superfície de corrida) naquela época. Obviamente, ele está tentando proteger o máximo que pode.
“Eu também não entendo por que Sting Ray (Robb) não o passou. Obviamente, a taxa de fechamento foi grande e no final da corrida você está começando a perder um pouco do tempo de reação. Então talvez isso tenha algo a ver com isso. Mas foi um incidente muito assustador. Eu nunca vi um carro voar no ar na minha frente daquele jeito e na direção que ele realmente foi, o carro desacelerou tanto que eu tive que desacelerar tanto e eu girei para fora da velocidade que eu estava tentando diminuir. Para ser honesto, eu acho que os pilotos na frente poderiam ter feito um trabalho melhor para reduzir o risco de algo assim acontecer.”
Kirkwood elogiou os esforços da Equipe de Segurança da AMR por chegar até ele tão rapidamente. Ele disse que não conseguiu sair do carro de corrida com o Chevrolet Guy Car nº 20 de Carpenter descansando em cima do seu, e ele ficou brevemente claustrofóbico. Ele deu crédito à equipe de segurança por acalmá-lo.
McLaughlin de volta à corrida pelo campeonato
Scott McLaughlin entrou no Hy-Vee INDYCAR Race Weekend em quinto na classificação da NTT INDYCAR SERIES, mas 105 pontos atrás do líder Alex Palou. Após duas corridas de 250 voltas, McLaughlin cortou 40 pontos do déficit.
McLaughlin marcou sua primeira vitória oval na carreira no Hy-Vee Homefront 250 de sábado à noite, apresentado pela Instacart. Um dia depois, McLaughlin levou seu No. 3 XPEL Team Penske Chevrolet para casa em terceiro.
“Esse sujeito do meu lado (Palou estava ao meu lado na coletiva de imprensa) não comete muitos erros. Quando ele comete, eu tenho que capitalizar”, ele disse.
Pela segunda corrida consecutiva, Palou cometeu um erro no pit road na Corrida 1 aqui. No Mid-Ohio Sports Car Course em 7 de julho, Palou entrou no pit lane para seu pit stop final com a liderança da corrida. Ele saiu lentamente do pit box, o que o relegou ao segundo lugar, atrás de Pato O’Ward, da Arrow McLaren.
Um problema semelhante aconteceu no sábado. Palou teve problemas de engrenagem ao tentar sair do box no No. 10 DHL Chip Ganassi Racing Honda. Palou caiu da terceira para a 19ª posição após seu pit stop inicial.
Palou recuperou terreno, mas caiu na volta 176, caindo para a 23ª colocação. Esse foi o pior resultado do bicampeão e atual campeão da série em dois anos, um período de 36 corridas quando ele caiu e terminou em 27º na corrida de junho de 2022 em Road America.
McLaughlin brincou que Palou, que se recuperou no domingo e terminou em segundo, atrás de Will Power, da Team Penske, “é um verdadeiro piloto da INDYCAR”.
Essa foi uma referência a McLaughlin dizendo que ele não se considerava um verdadeiro piloto de monopostos até conseguir uma vitória no oval, um feito que ele conseguiu na Corrida 1 do fim de semana.
Rahal feliz com a evolução da pista para uma corrida melhor no domingo
O placar mostrará que Graham Rahal começou em oitavo em seu No. 15 One Cure Honda para Rahal Letterman Lanigan Racing e terminou nessa posição – a melhor da temporada. Sua melhor posição anterior foi um nono lugar no Sonsio Grand Prix de maio, em torno do circuito de 2,439 milhas e 14 curvas do Indianapolis Motor Speedway.
“Nossa equipe One cure foi honestamente muito boa hoje”, disse Rahal após marcar seu 143º top 10 na carreira. “É uma pena porque no primeiro turno, achamos que estávamos obtendo um número de combustível realmente bom. Poderíamos ter outro mapa de combustível lá, provavelmente para ficar ainda melhor. Aquele pit stop precoce nos custa caro em comparação a alguns carros.”
Rahal disse que a evolução da pista ao longo da corrida permitiu que ele recuperasse essas posições e disputasse o que deveria ter sido um resultado entre os cinco primeiros.
“Eu pensei que a pista era contrária ao que todos vão querer acreditar, a pista estava melhorando”, ele disse. “Os caras estavam usando uma faixa e meia. Você conseguia realmente passar. Eu consegui passar alguns caras, mas ontem isso seria uma esperança e uma oração. Então, eu pensei que estava melhor.”
Subs Daly para Harvey; Dia de curta duração
Jack Harvey decidiu pular a corrida de domingo, já que o piloto da Dale Coyne Racing tem lidado com dores no pescoço e nas costas nas últimas duas corridas da NTT INDYCAR SERIES. Ele abandonou a corrida de sábado à noite após 28 voltas, 18 das quais foram feitas sob cautela. Harvey terminou em 25º entre os 27 pilotos concorrentes.
“Infelizmente, vamos ter que encerrar o fim de semana”, disse Harvey em uma publicação nas redes sociais. “Estou me reunindo com o médico da IndyCar desde a semana passada e a recomendação deles é que eu não dirija hoje. Essa decisão divide totalmente meu espírito competitivo até o âmago. Amo essa (equipe), mas não consigo dar 100% com essa dor. Simplesmente, não consigo dirigir ao máximo.
“É um alívio que meu amigo (Daly) esteja substituindo hoje, desejo a ele e à equipe tudo de melhor na corrida. Agradeço muito todo o apoio e mensagens. Voltaremos.”
Conor Daly foi chamado como substituto de Harvey no No. 18 Dale Coyne Racing Honda no domingo. Seu dia foi curto, abandonando na volta 140 com problemas mecânicos, relegando-o a um 27º lugar.
Miudezas
· Palou perdeu 13 pontos na classificação neste fim de semana, mas ainda mantém uma vantagem de 35 pontos sobre Power, o vencedor da Corrida 2. Palou tem três resultados entre os dois primeiros nas últimas quatro corridas e terminou em segundo no ano passado em Toronto, o local da corrida do próximo domingo.
· McLaughlin terminou em terceiro em três das últimas cinco corridas desta temporada, incluindo a tarde de domingo. Desde sua vitória no Barber Motorsports Park em 28 de abril, McLaughlin ostenta uma posição média de chegada de 7,1.
· Scott Dixon terminou em quarto lugar pela segunda corrida consecutiva no Iowa Speedway e tem uma posição média de chegada em pistas ovais nesta temporada de 3,66.
· O segundo colocado da noite de sábado, Pato O’Ward, terminou em sexto no domingo. O’Ward tem uma média de chegada em ovais nesta temporada de 3,33 após um segundo lugar na 108ª Corrida das 500 Milhas de Indianápolis apresentada por Gainbridge.
· Josef Newgarden venceu as duas corridas do Iowa Speedway na temporada passada, mas terminou em terceiro e sétimo neste fim de semana. Ele não conseguiu liderar uma única volta entre os 500 circuitos percorridos neste fim de semana.