Projetado em 1974 para substituir o DS, que por sua vez sucedeu ao Traction Avant, o CX é lembrado até hoje como o grande ícone da Citroën dos anos setenta e oitenta. Como seus dois prestigiosos antecessores, ele se beneficia de inúmeras inovações técnicas que, ao longo de seus dezessete anos de carreira, lhe conferiram qualidades excepcionais e ainda o diferenciam em 2024.
Seu estilo exclusivo lhe confere uma identidade aerodinâmica, elegante e de baixa inclinação, que é imediatamente reconhecível. O CX foi substituído no verão europeu de 1989 pelo XM. No entanto, suas versões de propriedade continuaram a ser produzidas até o segundo semestre de 1991.
CX, APROVEITANDO AO MÁXIMO O PROGRESSO
O CX foi lançado oficialmente em 26 de agosto de 1974. Apresentados à imprensa na Suécia em julho anterior, os vinte e dois CX 2000 e CX 2200 usados para testes fizeram um retorno notável a Paris, à loja Citroën na Avenue des Champs-Elysées, como parte de um tour de seis dias e 3.400 quilômetros chamado Raid Arctique 1974. Ao volante estavam vinte e dois jovens que haviam participado do Raid Afrique 1973 em um 2CV um ano antes.
Lançado em 28 de agosto de 1974, o CX 2000 atraiu muita atenção no Salão do Automóvel de Paris em outubro seguinte. A estrela do estande da Citroën foi imediatamente reconhecida como um carro inovador. Dos seus antecessores, ele pegou a tração dianteira, a suspensão hidropneumática e os freios a disco assistidos. Mas o recém-chegado também apresenta uma série de inovações originais. O motor transversal de quatro cilindros é posicionado no balanço dianteiro e inclinado para frente para otimizar ainda mais a distribuição de peso e a aderência. Para um conforto excepcional, a carroceria monobloco adota dezesseis elos elásticos nas longarinas que filtram ruídos e vibrações dos eixos dianteiro e traseiro, bem como do motor e da caixa de câmbio.
Esteticamente, além de suas linhas particularmente aerodinâmicas, conforme destacado pelo nome CX (sigla usada para mensurar o coeficiente aerodinâmico), todo o layout do interior foi objeto de um estudo muito detalhado. A característica mais emblemática é, sem dúvida, o famoso painel de instrumentos arredondado. A ergonomia e a segurança passiva não foram esquecidas. Em primeiro lugar, todos os controles usuais essenciais para a direção, como faróis, indicadores, limpador de para-brisa e buzina, estão acessíveis na ponta dos dedos, sem que as mãos deixem o volante. Todos os componentes do acabamento e do interior não têm saliências agressivas e seus materiais foram projetados para serem tão resistentes quanto os órgãos do corpo humano. Outra inovação em 1974 foram os cintos de segurança dianteiros retráteis.
Obviamente, suas muitas qualidades não passaram despercebidas e, em 29 de janeiro de 1975, ele foi premiado com o Troféu Car of the Year de 1975 pela imprensa automobilística europeia. A partir de julho de 1975, o CX também recebeu o famoso sistema de direção servo-assistida Diravi, da SM. Esse novo tipo de direção hidráulica, com sua dureza dependente da velocidade, garantiu uma direção excepcional em todas as condições, seja no seco, no molhado ou na neve, e em todas as velocidades. Inicialmente disponível como opcional, ele seria posteriormente instalado como padrão em toda a linha.
