
A Citroën supostamente começou os processos preliminares necessários para reviver o nome mais impactante da marca. De acordo com uma fonte anônima falando com a Autocar da Grã-Bretanha , uma versão revivida do amado 2CV está em desenvolvimento inicial.
Segundo Lucas Bell, da revista Road & Track, é importante notar que a Citroën ainda não confirmou oficialmente o plano conforme estabelecido no relatório da Autocar , então leve isso com um grão de sal — mas vale a pena investigar algumas das alegações. O relatório afirma que, apesar das declarações anteriores da montadora negando interesse em produzir um novo 2CV, sua posição suavizou após a estreia bem-sucedida do Renault 5. Esse EV de inspiração retrô provou ser imensamente popular entre os compradores franceses, destacando o potencial de outras marcas históricas retornarem. E enquanto a Renault olhou para uma linha do tempo alternativa onde o Le Car nunca saiu da produção, a Citroën está supostamente adotando uma abordagem visual mais direta com seu retorno.
STEPHANE DE SAKUTIN
O original “deux chevaux” chegou em 1948 como um veículo utilitário de baixo custo para o povo francês nos dias seguintes à Segunda Guerra Mundial. Apesar de sua aparência um tanto polarizadora e do motor insignificante de nove cavalos de potência no lançamento, o carro provou ser um ícone duradouro. A Citroën manteve o carro em produção por 42 anos, com mais de 3,8 milhões de unidades construídas até a aposentadoria da placa de identificação em 1990. Os carros continuam populares entre colecionadores e entusiastas da direção até hoje, conquistando um culto de seguidores semelhante ao do Fusca ou do Fiat 500 .
Dada a pressão de preços provocada pelos fortes compromissos da Europa com a legislação de VE, um 2CV renascido e acessível para esta nova era pode ser uma ótima oferta para a Citroën. A marca atualmente vende o quadriciclo Ami , que se inspira claramente no 2CV, mas não cumpre bem a missão de carro pequeno. (É difícil superar sua velocidade máxima de 28 mph.) A marca também oferece atualmente o C3, que começa em £ 17.990 (aproximadamente US$ 22.200 nas taxas de câmbio atuais). Se a marca quiser encaixar o novo carro abaixo desse modelo, ela precisaria aplicar a abordagem sem frescuras do original.
Todos os detalhes — incluindo se um novo 2CV seria um veículo elétrico ou de combustão interna — continuam sendo uma questão muito questionável até que a Citroën esteja disposta a fazer uma declaração oficial. Dito isso, 2028 representará o 80º aniversário do carro; se alguma vez houve um momento para se inclinar para um ciclo de desenvolvimento de quatro anos, seria agora.