Por Zack Albert
Joey Logano já estava de volta em casa após a corrida de eliminação Roval do Charlotte Motor Speedway na noite de domingo, relaxando jogando pebolim com um amigo em sua loja. Um pouco de futebol de mesa ajudou a distrair da resignação de que sua elegibilidade ao campeonato nos playoffs da NASCAR Cup Series havia evaporado.
Foi quando as notificações do telefone de Logano começaram a aumentar.
Esses pings eventualmente deixaram Logano a par das fofocas que estavam vazando da inspeção pós-corrida. O Chevrolet nº 48 da Hendrick Motorsports dirigido por Alex Bowman foi considerado abaixo do peso. Bowman foi desclassificado e descartado da pós-temporada; Logano estava de volta ao campo dos playoffs, avançando com um adiamento de 11 horas.
Logano detalhou o que ele chamou de “montanha-russa selvagem de emoções” após a reviravolta dos eventos de domingo, lançando luz sobre sua perspectiva renovada durante uma disponibilidade para a mídia na terça-feira com sua busca por um terceiro título da Cup Series recentemente restaurada. O veterano de 34 anos reuniu um valente dia de coleta de pontos na final das oitavas de final de domingo, mas terminou nove pontos atrás de avançar com os resultados iniciais não oficiais. Quando a inspeção terminou, Logano foi colocado de volta como o oitavo e último piloto ainda vivo no grid da pós-temporada.
“Eu estava começando a seguir em frente”, disse Logano, contando o tempo entre a bandeira quadriculada e os resultados sendo oficializados. “Você chega lá literalmente no momento em que saímos do carro de corrida. Demora um pouco para organizar seus pensamentos e, honestamente, quando eu estava dirigindo para casa, minha esposa e eu estávamos falando sobre algo muito mais importante do que o que estávamos fazendo na pista de corrida. Minha mente já estava começando a mudar sobre quais seriam os próximos movimentos e meio que superando a corrida. Então comecei a ouvir os rumores de lá, e o telefone começou a tocar logo depois.”
Esses rumores giravam em torno de potenciais atrasos no processo de inspeção. “Normalmente, nada acontece”, disse Logano sobre a conjectura, que ele recebeu com um grão de otimismo cauteloso. Mas as perguntas e a incerteza começaram a ganhar força, e esse efeito bola de neve chamou sua atenção.
“Eu estava tipo, ‘Tem alguma coisa aqui’”, Logano disse à SiriusXM NASCAR Radio na terça-feira de manhã. “Espere um segundo. Tem alguma coisa acontecendo. Preciso descobrir porque muitas pessoas estão ligando ao mesmo tempo.”
Esse otimismo foi recompensado e permaneceu na segunda-feira depois que a Hendrick Motorsports decidiu não apelar da penalidade. Logano agora vai para a abertura das oitavas de final de domingo no Las Vegas Motor Speedway (14h30 horário do leste dos EUA, NBC, PRN Radio, SiriusXM NASCAR Radio, NBC Sports App) com objetivos mais elevados além de somar uma quarta vitória no oval de 1,5 milha de Nevada. Logano disse que a elegibilidade para os playoffs, intacta ou não, sua abordagem permanece a mesma: “Você vai lá e ataca.”
Logano venceu a corrida de abertura do playoff no Atlanta Motor Speedway no mês passado, e liderou voltas em três das quatro corridas que se seguiram, embora suas chegadas não tenham produzido um resultado top 10 naquele trecho. Ele voltou ao curso no Charlotte Roval, terminando em oitavo e acumulando 18 pontos de estágio em um esforço total de 47 pontos. Essa coragem em uma situação de pressão, combinada com a velocidade em seu Ford nº 22, tem sido encorajadora enquanto Logano estabelece uma meta de chegar ao estágio do campeonato na final da temporada de 10 de novembro no Phoenix Raceway.
“As estatísticas podem não parecer. Pode parecer que somos azarões desde o início, mas internamente estamos muito confiantes em nossa equipe de corrida de que podemos fazer uma corrida nessa coisa e nos colocar no Campeonato 4”, disse Logano, que está 11 pontos abaixo da linha de eliminação provisória. “Já vimos isso no passado, onde você entra lá e tudo pode acontecer em Phoenix. O objetivo agora é olhar para as próximas três corridas e como maximizar isso. Podemos apontar nosso caminho. Estamos apenas 11 fora, então não são muitos pontos de forma alguma. Pode acontecer muito rápido, então uma corrida de cada vez. Agora, o foco é Vegas e tentaremos maximizar o dia lá.”
Dois pilotos da Team Penske chegaram à Rodada de 8, com Logano se juntando ao atual campeão da Cup Series, Ryan Blaney, entre os pilotos que ainda disputam a Bill France Cup. O companheiro de equipe da Penske, Austin Cindric , não conseguiu avançar do grupo da Rodada de 12, apesar de terminar em quarto lugar no Roval.
Logano (2022) e Blaney (2023) ganharam os últimos dois títulos da Cup Series, e o projeto para o sucesso da Team Penske tem sido um aumento de desempenho conforme a temporada se aproxima do fim. É um plano que Logano espera replicar este ano.
“Tendências são tendências por um motivo, certo?”, disse Logano. “Não sei por que ou o que é, mas parece que o Team Penske faz um bom trabalho ao se destacar quando é importante durante os playoffs. Sinto que isso aconteceu um pouco mais cedo este ano. Começamos a fazer essa reviravolta um pouco mais rápido do que no ano passado e, ainda assim, no ano passado, Blaney conseguiu vencer o campeonato. Sim, me sinto ótimo porque já fizemos isso antes. Como eu disse antes, de fora, você olha para dentro e diz: ‘Bem, eles não tiveram tantos top 5. Eles não tiveram tantos top 10. Eles não foram tão competitivos.’ Quem se importa? Já vivemos essa história muitas vezes antes. Sim, seria mais fácil se você tivesse mais pontos nos playoffs? Sim, mas sabe de uma coisa? Você vence neste fim de semana e está sentado como o favorito indo para Phoenix, então muda assim, e é com o sistema de playoffs que temos.
“Cada ponto importa durante toda a temporada. Não estou descartando isso, mas você tem que ser o seu melhor absoluto neste ponto da temporada, ou então esses pontos nem importam, então estou confiante em nosso time que temos isso. Ainda estamos vivos. Ainda estamos indo e esse é o nome do jogo nestes playoffs.”
Fonte: Nascar