CONSTANTE INOVAÇÃO
Ao longo dos anos, o CX também continuou a evoluir, recebendo inovações e soluções técnicas que, em sua maioria, se tornaram normas meio século depois. Isso inclui, por exemplo:
- Em 1975: ar-condicionado, vidros elétricos nas quatro portas, dois espelhos retrovisores externos com controle interno, lanternas de neblina;
- Em 1976: câmbio semiautomático;
- Em 1977: injeção eletrônica de gasolina, câmbio de cinco marchas, teto solar elétrico, faróis de neblina, ignição eletrônica transistorizada e rodas de liga leve;
- 1978: cintos de segurança nos bancos traseiros e travas eletromagnéticas automáticas nas portas;
- Em 1979: indicador de nível de óleo no painel de instrumentos;
- Em 1980: sistema de lavador do para-brisa integrado às palhetas, econômetro e câmbio automático;
- 1981: pneus de perfil baixo e controlador de velocidade;
- Em 1982: sistema de travamento central da tampa do porta-malas e tampa do bocal de abastecimento de combustível;
- 1983: motor turbodiesel e ar-condicionado automático;
- 1984: motor turbo com injeção eletrônica de gasolina;
- Em 1985: frenagem com sistema de freios antibloqueio (ABS), detector de gelo, indicador de lâmpada defeituosa, sinal de abertura de porta, espelhos retrovisores externos aquecidos com controle elétrico e vidro fumê, aviso sonoro quando as luzes estão acesas e travamento central por controle remoto infravermelho com ativação sincronizada da ignição interna;
- Em 1986: desembaçador automático do vidro traseiro;
- Em 1987: motor turbodiesel com intercooler e um imobilizador codificado.
MODELOS DE DESTAQUE
Ao longo de sua carreira, o CX foi objeto de uma gama particularmente ampla e rica, com uma grande variedade de motores. Alguns desses modelos causaram uma impressão particularmente forte, tanto por sua personalidade quanto por sua exclusividade e excelência.
CX 2000
Foi o primeiro de todos os modelos CX. Ele causou grande agitação no estande da Citroën no Salão do Automóvel de Paris, na Porte de Versailles, em outubro de 1974. Ele era movido por um motor de quatro cilindros, 1.985 cm³ com 102 cv. Apoiado pelo CX 2200 a partir de janeiro de 1975 e pelo CX 2400 a partir de julho de 1976, ele saiu de cena em julho de 1979 com o lançamento do CX Reflex e do CX Athena, equipados com um novo motor 2 litros com eixo de comando de válvulas no cabeçote.
CX Prestige
Assim como o Traction e o DS antes dele, o CX rapidamente se estabeleceu como o carro das figuras políticas. Prefeitos, senadores, deputados, ministros e figuras políticas apreciavam sua elegância, conforto e segurança. É claro que o Primeiro Ministro e o Presidente da República da França não ficaram para trás. A Citroën logo decidiu dar atenção especial a essa importante clientela e, em fevereiro de 1976, apresentou o CX Prestige. Além de um acabamento topo de linha particularmente elegante, com teto de vinil e acabamento em aço inoxidável, o modelo também contava com maior espaço no banco traseiro, o que foi possível graças a uma carroceria 25 cm mais longa na distância entre-eixos. Em setembro de 1978, seu espaço interno foi melhorado ainda mais com a adoção de um teto elevado em quatro centímetros. Embora tenha sido equipado com os motores a gasolina mais potentes, em novembro de 1979, ele deu origem a uma versão com motor a diesel, o CX Limousine, com um acabamento aprimorado do CX Super.
CX Diesel e CX Turbo Diesel
Em dezembro de 1975, a Citroën confirmou sua intenção de desenvolver uma linha genuína baseada no CX e lançou uma versão a diesel do CX 2200. A partir de então, o CX, tanto na versão sedã quanto na versão perua, foi o carro francês por excelência que daria ao motor diesel suas cartas de nobreza. Equipado com um turbocompressor em abril de 1983, a apoteose foi alcançada em março de 1987 com o CX 25 TRD Turbo 2, que recebeu um novo motor de 2.500 cm³ com 120 cv em vez de 95, e uma velocidade máxima de cerca de 195 km/h!
CX Break, família e negócios
Modelo principal da linha CX, a perua foi lançada em janeiro de 1976. Com um volume interno de 2,03 m³ quando os bancos traseiros eram rebatidos, ela oferecia todo o conforto, aderência à estrada e qualidades de frenagem de um sedã. A partir de outubro de 1976, uma versão familiar com dois assentos traseiros foi oferecida, fornecendo nada menos que oito assentos. Finalmente, o CX Enterprise apareceu no primeiro semestre de 1984, a última e única versão comercial do CX Estate. Embora tivesse apenas dois assentos e duas portas dianteiras, ele oferecia um comprimento recorde e volume utilizável de 2,03 m e 2,17 m³, respectivamente. Disponível com motores a gasolina ou diesel, o CX Estate rapidamente se tornou uma referência.
