Na última semana, a Toyota Brasil anunciou o lançamento do novo Corolla Cross. O lançamento já era antecipado por vários canais midiáticos, mas o novo modelo veio, de fato, para revolucionar o mercado?
No Brasil o seguimento dos SUVs já representa 25% dos veículos vendidos. Mas esse número não se compara aos dados Norte Americanos, nos Estados Unidos,em 2019, mais de 47% dos veículos vendidos foram SUVs, com projeção para que até o ano de 2025 esse número suba para 78%.
Os SUVs chegaram para tomar o espaço dos sedans. O que parece é que os sedans estão fadados ao desaparecimento, afinal se compararmos o crescimento dos SUVs e dos heachts compactos, não sobrou muito espaço no mercado.
Porém, se tem um sedan indo na contramão desse mercado, esse é o Corolla. Ostentador do título de carro mais vendido do mundo e não demonstra cansaço no mercado, suas vendas continuam impressionantes.
Foi com esses fatos em mente que a Toyota pegou seu maior sucesso de vendas e transformou em um SUV.
O Toyota Cross é um SUV que chega ao mercado com opções de motor flex a combustão 2.0L Dynamic Force, além da versão híbrida, que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex.
Montado sobre a plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, o Corolla Cross oferece o já conhecido conforto do modelo Corolla, silêncio a bordo, excelente espaço interno e capacidade de carga que os clientes buscam em um SUV. Ainda vem equipado com o sistema de segurança ativa Toyota Safety Sense, Corolla Cross será um dos modelos com mais itens de segurança do seu segmento.
O novo SUV será produzido na planta de Sorocaba (SP), que recebeu investimento de R$ 1 bilhão, deixando-a ainda mais moderna para o futuro. Sendo o mais novo modelo global da Toyota que solidificará a marca em um dos segmentos que mais cresce no mundo.
A história da nova SUV foi marcada pelo engenheiro-chefe, Daizo Kameyama, que fez questão de manter a essência do Corolla: “Queria um carro que fosse bom do ponto de vista do consumidor e não apenas do ponto de vista da engenharia. Isso porque acredito que todos devemos nos colocar no lugar do cliente para fazer um bom produto”.
A Toyota informou que o Corolla Cross chegará às concessionárias no dia 25 de março com preços a partir de R$ 139.990,00. Para atender às necessidades dos diferentes tipos de públicos, o Corolla Cross estará disponível em quatro versões diferentes e duas motorizações.
O Corolla Cross com motor 2.0L Dynamic Force chega nas versões XR e XRE, enquanto o sistema híbrido estará disponível nas versões XRV Hybrid e XRX Hybrid. Além destas, para celebrar a chegada deste importante produto, o Corolla Cross terá uma “Special Edition” (edição especial) baseada na versão topo de linha, XRX Hybrid, e limitada a 1.200 unidades.
O bólido foi projetado para transmitir a robustez e a elegância de um autêntico SUV urbano. No âmbito, muito competitivo, do design, os profissionais da Toyota fizeram questão de criar um modelo que atraísse a atenção por onde passa, ao mesmo tempo que desse a sensação aos ocupantes de estar em um veículo de categoria superior.
DESIGN EXTERNO
A grade superior, pintada em cinza escuro e em formato de colmeia, remete ao estilo Lexus (fabrica de carros premium controlada pela Toyota). Nas versões híbridas, a moldura da grade é na cor prata e o acabamento da logomarca é na cor azul. Já a grade inferior em plástico preto garante um estilo off-road. O para-choque possui grandes vincos, onde repousam os faróis ,de formato horizontal, que partem desde a lateral do Corolla Cross até encontrarem a grade superior dianteira. Na versão de entrada, os faróis são de halogêneo, enquanto nas demais versões, de LED (faróis de neblina em LED para todas as versões), as versões híbridas contam com acabamento na cor azul nos faróis. Além disso, toda a linha conta com luzes diurnas, o Daytime Running Lights – DRL.
Em termos de estilo, enquanto as versões híbridas possuem moldura superior das janelas com acabamento cromado, o acabamento em plástico preto segue toda a lateral do veículo até a traseira, inclusive envolvendo as rodas. Já o rack de teto longitudinal garante a sensação de utilidade de um verdadeiro SUV e as maçanetas externas na cor do veículo dão um toque final de elegância.
