Chevy Equinox EV 2024 oferece 300 milhas por menos de US$ 40.000

por Green Car Reports

Por João Voelcker

O Chevrolet Equinox EV 2024 é um dos veículos elétricos novos mais importantes deste ano. Nominalmente um SUV crossover compacto com 285 a 319 milhas de alcance estimado pela EPA, tem preço competitivo, com preços a partir de US$ 43.295 (incluindo uma taxa de entrega obrigatória de US$ 1.395). 

E uma versão básica a partir de US$ 34.995 continua prometida para “ainda este ano”.

O Chevy Equinox EV com tração dianteira (319 milhas, US$ 43.295) efetivamente iguala o Tesla Model Y Long Range RWD (320 milhas, US$ 46.630) em alcance, mas o reduz ligeiramente em preço. A partir de agora, todas as versões de ambos os carros se qualificam para o crédito fiscal de US$ 7.500 para veículos elétricos — agora um desconto de compra no ponto de venda para compradores qualificados. (A potência dos veículos elétricos Tesla altera suas especificações e preços com frequência.) 

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Chevy Equinox EV: “normal” para o mercado de massa

Crucialmente, o Equinox elétrico tem poucas das peculiaridades que podem fazer os EVs parecerem estranhos para compradores de primeira viagem. Seus controles são amplamente convencionais, incluindo uma haste para os limpadores de para-brisa e botões ou interruptores para controle de temperatura e volume de áudio. Frenagem regenerativa e direção com um pedal são integradas, mas você pode dispensá-las completamente para fazer o Equinox EV dirigir como se tivesse uma transmissão automática convencional com conversor de torque. No lado negativo, ele abre mão de um porta-malas dianteiro — uma oportunidade desperdiçada, já que o cabo de carregamento portátil incluído fica bem embaixo do compartimento de carga traseiro, o que significa que toda a bagagem deve ser removida para recuperá-lo.

Tudo isso diferencia o menor EV da Chevy do Tesla Model Y — que no ano passado não foi apenas o EV mais vendido do mundo, mas seu veículo individual mais popular em vendas. Outros concorrentes EV SUV pequenos incluem o Hyundai Ioniq 5 , o Kia EV6 , o Nissan Ariya e o Volkswagen ID.4 . 

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

O Equinox EV demorou muito para chegar, e ele deve ser o EV de maior volume da Chevy. Sua chegada projetada para 2023 é o motivo pelo qual a produção do Bolt EV terminou no ano passado, de acordo com a GM. 

O consequente — e humilhante — atraso de 12 a 18 meses para colocar os veículos Ultium em produção não foi devido a problemas nas plantas de células da GM, mas à incapacidade de um fornecedor de fornecer maquinário automatizado confiável e de alta velocidade para montar grandes e complexos módulos de bateria Ultium. Com os modelos Blazer EV, Silverado EV e Equinox EV (tração dianteira) chegando agora às concessionárias GM, esses problemas parecem estar no espelho retrovisor — permanentemente, espera a GM.

Passamos um dia e mais de 100 milhas com dois Equinox EVs em meados de maio e ficamos impressionados. A maior parte do nosso tempo foi em um modelo LT com tração dianteira; também dirigimos uma versão AWD brevemente. Quando você ler esta análise, a maioria das concessionárias Chevy deve ter Equinox EVs em estoque.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Chevy Equinox EV amplia tamanho compacto — de novo

A Chevy pode chamar o Equinox EV de SUV “crossover compacto”. Esse segmento é a maior parte do mercado dos EUA, respondendo por 1 em cada 4 veículos vendidos (mais do que SUVs de médio porte ou picapes de tamanho normal), mas o Equinox EV é grande para o segmento. Em comparação com um Equinox a gasolina (os dois não compartilham nenhuma estrutura), o Equinox elétrico é cerca de oito polegadas mais longo (com 191 polegadas), 12 polegadas mais largo (85 polegadas com espelhos para fora) e a mesma altura (65 polegadas). Sua distância entre eixos de 116 polegadas é cerca de nove polegadas mais longa. O Hyundai Ioniq 5 e o Volkswagen ID.4 são cerca de oito polegadas e 11 polegadas mais curtos, respectivamente. Mas o Equinox “compacto” oferece espaço interno substancial na frente e atrás, junto com um piso plano para os passageiros do banco traseiro.

