
A Cupra Kiro pode ser nova em termos de nome, mas é um rosto familiar na Fórmula E. A equipe passou por diversas identidades diferentes desde que estreou como Equipe China na temporada inaugural da Fórmula E — que venceu com Nelson Piquet Jr. —, mas entrou nesta temporada após um novo investimento.
A empresa de investimentos norte-americana The Forest Road Company — com financiamento dos cofundadores da Ares Management, David Kaplan e Bennett Rosenthal — assumiu o time na entressafra com o objetivo claro de transformar o antigo time de defesa em um concorrente regular.
Uma sólida estrutura financeira e os motores da Porsche deram à equipe motivos para otimismo no futuro, otimismo que o piloto Dan Ticktum não conseguiu aproveitar totalmente até recentemente, com seu acordo para continuar com a equipe por uma terceira temporada (sob uma terceira identidade diferente) chegando na última hora.
“Tem sido bem estressante para mim, porque eu só soube que iria dirigir no último mês ou algo assim”, disse Ticktum ao correspondente Dominik Wilde, da revista RACER. “Então, na verdade, foram alguns meses horríveis, em termos de estresse. Agora que está tudo resolvido, estamos em um lugar muito positivo. Acho que obviamente temos algo muito melhor no começo do que o pacote que temos nos últimos anos. Então, sim, me sinto bem motivado.”
Acordo tardio ou não, a familiaridade tem sido um benefício para Ticktum, que sente que a equipe pode liberar seu potencial agora que tem os motores alemães.
“A estrutura da equipe é muito parecida”, disse Ticktum. “(Há pessoas parecidas nos mesmos lugares. OK, algumas vieram e foram, mas é tudo muito familiar para mim em termos de como a equipe opera. Obviamente, temos algum suporte da Porsche e esse lado é obviamente um pouco diferente. Já aprendi muito, só preciso de mais experiência com isso.
“Temos que juntar tudo. Ainda somos uma equipe relativamente pequena. Acho que isso vai mudar — tudo está indo na direção certa com parceiros e tudo. É tudo muito emocionante. Acho que as matérias-primas vão ser muito boas, mas você tenta alinhar tudo e garantir que entrega.”

Ticktum está encorajado pela forma como as coisas estão se encaixando em Cupra Kiro. Simon Galloway/Motorsport Images
Os sucessos anteriores da Porsche no GEN3 — títulos de pilotos com Jake Dennis e a equipe cliente Andretti na Temporada 9 e Pascal Wehrlein e a equipe de fábrica na temporada passada — significam que a barra está alta para Kiro. Ticktum insiste que “não estabeleceu nenhuma meta”, mas não há como esconder que suas próprias expectativas aumentaram para esta temporada.
“Acho que alguns pódios seriam legais, mas honestamente não sei como a temporada vai se desenrolar”, disse ele. “Se tudo correr bem, acho que podemos ir muito bem; só precisamos ver, aprender o mais rápido possível, tentar e tentar fazer tudo funcionar como aconteceu com a Porsche no ano passado e ver o que podemos fazer.”
Ticktum começou a nova temporada com um oitavo lugar, tendo saído da 11ª posição no grid para marcar os primeiros pontos na primeira etapa de sua carreira na Fórmula E, e seu primeiro resultado entre os 10 primeiros desde o primeiro E-Prix de Misano — sexta etapa de 16 — na temporada passada.