A Califórnia tem as políticas mais favoráveis aos veículos elétricos de todos os estados, mas essa atitude acolhedora e calorosa não é compartilhada pelas concessionárias franqueadas do estado.
De acordo com Stephen Edelstein, da Green Car Reports, um grupo dessas concessionárias ameaçou entrar com ações legais contra a nova marca Scout Motors EV do Grupo Volkswagen, se ela não parar de aceitar reservas para sua picape elétrica Terra e seu SUV Traveler, com lançamento previsto para 2027.
A Scout disse que contará com um modelo de vendas diretas , semelhante ao de outras marcas totalmente elétricas, como Tesla, Rivian e Lucid .
Em uma carta de 20 de dezembro ao consultor jurídico geral da Scout Motors, Neil Sitron, e ao consultor jurídico geral do VW Group of America, Antony Klapper, divulgada pela primeira vez pelo Automotive News , a California New Car Dealers Association disse que o plano de vendas diretas “corta indevidamente as concessionárias VW novas e existentes de uma oportunidade ” e supostamente viola as leis de franquia da Califórnia.
Conceito de Escoteiro Viajante
“A lei da Califórnia determina que os fabricantes não podem competir com seus próprios franqueados usando afiliados para vender ou fazer a manutenção direta de veículos, que é exatamente o que a VW e a Scout pretendem fazer”, diz a carta.
Os revendedores têm reclamado sobre vendas diretas desde que a Tesla lançou sua infraestrutura de vendas há mais de uma década. Na época, a Tesla indicou que não sentia que seus veículos elétricos teriam uma chance justa de serem vendidos em concessionárias franqueadas junto com veículos a gasolina . Os revendedores responderam com campanhas de lobby em nível estadual para proteger as leis de franquia, algo que o CEO da Rivian, RJ Scaringe, chamou de ” o mais próximo que você pode chegar da corrupção “.
Mas enquanto montadoras como Tesla, Rivian e Lucid dependem parcialmente de showrooms de propriedade da empresa, elas também nunca usaram concessionárias franqueadas. A Scout, por outro lado, ainda faz parte do Grupo VW, então o argumento parece ser que a VW pode ter concessionárias ou pode ter vendas diretas, mas não pode ter as duas coisas — mesmo que os diferentes modelos de vendas fossem isolados por marca.
Conceito Scout Terra
A Volvo encontrou o equilíbrio certo com o Polestar , que foi permitido pelos estados como um modelo de vendas diretas, mas com algum nível de serviço ao cliente — e a própria operação de serviço e reparo, em muitos casos — conectada às concessionárias Volvo.
Uma abordagem como essa pode ter ajudado a acalmar os ânimos aqui. As concessionárias dos EUA vinham pedindo picapes à VW há anos, e a VW não as mantinha informadas sobre a marca Scout. Foi uma surpresa completa .
Enquanto isso, a VW recentemente adquiriu uma participação de US$ 5,8 bilhões na Rivian, que por acaso já fabrica caminhonetes que são muito próximas do mesmo formato que a Scout apresentou em forma de conceito no começo deste outono, ainda a mais de dois anos da produção. E, no caso da Rivian, sua rede de showrooms de propriedade da empresa já está em funcionamento.