Cinco coisas que aprendemos em Jeddah

por Formula E News

Foram dois dias cheios de ação no Circuito Corniche de Jeddah, com um novo local, ação de corrida incrível, uma sessão especial de treinos para novatos e a introdução do PIT BOOST. Também tivemos dois pilotos diferentes no degrau mais alto do enorme pódio ao longo dos dois dias, e uma Julius Baer Pole Position recorde. 

PIT BOOST faz sua estreia 

Em Jeddah, foi introduzido um novo recurso inovador e obrigatório no meio da corrida, que permite que todos os carros recebam um aumento de energia de 10% (3,85 kWh) por meio de um aumento de 600 kW por 30 segundos no pit lane.

Conhecido como PIT BOOST , este acréscimo será usado durante uma corrida de um fim de semana de rodada dupla e recebeu muito amor de pilotos, equipes e fãs após seu primeiro uso na Rodada 3 na sexta-feira, 14 de fevereiro. 

SMG_8895_FHArwdJr_20250214082933

Todos os pilotos devem parar durante a corrida para obter essa energia extra, no entanto, cada equipe recebe apenas um equipamento PIT BOOST, o que os impede de fazer qualquer double-stacking. Os pilotos tiveram que parar para obter esse reforço quando o estado de carga (SoC) de suas baterias estava abaixo de 60% e acima de 40%, com uma variedade de estratégias sendo adotadas ao longo da corrida. 

Jake Hughes, da Maserati MSG Racing, fez história quando foi o primeiro piloto a entrar no pit lane para receber o PIT BOOST, com todos os carros tendo que parar por no mínimo 34 segundos enquanto recebiam o impulso ultrarrápido de energia – um grande marco na tecnologia de veículos elétricos. 

Rowland está em alta

Oliver Rowland e a Nissan certamente emergiram como os favoritos iniciais, já que o Yorkshireman deixa Jeddah com a liderança no Campeonato Mundial de Pilotos. Foi outro fim de semana forte para Rowland e a equipe japonesa, estando a caminho da vitória na Rodada 3, mas tendo que se contentar com o segundo lugar após uma ultrapassagem incrível de Maximilian Guenther, da DS PENSKE, na última volta. 

Rowland S11 R4

No entanto, Oliver Rowland se tornou o primeiro vencedor duplo da temporada ao receber a bandeira quadriculada por quase seis segundos no dia seguinte em uma aula magistral sobre gerenciamento de energia. 

Após a vitória na Cidade do México e parecendo pronto para a vitória em São Paulo antes de um problema de controle de sistemas resultar em uma penalidade de drive-through para todos os carros com motor Nissan, é justo dizer que Rowland é o favorito inicial nesta era GEN3 Evo. 

Graças à sua impressionante sequência de forma, Rowland levou a Nissan ao topo da classificação das equipes, com seu companheiro de equipe Norman Nato ainda sem marcar um único ponto em quatro rodadas. É uma luta acirrada, porém, com a NEOM McLaren apenas um ponto atrás de seus fornecedores de trem de força com 67, TAG Heuer Porsche com 64 e DS PENSKE com 63. 

O brilhante Barnard continua a fazer história 

Quando a NEOM McLaren promoveu Taylor Barnard de piloto reserva para piloto em tempo integral na Temporada 11 da Fórmula E, muitos questionaram se era muito cedo. Sim, o agora com 20 anos mostrou sua habilidade quando substituiu o lesionado Sam Bird em Mônaco e Berlim no ano passado, mas ele ainda era visto por muitos como muito jovem ou talvez inexperiente. 

No entanto, Barnard silenciou bem e verdadeiramente todos os céticos ao conquistar três pódios para a NEOM McLaren nas quatro primeiras rodadas da temporada – já igualando o número de resultados entre os três primeiros que a equipe teve desde que entrou no campeonato totalmente elétrico na 9ª temporada. 

ZALS5954_OmDVDLgE_20250215021140

Além dos resultados consecutivos no pódio – terceiro lugar na sexta-feira e segundo lugar no sábado – o “novato” também garantiu sua primeira Julius Baer Pole Position para a Rodada 4 após uma volta sensacional no circuito de Jeddah, rotulando sua pole como “absolutamente incrível”. Ele também está em segundo no Campeonato Mundial de Pilotos, 17 pontos atrás do líder Rowland. 

Suas conquistas também lhe renderam o título de “mais jovem a fazer pole position” na Fórmula E, com 20 anos e 259 dias, batendo um recorde estabelecido anteriormente por Daniel Abt em 2015. 

Além de ser o piloto mais jovem a conseguir a pole position , Barnard também se tornou o mais jovem a chegar ao pódio do campeonato totalmente elétrico , com apenas 20 anos e 189 dias em São Paulo. Adicione isso ao seu recorde de piloto mais jovem a começar uma corrida de Mônaco no início deste ano, bem como o mais jovem pontuador em Berlim, e é uma bela coleção de conquistas. 

