A Pirelli completou sua linha de pneus para supercarros da Ferrari com a introdução do novo Cinturato P7 desenvolvido para o icônico Ferrari GTO. Este pneu fez sua estreia nas estradas em outubro durante o GTO Legacy Tour 2024, adicionando-se à linha abrangente de pneus Ferrari feitos sob medida da Pirelli. Isso inclui os pneus recentemente desenvolvidos da linha P Zero para o Ferrari Enzo , bem como os pneus já disponíveis para outros supercarros renomados da Ferrari: o F40, F50, LaFerrari e LaFerrari Aperta.
Apresentando o Cinturato P7 para a Ferrari GTO
O Ferrari GTO , um supercarro pioneiro da Ferrari, comemora seu 40º aniversário este ano. Para comemorar, a Ferrari organizou um tour exclusivo para proprietários de GTO, dirigindo das pitorescas Montanhas Dolomitas até a casa da Ferrari em Maranello. Foi durante este tour que o recém-desenvolvido Cinturato P7 da linha Pirelli Collezione fez sua estreia nas estradas. A Pirelli Collezione é uma linha de pneus projetados para os carros clássicos e modernos mais icônicos do mundo, combinando visuais vintage com know-how contemporâneo. Originalmente desenvolvido para o Campeonato Mundial de Rally de 1974 e então introduzido como um pneu de estrada em 1976, o Cinturato P7 foi o primeiro produto de perfil ultrabaixo, oferecendo melhor aderência em curvas graças à sua inovadora altura baixa da parede lateral em comparação com a largura da banda de rodagem. Para a Ferrari GTO, este pneu retorna em seu tamanho original (225/50 R16 na frente e 265/50 R16 atrás), combinando design vintage com materiais e tecnologia modernos – como é o caso de todos os pneus da linha Collezione.
Pneus P Zero para Ferrari F40, F50 e Enzo
A colaboração da Pirelli com a Ferrari continuou em 1987 com o lançamento do Ferrari F40 , que continuou a tradição do GTO e foi o primeiro carro de produção a apresentar os icônicos pneus P Zero da Pirelli como equipamento original naquele mesmo ano. Este pneu introduziu um revolucionário tamanho de aro de 17 polegadas, nunca visto em nenhum carro de rua, bem como tecnologias de ponta que permitiram que o F40 excedesse 300 km/h. Hoje, a linha Pirelli Collezione inclui um P Zero específico para o F40, no tamanho 245/40 R17 na frente e 335/35 R17 na traseira.
Para seu sucessor – o Ferrari F50 revelado no Salão do Automóvel de Genebra de 1995 – a Pirelli desenvolveu pneus sob medida com base no Sistema P Zero Corsa , no tamanho 245/35 R18 na frente e 335/30 R18 na traseira. Este pneu foi introduzido no início dos anos 2000 como o mais esportivo na faixa de estrada, com uma estrutura específica que proporcionava estabilidade máxima em alta velocidade e em curvas, permitindo que também fosse usado na pista.
Mais recentemente, a Pirelli introduziu um novo pneu P Zero Corsa System para o Ferrari Enzo na linha Collezione: no tamanho 245/35 R19 na frente e 345/35 R19 atrás. Desenvolvido junto com os próprios pilotos de teste da Ferrari, este pneu mais recente oferece o mesmo manuseio esportivo de quando o carro era novo, mas com segurança e confiabilidade aprimoradas, graças à mais recente tecnologia de compostos de pneus.
Do clássico ao moderno
A Pirelli tem sido uma presença constante em toda a evolução dos supercarros da Ferrari: do clássico GTO aos modelos mais modernos. Isso inclui o LaFerrar i 2013 e o LaFerrari Aperta 2016 , ambos originalmente equipados com pneus P Zero Corsa Asimmetrico 2 da Pirelli : um produto de altíssimo desempenho dentro da linha P Zero. O nome P Zero tem sido sinônimo dos carros mais extremos e prestigiados nos últimos 40 anos, bem como do automobilismo . Essa cascata de tecnologia começa com o laboratório a céu aberto que é a Fórmula 1, que transfere para a estrada inovações que foram originalmente desenvolvidas na pista de corrida.
Fonte: Pirelli