Gostamos mais do estilo do Equinox EV do que do Blazer EV maior. A “sobrancelha” e a gravata borboleta da Chevy permanecem na frente, mas as laterais suavemente esculpidas evitam vincos ou linhas de destaque incomuns. A traseira tem uma luz elegante e de largura total dividindo a porta traseira em formato de cauda de pato, mas tudo funciona de alguma forma. Não obtivemos um coeficiente de arrasto, mas este é um SUV crossover de aparência totalmente normal — e o achamos bonito nisso. Ficamos bastante impressionados com a pintura metálica Galaxy Grey do nosso carro de teste; ela tem um toque de rosa ou lilás, para um tom marcante que era atraente e distinto. (Sim, você pode obter o prata previsível e chato se preferir.)

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

No interior, o conjunto Chevrolet padrão de painel de instrumentos digitais na frente do motorista e tela sensível ao toque central para motorista e passageiro da frente define a largura da cabine. A folha de comparação da Chevy observa especificamente que sua tela central é maior (17,7 polegadas) do que a do Tesla Model Y (15,4 polegadas). O Model Y não tem painel de instrumentos atrás do volante, enquanto o painel da Chevy tem 11,1 polegadas.

Nosso carro de teste 2LT tinha um interior em grande parte cinza e preto, com detalhes em acabamento fosco azul e prata que animavam um pouco o esquema de cores. As telas baixas e largas destacavam o painel horizontal, que tinha duas grandes aberturas de ventilação externas (mas, estranhamente, duas retangulares no centro).

Desempenho do Equinox EV: sem dor nos rins

Todas as versões do Equinox EV são alimentadas por um pacote de bateria Ultium, que a GM diz ter 85 quilowatts-hora de capacidade utilizável. Suas células NMCA vêm de plantas de células da joint venture GM-LG. Duas dessas plantas (Lordstown, Ohio, e Spring Hill, Tennessee) já estão funcionando, com uma terceira em Lansing, Michigan, agora em construção. 

O motor de ímã permanente que aciona as rodas dianteiras em cada Equinox EV é avaliado em 157 quilowatts (213 cv) e 236 lb-ft de torque, com aceleração de 0 a 60 mph cotada em 8,0 segundos. Se você quiser tração nas quatro rodas, os compradores podem adicionar um motor de indução acionando o eixo traseiro, para uma potência combinada de 212 kw (288 cv) e 333 lb-ft de torque. Isso corta dois segundos da aceleração de 0 a 60 mph cotada, mas derruba 34 milhas da faixa nominal da EPA, levando-a de 319 para 285 milhas. Isso ainda é mais alto do que a maioria dos concorrentes, mas abaixo da marca mágica de 300 milhas.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Ainda assim, o maior alcance do FWD Equinox EV de 319 milhas é igual ao RWD Model Y Long Range (320 milhas), com o Ioniq 5, Ariya e ID.4 atrás com 291 a 304 milhas. Na estrada em um modelo FWD 2LT, nossas observações aproximadas sugeriram que o estimador de alcance restante da Chevrolet era preciso. Cobrir 102 milhas reduziu o alcance indicado em 106 milhas — e levou a capacidade da bateria de 98% para 66%. A Chevy sugere que esses alcances permitirão que os motoristas o tratem “como um tanque de gasolina”, o que significa que eles não terão que ligá-lo todos os dias em uso médio.

A aceleração é rápida o suficiente para acompanhar a maioria do tráfego, embora o acelerador esteja longe de ser um gatilho. Você precisa pedir o impulso extra para obtê-lo, e você não terá a experiência de chute nos rins aqui. O modelo AWD é um pouco mais rápido, embora não substancialmente, e notamos um pouco de torque steer nele que estava totalmente ausente na versão FWD. 

O Equinox elétrico é cerca de 1.600 libras mais pesado do que a versão a gasolina de mesmo nome. Isso e sua longa distância entre eixos o tornam suave e confiante na estrada. O círculo de giro de 38 pés é a média para a categoria (embora maior do que os admiráveis ​​31,5 pés do ID.4). A suspensão é ajustada para conforto, e a aderência à estrada foi perfeitamente boa para qualquer situação em que o colocamos — tendo em mente que Detroit essencialmente não tem colinas e muito poucas estradas sinuosas. Estamos ansiosos para testá-lo com mais energia em terrenos mais variados.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

A direção com um pedal da Chevy sempre foi boa, e os EVs Ultium não são exceção. Um ícone na parte superior da tela sensível ao toque produz uma caixa para “Direção com um pedal” definida como “Normal”. Tocar no ícone novamente desliga a regeneração completamente. Mas é necessária mais ação para chegar à regeneração mais forte. O motorista deve tocar nas palavras “Definir nível” naquela caixa e, em seguida, tocar em “Alto” ​​no menu suspenso que aparece. Isso deve ser combinado em uma única janela pop-up para diminuir a distração do motorista.