CX GTI, CX GTI Turbo e CX GTI Turbo 2
Era óbvio que o CX seria um sucessor digno do DS 23 IE e seu motor de injeção eletrônica. Isso foi alcançado em maio de 1977 com o lançamento do CX GTI equipado com um motor de injeção a gasolina Jetronic L-Type de 2.347 cm³. Desenvolvendo 128 cv e acoplado a uma caixa de câmbio de cinco marchas, ele alcançava uma velocidade máxima de 189 km/h. Por fora, o CX GTI se distinguia não apenas por seu emblema especial, mas também por guarnições de janelas pretas foscas, rodas de liga leve (inicialmente disponíveis como opcional), faróis de neblina e um defletor de ar dianteiro. Em outubro de 1984, um motor turboalimentado de 2.500 cm³ com 168 cv foi adicionado à linha, transformando-o em um CX GTI Turbo e permitindo que ele atingisse uma velocidade máxima de 220 km/h! Finalmente, em julho de 1986, o carro foi renomeado para CX GTI Turbo 2 com a adição de um intercooler, que não apenas aumentou sua velocidade máxima para 223 km/h, mas também reduziu significativamente o consumo de combustível.
CX EM COMPETIÇÃO, A RAINHA DAS PISTAS
O CX entrou em competição apenas 14 meses após sua apresentação no Salão do Automóvel de Paris. Em 26 de dezembro de 1975, três CX 2200 partiram para o famoso rally-raid Abidjan-Nice, o mesmo evento que deu a Thierry Sabine, na época apenas um piloto de motocicletas, a ideia de organizar um evento semelhante entre Paris e Dakar. Depois de 9.246 km de trilhas, lama, ferro corrugado e pedras, os três Citroëns superaram todas as dificuldades e chegaram ao final em 4º, 5º e 6º lugares na categoria 4×2. De agora em diante, a África e os eventos de longa distância serão os terrenos favoritos do novo Citroën. Sua robustez e suspensão hidropneumática permitiram que ele realizasse várias façanhas.
No Rallye du Maroc, Rallye des Mille Pistes, London-Sydney, Rallye Acropole, Rallye 5 x 5 Transafrica e Rallye Paris-Dakar, o CX, seja de série ou preparado, coleciona lugares de honra e vitórias em categorias contra carros muito mais potentes. E quanto mais longos, acidentados e difíceis os eventos, mais sua suspensão e robustez fazem maravilhas! Mas foi com sua nova pintura tricolor oficial, desenhada por Philippe Donati, aluno da famosa escola Camondo, que o CX conseguiu uma façanha histórica no 9º Tour Automobile du Sénégal. Trinta carros participaram, incluindo cinco CX 2400s. Após quatro etapas e 3.000 km de calor sufocante, apenas sete carros cruzaram a linha de chegada em 1º de novembro de 1977. Os cinco CXs construídos na fábrica marcaram um quintupleto lendário. Os CXs também venceram o Tour Automobile du Sénégal em 1978 e 1979.
O Rally Paris-Dakar também permitiu que o CX se tornasse uma lenda do rally-raid. Em primeiro lugar, no segundo semestre de 1979, a Citroën, que compreendeu imediatamente o potencial de mídia desse evento extraordinário, forneceu ao seu organizador, Thierry Sabine, quatro Méhari 4×4 e, acima de tudo, um CX 2400 GTI, que se tornou um verdadeiro porta-estandarte. Com esse carro, o reconhecimento para o segundo Rally Paris-Dakar foi realizado com grande sucesso. Foi uma oportunidade para o grande Citroën impressionar Thierry Sabine com suas qualidades em todos os tipos de terrenos difíceis! A experiência foi repetida no ano seguinte. Mas o melhor ainda estava por vir.