Todas as versões do Corolla Cross possuem rodas de liga leve, na XR de 17” com acabamento na cor prata e pneus 215/60 R17, e nas as versões XRE e XRV Hybrid de 18” com acabamento na cor cinza escuro e diamantada. A topo de linha, XRX Hybrid, possui acabamento na cor preta e diamantada. Nessas três versões, os pneus são 225/50 R18.
As dimensões do Corolla Cross são:
Modelos XRX Hybrid XRV Hybrid XRE XR
Altura (mm) 1.620
Comprimento (mm) 4.460
Distância entre eixos (mm) 2.640
Largura (mm) 1.825
Volume do porta-malas (L) 440
DESIGN INTERNO
O interior do Corolla Cross segue o padrão do sedan, com pequenas diferenças. No SUV, todo o acabamento é disposto horizontalmente até se conectar com as portas, aumentando a sensação de amplitude, o acabamento é de plástico duro.
O console central tem espessura mais grossa e é sustentado por duas hastes nas extremidades com acabamento na cor prata. Além disso, os puxadores internos das portas têm um design flutuante, trazendo uma impressão poderosa característica de um SUV e uma sensação de alta qualidade.
O novo SUV Corolla Cross conta com uma extensa lista de itens de conforto, conveniência, tecnologia e segurança. Desde a versão de entrada XR o modelo conta com ar-condicionado digital automático com duto traseiro, banco do motorista com regulagem para seis ajustes, – altura, distância e inclinação – banco do passageiro dianteiro com regulagem manual para quatro ajustes – distância e inclinação – ,direção eletroassistida progressiva (EPS), computador de bordo com tela TFT de 4,2” de alta resolução, freio de estacionamento no pedal, espelhos retrovisores externos elétricos eletro-retráteis e rebatimento automático ao fechar o veículo e pisca integrado, modo de seleção de condução Sport (versões XR e XRE), rack de teto longitudinal e sistema de áudio central multimídia Toyota Play com tela sensível ao toque de 8” (com rádio AM/FM, função MP3, entrada USB, Bluetooth, conexão para smartphones e tablets com Android Auto e Apple CarPlay).
As versões XRE, XRV Hybrid e XRX Hybrid adicionam, ainda, sistema de destravamento das portas por sensores na chave (Smart Entry), sistema de partida por botão (Start Button/Push Start), limpador do para-brisa com sensor de chuva, somente a XRE conta com paddle shift no volante.
As versões híbridas XRV e XRX contam com modo de seleção de condução Power e somente a XRX Hybrid possui ar-condicionado digital automático Dual Zone com sistema S-Flow e duto traseiro, banco do motorista com regulagem elétrica para oito posições – altura, distância, inclinação do encosto e inclinação do assento – e teto solar elétrico com função antiesmagamento.
A edição limitada Special Edition é baseada na topo de linha, XRX Hybrid, mas com ainda mais equipamentos, como carregador por indução para celular (wireless charger) estribo lateral, soleira nas portas e bandeja do porta-malas.
A Plataforma do bólido tem a base na TNGA (Toyota New Global Architecture – Nova Arquitetura Global Toyota), e diz respeito a uma filosofia de fabricação que visa melhorar drasticamente o desempenho da produção do carro e destacar as características únicas de cada modelo, melhorando significativamente os componentes essenciais que fazem parte do veículo e têm um impacto direto no design, conforto, desempenho e segurança.
O Corolla Cross é mais um modelo do grupo Toyota construído sobre a plataforma GA-C (Global Architecture – Compact), a mesma do Corolla sedan, do Prius e do crossover Lexus UX250h, vendidos no mercado brasileiro.
Na parte da suspensão, o Corolla Cross conta com suspensão dianteira independente, MacPherson com molas helicoidais e barra estabilizadora – como no sedan – já a suspensão traseira do Corolla Cross é do tipo eixo de torção com molas helicoidais e barra estabilizadora, ou seja, há uma clara perda em comparação com o Corolla sedan. Outro ponto que talvez decepcione os amantes de SUV é a altura do solo, o novo Corolla Cross tem uma altura de solo de apenas xxx.