Espaçoso e suave, o Chevy Equinox EV acerta nos detalhes

Para um SUV crossover “compacto”, o Equinox EV tem espaço considerável por dentro — não apenas na frente, mas também atrás. Ele tem tanto espaço para as pernas no banco traseiro quanto alguns SUVs a gasolina de médio porte, além do assoalho traseiro plano que torna o banco traseiro central mais tolerável em viagens de longa distância.

Sentado atrás do volante, o capô se inclina para baixo, oferecendo uma boa visão da estrada à frente. Elevar o assento para colocar os ombros do motorista acima da linha da janela também ajuda. A visão traseira de três quartos é mínima, como a maioria dos SUVs hoje em dia.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

O console amplo oferece dois porta-copos, um slot para canetas e muito espaço para todas as outras coisas que os passageiros carregam. Há também uma grande bandeja de armazenamento no chão, abaixo da parte superior do console. Como a maioria, é invisível quando os plásticos internos e o carpete são pretos. O console em si, sob o apoio de braço central, é articulado para abrir em direção ao motorista — inconveniente para os passageiros da frente.

Um ícone de energia em um pequeno botão no topo da tela central do painel serve para duas funções. Um toque silencia o volume do áudio, um segundo toque desliga a tela. 

O volume de carga é de 26,4 pés cúbicos no compartimento de carga atrás do assento traseiro e 57,2 pés cúbicos com os encostos dos bancos traseiros rebatidos. Ao contrário de alguns concorrentes, os do Equinox EV dobram quase totalmente, dando um longo piso de carga que suporta carga plana. 

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Dois acabamentos Equinox EV, tração integral opcional

No momento, a linha Equinox EV é bem simples. Os compradores podem escolher o LT padrão ou o RS “mais expressivo”. Ambos são oferecidos com tração dianteira padrão e tração integral opcional. Cada acabamento tem um nível “2” e um nível “3”, com um número maior indicando mais equipamentos padrão e opcionais a um preço mais alto. A Chevy diz que o 1LT básico chegará no final deste ano.

O 2LT vem de fábrica com rodas de liga leve de 19 polegadas, uma barra de luz LED frontal, trilhos de teto, uma porta traseira elétrica, bancos dianteiros e volante aquecidos, ajuste elétrico do banco do motorista e controle de cruzeiro adaptativo. As opções incluem controle de cruzeiro mãos-livres Super Cruise e um teto pintado de branco ou um teto solar panorâmico. O 2RS adiciona rodas de 21 polegadas com pneus de perfil mais baixo, um teto pintado de preto, um volante de “fundo plano” e outros itens de aparência.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Subir para o 3LT adiciona resfriamento aos bancos dianteiros aquecidos, ajuste elétrico no banco do passageiro dianteiro, bancos aquecidos nas duas posições traseiras externas, controle climático de zona dupla, estacionamento com limpador aquecido e rodas de liga leve de 21 polegadas. O 3RS tem atualizações de aparência semelhantes às do 2RS. 

Embora rodas maiores geralmente pareçam melhores, sempre sugerimos que o passeio pode ser melhor e os motoristas podem obter melhor alcance com rodas menores — se outros EVs servirem de referência. (Os representantes da Chevy não conseguiram nos dizer quais rodas se aplicam às classificações de alcance da EPA.)

Ao contrário de muitos EVs dessa classe, nosso modelo Equinox EV 2LT incluía um limpador de vidro traseiro — um recurso padrão em crossovers a gasolina, mas frequentemente eliminado em suas contrapartes elétricas para reduzir o arrasto do ar. Por outro lado, o carregamento sem fio de telefone não parece estar disponível. Equipado com um receptor de engate opcional, o Equinox EV pode rebocar até 1.500 libras. A Chevy não tinha informações sobre como isso poderia afetar sua autonomia nominal.