Herói a Zero: que diferença um dia faz 

Foram necessárias apenas três corridas para que Maximilian Guenther e a DS PENSKE vencessem juntos na Fórmula E. O piloto alemão teve uma sexta-feira fantástica na Arábia Saudita para conquistar a pole position, a volta mais rápida e a importantíssima vitória, que ele conseguiu com uma manobra de classe em Rowland na aproximação da chicane final. 

Guenther S11 R3

Com um por cento a mais de energia, Guenther ultrapassou o Nissan de Rowland e freou mais tarde para fazer a ultrapassagem e garantir a primeira vitória do E-Prix de Jeddah nos últimos momentos da corrida. 

As coisas pareciam estar fortes no dia seguinte também, quando ele liderou as planilhas de tempos para o Treino Livre 3 e chegou aos Duels de qualificação pelo quarto dia consecutivo de corrida. No entanto, começando em sexto, Guenther fez um envio por dentro na volta de abertura e colidiu com Antonio Felix da Costa , da TAG Heuer Porsche, o que fez com que ambos se aposentassem, mas Guenther foi rápido em se desculpar. 

Independentemente do erro, foi um fim de semana promissor para o trem de força STELLANTIS. Uma primeira vitória para a DS PENSKE na sexta-feira e um pódio graças a Jake Hughes, da Maserati MSG Racing, no sábado. 

Hughes, que se juntou à equipe icônica nesta temporada, teve uma dupla sequência sólida em Jeddah, com um quinto lugar na terceira rodada e um terceiro no dia seguinte; completando um pódio totalmente britânico pela primeira vez na Fórmula E. Jake Dennis, da Andretti, também foi do 19º para o quarto lugar para aumentar o sucesso britânico, mas perdeu por pouco o pódio.

Seu companheiro de equipe Stoffel Vandoorne também parecia confortável com o carro para se juntar a Hughes na segunda fila do grid para a corrida de sábado antes de ser desclassificado da qualificação por não ter seu extintor de incêndio armado. Vandoorne ainda conseguiu subir no grid, indo do último para o sexto em uma incrível recuperação. 

O companheiro de equipe de Guenther, Jean-Eric Vergne, também teve um ótimo desempenho que passou despercebido em meio a todo o caos, conquistando um sexto e sétimo lugares nos dois dias. 

Mais um fim de semana desafiador para a Jaguar 

Nick Cassidy pode ter conquistado seus primeiros pontos da temporada em Jeddah – entregando uma impressionante corrida do 17º para o quinto lugar na quarta rodada – mas ainda está longe do começo que a atual campeã mundial de equipes Jaguar TCS Racing gostaria. 

S0G_1043_qhEjvvoI_20250215010139

As coisas começaram bem em São Paulo quando Mitch Evans ganhou as manchetes ao passar do último para o primeiro lugar e se colocar no topo da lista de vencedores de todos os tempos na Fórmula E. No entanto, desde então, Evans não conseguiu terminar duas corridas e se classificou em 19º na outra. 

Com as dificuldades de Evans e Cassidy, a Jaguar está atualmente em sétimo na classificação das equipes, com apenas 35 pontos. A equipe cliente Envision Racing também teve um início turbulento na era GEN3 Evo, com apenas seu piloto Sebastien Buemi marcando pontos quando terminou em sétimo na Cidade do México. 

“Nossa temporada começa aqui”, disse Nick Cassidy após seu resultado entre os cinco primeiros. “Não é segredo que não estivemos onde queríamos estar nas últimas corridas, mas hoje a equipe fez um trabalho incrível para colocar o carro de volta em um lugar para lutar por pontos fortes. É tão bom ter uma corrida sólida. Ainda temos trabalho a fazer, mas estou feliz com a forma como executamos a estratégia hoje com o que tínhamos disponível.”

A equipe, sem dúvida, trabalhará sem parar entre agora e a próxima rodada em Miami, para garantir que eles voltem a lutar por vitórias e pódios regularmente. 

PROGRAMAÇÃO: Em seguida, estamos indo para os Estados Unidos para a 5ª Rodada do E-Prix de Miami de 2025 

Miami está de volta ao calendário depois que o local icônico realizou a primeira corrida de Fórmula E em solo americano na temporada inaugural. O lendário Homestead-Miami Speedway trocará stock cars por monopostos, já que sediará a 5ª rodada do ABB FIA Formula E World Championship.

Os times da casa Andretti, CUPRA KIRO e DS PENSKE tentarão dar um show para seus fãs no sábado, 12 de abril de 2025. 

You may also like