
Fundada em 1963 pelo visionário magnata da indústria Ferruccio Lamborghini para competir com a marca Ferrari, da Emilia Romagna, a empresa homônima brincou com a ideia de disputar as 24 Horas de Le Mans apenas alguns anos depois, com planos de colocar dois protótipos Miura em La Sarthe para enfrentar empresas como Ford, Porsche e a arquirrival Ferrari.
Por vários motivos, esse ambicioso projeto nunca se concretizou e, com a carismática Lamborghini acreditando que não precisava provar nada na pista, foi somente no início deste ano que o fabricante de Sant’Agata Bolognese fez sua estreia tardia na categoria mais alta da corrida, com seu hipercarro SC63, pilotado pela Iron Lynx, registrando um impressionante resultado entre os dez primeiros.
Muito parecido com essa parceria – e em contraste com as outras marcas apresentadas nesta série – as atividades internacionais de automobilismo da Lamborghini ao longo dos anos giraram predominantemente em torno de programas de clientes, bem como campeonatos monomarca bem-sucedidos. Lançado em 2009, o Super Trofeo estabeleceu uma forte posição na Europa, Ásia e Américas usando versões de corrida dos populares modelos Gallardo e Huracán.

O caminho não convencional que a Lamborghini traçou é o tema de “Uma História Única de Corrida”, que inclui entrevistas com o presidente e CEO da empresa, Stephan Winkelmann, e o diretor técnico, Rouven Mohr, bem como o piloto de fábrica Edoardo Mortara e o especialista da FIA WEC, Sam Smith.
Assim como aproveita a transferência de tecnologia da corrida para a estrada possibilitada pela competição, na mesma linha, o DNA de design e os traços de estilo inconfundíveis da Lamborghini são evidentes em todos os seus carros de corrida.
O instantaneamente reconhecível Huracán LMGT3 Evo 2 alcançou duas pole positions e um pódio na categoria LMGT3 da FIA WEC este ano com a Iron Lynx e as Iron Dames, enquanto o compromisso simultâneo com o Hypercar marcou o maior envolvimento da Lamborghini no esporte até o momento – uma indicação clara de que esta marca otimista com uma propensão a fazer as coisas de forma diferente permanece sempre aberta a ideias inovadoras e novas oportunidades…

Fonte: WEC News