Às vezes, a história do automobilismo é composta por carros lendários que nunca cruzaram o limiar de uma corrida. O Porsche LMP 2000, protótipo que permaneceu em segredo durante quase 25 anos, é o exemplo perfeito. Destinado a reinar na categoria LMP900 nas 24 Horas de Le Mans, este carro nunca teve oportunidade de demonstrar o seu potencial em pista. Hoje, graças ao trabalho da equipa do Porsche Heritage and Museum, este “fantasma de Weissach” encontrou novamente a luz.
Como um unicórnio
Em 1999, o Porsche LMP 2000 foi criado e desenvolvido para dominar a classe rainha das 24 Horas de Le Mans. Apenas dois pilotos renomados, Bob Wollek e o tricampeão Allan McNish , tiveram a chance de pilotar o LMP 2000 na pista de testes de Weissach, totalizando apenas 80 quilômetros de corrida . Depois, o projeto foi abruptamente suspenso e o carro permaneceu escondido da vista, como um segredo bem guardado dentro da Porsche.
Recentemente, o LMP 2000 voltou às pistas graças aos especialistas do legado da Porsche. Alexander E. Klein, Chefe da Coleção Porsche, explica: “Para nós, Porsche Heritage and Museum, este momento foi sem dúvida muito especial. Exatamente 25 anos após as primeiras voltas de teste do projeto LMP 2000, estávamos de volta a Weissach Flacht para rodar o carro novamente. O carro é como um unicórnio na história do automobilismo. Ninguém nunca a viu em competição e por isso ficamos muito felizes em apresentá-la. »
Som único e uma experiência inesquecível
Allan McNish, de volta ao volante para a ocasião, partilhou as suas impressões: “Era como se eu tivesse 25 anos novamente. Foi fantástico ouvir o motor V10 novamente . Descendo a reta traseira, empurrando forte, ouvindo o ronco do motor acima de 7.000 rotações… É um som magnífico. » O entusiasmo do piloto escocês atesta a potência bruta e a alma deste carro, que nunca foi capaz de se expressar nas corridas.
Para McNish, esta sessão de testes não foi apenas uma experiência de condução, mas um momento de reencontro . Ele relembra: “Foi como uma reunião de ex-alunos, vendo os engenheiros e mecânicos com quem trabalhei. O que as pessoas não percebem é que através desses projetos você se torna uma pequena família, e foi como voltar para aquela família. »
Thomas Laudenbach, agora chefe da Porsche Motorsport, também se lembra deste período como um ponto de viragem. “Eu era um jovem engenheiro de motores quando me envolvi neste projeto. Era uma equipe muito pequena. Trabalhamos em tudo, desde o desenvolvimento mecânico até a aplicação . E para mim foi ótimo, porque foi a primeira vez que trabalhei em um projeto de automobilismo, que no início era uma folha em branco. Foi uma curva de aprendizado incrível. Foi a minha estreia e foi um privilégio trabalhar para a Porsche, que venceu Le Mans em 1998.”
O regresso às pistas do Porsche LMP 2000 oferece aos fãs das 24 Horas de Le Mans uma rara oportunidade de descobrir um pedaço escondido da história da Porsche. Esta ressurreição faz-nos lamentar não ter podido admirar este protótipo face ao Audi R8, ao Cadillac Northstar LMP, ao Panoz LMP01, ao Courage C60, ao Dallara SP1 ou ao Dome S101, carros notáveis da era LMP900.
Fonte: Le Mans