Uma opção importante é o sistema de controle de cruzeiro adaptativo mãos-livres Super Cruise, um dos melhores que testamos. É uma opção em todos os níveis de acabamento (2LT, 2RS, 3LT, 3RS) no lançamento. Nós o usamos várias vezes em nossa viagem Equinox EV, e ele funcionou exatamente como prometido — incluindo mudanças automáticas de faixa, quando seguras, que ultrapassam o tráfego mais lento à frente e então (parabéns!) voltam para a faixa da direita após passar. O sistema vem com um teste gratuito de 36 meses, após o qual custa US$ 25 por mês para continuar a conectividade OnStar e Super Cruise.

Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EV

Sem Apple CarPlay e controle de acesso do Google

Isso nos leva ao elefante na sala. O Equinox EV não oferece espelhamento de smartphone Android Auto ou Apple CarPlay. A equipe da GM enfatizou que a Tesla também nunca ofereceu esses recursos — sem nunca nomear o outro fabricante de EV. Isso envia aplicativos para o sistema do veículo, usando o acesso aos dados do veículo — necessário separadamente — e os representantes da GM não conseguiram dizer quem é o dono dos dados sobre o uso do aplicativo pelos motoristas, rotas, destinos, escolhas de músicas e todo o resto.

Para este repórter que usa Android, o aspecto de navegação provou ser um pouco menos terrível do que o esperado. Os fãs da Apple que agora dependem do Apple Maps estão praticamente sem sorte.

No Equinox EV, o Google Assistant integrado fornece navegação via Google Maps, integrando o estado de carga da bateria. Como um Tesla, ele encaminhará o Equinox EV elétrico para um destino por meio de estações de carregamento rápido e pré-condicionará a bateria antes de uma carga quando necessário. Ele informa aos motoristas quanto tempo permanecer e qual estado de carga permanecerá na próxima parada, assim como todo Tesla faz há mais de 10 anos.

Não conseguimos testar o recurso de roteamento durante nosso tempo com o Equinox EV. Esse recurso será gratuito para os proprietários por 8 anos, talvez mais. Os representantes da GM sugeriram que ainda não foi decidido se o acesso continuará além disso, ou quanto custará depois.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Alcance em vez de eficiência?

Nossa rota de viagem misturou estradas rurais de Michigan e tráfego rápido da Interestadual de até 80 mph. Em mais de 100 milhas, vimos uma eficiência de cerca de 3 milhas por kwh. Isso não é tão alto quanto alguns concorrentes, mas os compradores se concentram muito mais no alcance do que na eficiência — se eles ao menos sabem o que é um quilowatt-hora. O número de alcance de 300 milhas será o que eles se importarão. 

Como todos os EVs da Chevy menores que caminhonetes de tamanho normal, a porta da porta de carga fica na parte superior do para-lama dianteiro esquerdo, logo à frente da porta do motorista. O carregador de bordo de cada Equinox EV é avaliado em 11,5 kw, o que significa até 36 milhas de alcance adicionadas por hora de carga. 

O carregamento rápido DC de até 150 kW vem por meio de uma porta CCS, embora uma mudança para a porta NACS pareça provável para os próximos anos de modelos. A essa taxa, a Chevy cita “aproximadamente 77 milhas de alcance em 10 minutos”, mas tem a boa graça de observar que o número “varia” com base no estado de carga, capacidade de energia da estação de carregamento, temperatura ambiente e outros fatores. O carregamento bidirecional para backup doméstico de emergência V2H está chegando mais tarde.

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Chevy Equinox EV: competente no geral, competitivo em alcance e preço

No geral, achamos o Equinox EV não apenas competente, mas melhor do que o esperado e totalmente competitivo. Sua autonomia nominal é igual à de um Tesla Model Y, a um preço um pouco menor, e esperamos que suas rotas de navegação entre estações de carregamento sejam tão perfeitas quanto as da Tesla. Mais importante, é um EV novo e fresco (o que o Model Y não é mais) no maior segmento atual: pequenos crossover EVs. A Chevrolet diz que pode construir até 150.000 deles por ano, “se houver demanda”. 

O maior obstáculo para o Equinox elétrico pode ser a qualidade variável dos vendedores dos “parceiros valiosos” da Chevrolet, as concessionárias franqueadas de propriedade e operação independentes. 

Chevrolet Equinox EV 2024
Chevrolet Equinox EV 2024

Durante nosso evento de direção, um executivo da Chevy disse aos colegas da mídia: “Eles nos disseram que este tem que estar certo, logo de cara”. Nós diríamos que o carro marcou essa caixa. Vamos torcer para que a forma como eles são vendidos — especialmente para o crescente grupo de compradores curiosos de EV pela primeira vez — alcance o mesmo padrão.

Fonte: Green Car Reports

You may also like