O Corolla Cross segue a fórmula de sucesso de seu irmão sedan, sendo dotado de duas opções modernas e eficientes de propulsores. Equipado com o motor já conhecido e confiável da Toyota 2.0L Dynamic Force de quatro cilindros em linha e 16 válvulas conta com comando de válvulas variável inteligente VVT-iE que, por meio de um motor elétrico, modifica os tempos de abertura das válvulas de admissão. Ele ainda vem com um sistema de injeção direta e indireta de combustível D-4S que adapta a injeção às condições de direção, oferecendo mais potência e menor consumo de combustível. Com ciclo Atkinson Flex, rende 177 cv de potência a 6.600 rpm, quando abastecido com etanol, e 169 cv, a 6.600 giros, com gasolina. O torque máximo abastecido com etanol ou gasolina é 21,4 kgf.m a 4.400 rpm.
A transmissão do SUV privilegia o conforto em detrimento da emoção a dirigir, equipado com a também já conhecida Direct Shift de 10 marchas, que proporciona a suavidade, de uma transmissão CVT convencional com uma sensação de aceleração direta, apesar de sem graça, não há dúvidas de que é confiável e confortável.
A Toyata vem se destacando na área dos híbridos e , após gastar fortunas com o Prius, implementou seus novos conhecimentos na SUV. Ele vem com o consagrado sistema híbrido que combina três motores, dois elétricos e um a combustão com tecnologia flex e transmissão hybrid transaxle. Tornando-se o segundo veículo híbrido flex do mundo produzido no Brasil.
O sistema híbrido da Toyota combina um motor 1.8L VVT-i 16V de ciclo Atkinson flex, com 101 cv de potência a 5.200 giros quando abastecido com etanol, e 98 cv também a 5.200 rpm, quando abastecido com gasolina, e 14,5 kgf.m de torque a 3.600 rpm (abastecido com etanol ou gasolina). O motor funciona em conjunto com dois motores elétricos (MG1 e MG2) de 72 cv de potência e 16,6 kgf.m de torque.
Tal qual o Prius, a bancada de baterias híbrida de níquel-hidreto metálico, responsável por alimentar o motor elétrico do Corolla Cross, está localizada embaixo do banco traseiro, contribuindo para a redução do centro de gravidade e aprimorando a estabilidade na condução do veículo, sem comprometer o espaço interno para os ocupantes.
Destaque para o uso inteligente da Toyota do sistema oriundo da Fórmula 1, de freios regenerativos, que acumula a energia cinética gerada pelas frenagens e a transforma em energia elétrica, alimentando a bateria híbrida. Segundo o INMETRO, o Corolla Cross híbrido é capaz de rodar 13,9 km/l na estrada e 17 km/l na cidade quando abastecido com gasolina. Com etanol, o modelo roda 9,6 km/l na estrada e 11,8 km/l na cidade.
Entre outros apetrechos do Toyota Cross, destacam-se o sistema de Pré-Colisão Frontal do Toyota Safety Sense que usa a câmera e o radar de ondas milimétricas para detectar veículos que circulam nas ruas e estradas – se o sistema detectar a possibilidade de uma colisão, ele alerta o motorista por meio de avisos sonoros e visuais e ativa a assistência de frenagem para evitar ou reduzir os danos causados por elas, como novidade, o sistema agora passa a detectar também pedestres e ciclistas – Sistema de Assistência de Permanência de Faixa (LTA), com função de Alerta de Mudança de faixa o Sistema de Alerta de Mudança de Faixa (Lane Departure Alert System – LDA).
Faróis altos automáticos (AHB) são um sistema de segurança projetado para ajudar o motorista a ver mais claramente à noite sem distrair outros motoristas. O AHB trabalha com uma câmera a bordo para detectar os faróis dos veículos que se aproximam e os faróis traseiros dos veículos na frente e alterna automaticamente entre os faróis altos e baixos em conformidade.
O Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) é um sistema semelhante ao “cruise control” que permite a condução a uma velocidade constante pré-determinada. O ACC usa o radar de ondas milimétricas montado na grade frontal e a câmera projetada a bordo para detectar veículos, calcular sua distância e ajustar a velocidade para ajudar a manter uma distância predeterminada de veículo para veículo.
As cores disponíveis para o novo Corolla Cross são Branco Polar (sólido), Branco Lunar Perolizado, além das cores metálicas: Preto Infinito, Prata Lua Nova, Cinza Granito, Vermelho Granada e a nova e exclusiva cor Azul Netuno.
E você o que achou dessa novidade da Toyota?
Você acha que o Corolla Cross fará o mesmo sucesso do Corolla?