Chefe da Chevrolet na IndyCar, Buckner, segue em frente após Barber

por Racer
Foto: Joe Skibinski

O mandato de Rob Buckner como gerente do programa IndyCar da Chevrolet chegará ao fim após a corrida de 4 de maio no Barber Motorsports Park, e pelos melhores motivos.

Com Buckner e sua esposa se preparando para receber seu primeiro filho no final de maio, ele deve dar uma pausa depois de Barber, passar um tempo em casa como pai e, quando estiver pronto para retornar, assumirá um novo cargo de Gerente Sênior da Equipe do Programa de Propulsão da GM Motorsports, onde supervisionará a maioria dos programas de motores de corrida da General Motors.

Com a GM Racing e o veterano do trem de força Russ O’Blenes tendo sido promovido para liderar o novo programa de motor de Fórmula 1 da Cadillac, Buckner foi nomeado para assumir e continuar seus passos. Junto com a IndyCar, Buckner supervisionará o lado do motor da NASCAR da GM, IMSA GTP/WEC LMDh e corridas globais de GT3 com a Corvette.

“Entrei na GM logo depois da faculdade em 2010 no desenvolvimento de produtos, eu estava trabalhando no C7 Corvette, e pensei que a vida não poderia ficar melhor do que isso”, disse Buckner à Marshall Pruett, da revista Racer. “E então surgiu uma oportunidade de dirigir até Wixom (Michigan), quando nossa fábrica era lá, e conhecer Russ O’Blenes. E esse foi um ponto de virada na minha vida. E agora poder tentar preencher alguns dos sapatos de Russ, todos esses anos depois? Falei com ele sobre isso outro dia – eu disse, ‘Você consegue imaginar se alguém nos dissesse que você vai executar um programa de motor de F1 em 10-12 anos, e eu vou tentar preencher seus sapatos?’ Porque ninguém trabalha mais duro do que Russ, então é um grande empreendimento. E é uma grande responsabilidade que estou honrado em assumir.”

Buckner ganhou destaque na IndyCar como técnico de motor dando suporte a Sebastien Bourdais na antiga equipe KVSH Racing, onde venceram duas corridas em 2015. No início de 2018, Buckner foi apresentado como o novo gerente do programa IndyCar da Chevy, substituindo Chris Berube. Sob sua liderança, a Chevy venceu os últimos três campeonatos de fabricantes.

Andrew Schutter, atualmente o segundo em comando de Buckner, assumirá sua função e se tornará o novo Gerente do Programa de Competição e Engenharia da Chevy na IndyCar.

“Competimos em tantas séries, em tantas arquiteturas de motores diferentes”, disse Buckner. “É muito emocionante para mim me envolver em LMDh, GT3, NASCAR… Eu trabalhei na NASCAR anteriormente no programa de motores, então poder trabalhar com nossos parceiros na Hendrick e ECR, novamente, é fenomenal, e é um ótimo momento para o programa IndyCar. Andrew Schutter, que está chegando, é bem merecedor e bem preparado para levar a IndyCar para o próximo nível.

“E é um ótimo momento para mim, pessoal e profissionalmente. A pressão é real para elevar cada programa e ver como podemos continuar vencendo. Nunca fiz corridas de carros esportivos, então esse é um mundo totalmente novo para mim, o que é emocionante. É apenas aprender – aprender novas pessoas, equipes, regulamentos de corrida. Ao mesmo tempo, eu absolutamente amo a IndyCar e todos os nossos parceiros aqui com a Ilmor e nossas equipes de corrida. Este grupo é realmente especial. Sou paddock da IndyCar há 10 anos e sentirei falta, mas, felizmente, ainda consigo me envolver – apenas em uma função um pouco diferente.”

You may also like