Por Curt Cavin
Um novo circuito de corrida temporário de 4,4 quilômetros adjacente aos estádios do Dallas Cowboys e do atual campeão da World Series, Texas Rangers, foi inaugurado na terça-feira em Arlington, Texas, e os pilotos da NTT INDYCAR SERIES presentes previram que a ação será rápida e fluida.
Inicialmente, as projeções preveem velocidades superiores a 180 mph, e os carros podem exceder isso em alguns trechos.
“Acho que você vai estar a mais de 200 milhas por hora olhando para as retas”, disse Josef Newgarden, o piloto da Team Penske que venceu as duas últimas Indianápolis 500 apresentadas pela Gainbridge. “Então, vai ser uma pista muito rápida. É um bom layout, muita visibilidade com a forma como eles o projetaram.
“Sim, esteja aqui porque vai ser um grande show.”
O primeiro Grande Prêmio da INDYCAR de Arlington será realizado em março de 2026.
A reta que mais chamou a atenção de Newgarden e do atual campeão da NTT INDYCAR SERIES Alex Palou da Chip Ganassi Racing tem quase uma milha de comprimento, o que a tornará a mais longa das usadas durante a temporada. O circuito passará por e ao redor do distrito de esportes e entretenimento que abriga os estádios ao sul da I-30.
A parceria da Penske Entertainment com os Cowboys, Rangers e a cidade de Arlington deve contribuir muito para torná-lo um evento de sucesso. A inauguração oficial de terça-feira no Texas Live! contou com a presença dos amigos de longa data Roger Penske e do CEO dos Cowboys Jerry Jones (foto, à esquerda), além do coproprietário dos Rangers Ray Davis, a lenda dos Cowboys DeMarcus Ware, que, assim como Jones, é membro do Pro Football Hall of Fame, e o catcher dos Rangers Pudge Rodriguez, membro do National Baseball Hall of Fame.
Jones disse que esse evento levou anos para ser feito, algo que ele nunca poderia ter sonhado quando os Cowboys se mudaram para Arlington em 2009 e inauguraram o AT&T Stadium, uma instalação enorme com capacidade para 100.000 pessoas. O Globe Life Field, que é a casa dos Rangers desde 2020, fica a alguns quarteirões a leste e tem capacidade para 40.300 pessoas.
O circuito de 14 curvas projetado pelo designer de pistas da INDYCAR de longa data Tony Cotman correrá ao lado do AT&T Stadium e ao redor do Globe Life Field. Entre eles estará o pit lane de dupla face como o usado no circuito de rua do centro de Detroit que estreou em 2023 com o Chevrolet Detroit Grand Prix promovido pela Penske e apresentado por Lear.
Deve haver quatro zonas de ultrapassagem atraentes: Curva 1, Curva 10, Curva 12 e Curva 14. Haverá duas áreas onde a pista passará por baixo da hospitalidade e suítes do circuito, e haverá duas atmosferas semelhantes a um coliseu, incluindo um carrossel em forma de ferradura na Curva 6.
O circuito parece ser esteticamente agradável e excepcionalmente exigente.
“Tenho que me beliscar”, disse Jones. “Eu realmente não acho que poderia ter sonhado, tão grande quanto nossa imaginação era, que poderíamos estar sentados aqui… com Roger Penske, um dos meus verdadeiros modelos sobre como envolver os esportes de uma forma que funcione e faça os negócios que vemos hoje. Eu não poderia ter imaginado isso.
“O Dallas Cowboys saltou para estar com os Rangers e Ray Davis (e) a grande cidade de Arlington para ter a chance de fazer parte deste grande evento.”
Jones acrescentou que os jogos no AT&T Stadium não são apenas para aqueles que comparecem; eles também são para os milhões de pessoas que assistem pela televisão, e ele espera que a FOX, a nova parceira de televisão plurianual da INDYCAR, proporcione uma grande audiência para todos os envolvidos.
“(Os apresentadores) Al Michaels e o grande John Madden diriam (sobre jogos de futebol americano), ‘Pessoal, vocês deveriam estar aqui, vocês deveriam ver este lugar, vocês deveriam fazer parte dele’”, disse Jones. “Isso vai acontecer aqui em Arlington.”
Penske pediu desculpas a Jones por não usar botas em um evento no Texas, mas prometeu que isso se tornaria um evento de destaque.
“Estamos muito felizes em ter nossa marca ao lado da sua marca nesta grande oportunidade”, disse Penske. “É mágico. É uma oportunidade para mostrarmos nosso esporte ao redor do mundo e, certamente, trazer as melhores corridas para Arlington.
“Eu vejo isso como história e oportunidade se unindo. Não há lugar nos Estados Unidos onde corremos para ter esse tipo de comunidade – uma comunidade diversa – mas também fãs de esportes. Como meu filho Greg (Penske) diz, teremos muitos convidados vindo para Arlington, então obrigado pela oportunidade.”
O evento será liderado por Bill Miller, um ex-funcionário da Penske que presidiu o Auto Club Speedway em Fontana, Califórnia, e o Nazareth (Pensilvânia) Speedway.
“Isso é um grande negócio”, disse Newgarden. “Quando eu era criança e queria ser um piloto de corrida, sonhava em vencer eventos icônicos como a Indianápolis 500. Acho que o Grande Prêmio de Arlington será um desses eventos que você circula e quer vencer todo ano. Então, essa é uma grande oportunidade para nós na INDYCAR.
“Realmente, é uma honra para nós virmos correr aqui em Arlington. Para fazer parte de uma marca icônica como os Cowboys e os Rangers, queremos estar aqui, e acho que faremos um bom show. Mas, mais importante, como piloto, estou focado em como vamos ganhar porque sei que será um grande negócio, (e) é para isso que você aparece: a pressão de ganhar esses grandes eventos.”
Palou acrescentou: “Vai ser rápido, (e) estou pronto. É uma pena que não comecemos como na semana que vem. Eu estaria pronto para correr.”
Fonte: Indycar