Em 1981, um CX 2400 GTI de fábrica terminou o evento em décimo sexto lugar, à frente de muitos 4×4 muito mais potentes e, acima de tudo, em primeiro lugar entre os carros com tração nas duas rodas! No entanto, outro CX 2400 GTI de fábrica, com mais cobertura da mídia, causou uma forte impressão no evento e na mente das pessoas. Apresentado pela Citroën Bélgica, ele foi dirigido pela primeira vez por Jacky Ickx, então quatro vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans, e pelo ator Claude Brasseur.
Finalmente, ainda em 1981, em 4 de dezembro, como parte do Grande Prêmio de Dubai organizado nos Emirados Árabes Unidos pelo Al Nasr Motor Sport Club, ocorreu a surpreendente Citroen CX Celebrity Race. Para esta corrida extraordinária, dezesseis CX 2400 GTIs foram confiados à elite do automobilismo mundial, incluindo Richard Attwood, Derek Bell, Jack Brabham, John Fitzpatrick, Dan Gurney, Phil Hill, Denny Hulme, Innes Ireland, Stirling Moss, Roy Salvadori, Carroll Shelby, Patrick Tambay e John Watson. O show começou. A partir da segunda volta em diante, a carroceria estava esfregando uma na outra e as chicanes e curvas foram amplamente cortadas. As dez voltas da corrida literalmente se transformaram em um evento de Stock Car. As imagens desses dezesseis CXs furiosos, para-choque com para-choque, deram a volta ao mundo! Mas com esta ‘Race of Champions’ antes do tempo, o CX encerrou sua carreira esportiva sob os holofotes e as câmeras. Agora, ele deixa seu lugar no departamento de competição para o brilhante Visa e seu troféu em ascensão.
AULNAY, O LOCAL DE NASCIMENTO DO CX
Comissionada em 1973, a fábrica de Aulnay começou a montar o CX em junho de 1974. Na época, era a fábrica de carros mais moderna da Europa. A carroceria, a pintura, o estofamento e a montagem eram todos realizados lá. O uso de computadores e robôs tornou possível automatizar em grande parte os vários estágios da produção, desde a soldagem por pontos dos componentes da carroceria até a operação do armazém, de onde a carroceria pintada é transportada para a linha de montagem de acordo com suas características específicas. Isso elimina a necessidade de manuseio convencional.
O milionésimo CX foi produzido em 23 de outubro de 1987. Tendo empregado até 8.000 pessoas em uma área de 180 hectares, cobrindo 410.000 m², a produção do CX foi encerrada em julho de 1989.
A GAROTA-PROPAGANDA DO CX
Dependendo do modelo apresentado, o CX é objeto de uma publicidade que às vezes é sóbria e elegante em sua imagem, às vezes é dinâmica e incisiva, mas sempre eficaz. Eles são assinados pela famosa agência de publicidade RSCG, dirigida pelo emblemático Jacques Séguéla. Por exemplo, esses anúncios apareceram na imprensa no início dos anos 80, nos quais celebridades como Françoise Hardy e Jacques Dutronc, ou a atriz Miou-Miou, falaram muito bem do CX em um ambiente preto e branco particularmente íntimo. Mas a publicidade para o CX também inclui algumas campanhas particularmente marcantes, com visuais assinados por Jean-Paul Goude, apresentando a icônica modelo e atriz Grace Jones.
Para o lançamento do CX GTI Turbo em outubro de 1984, a musa do fotógrafo-videógrafo foi o centro de uma campanha agressiva e provocativa com o slogan “La CX GTI Turbo, c’est démon! (em português, “O CX GTI Turbo, é um demônio!”). Embora isso tenha sido proibido sob o pretexto de segurança nas estradas, ela não hesitou em destacar a velocidade máxima de 220 km/h do novo modelo com seu motor turboalimentado. O Ministro dos Transportes da época decretou a proibição, mas, ao fazer isso, deu a essa campanha memorável um público que foi ao delírio!
O CX EM NÚMEROS Considerando todos os modelos, um total de 1.042.460 CXs foram produzidos entre 1974 e 1991. Esse número se divide em 913.375 sedãs, incluindo 29.380 versões longas, de 1974 a 1989, e 129.085 peruas, incluindo 900 Enterprise, de 1976 a 1991.
Fonte: Stellantis