Por Dominik Wilde
A Andretti se tornou a primeira equipe a confirmar sua dupla de pilotos para o primeiro teste exclusivamente feminino da Fórmula E, com Chloe Chambers e Nerea Marti definidas para pilotar pela equipe na sessão de meio dia em Valência no mês que vem.
A confirmação da inclusão de Chambers na escalação da Andretti para o teste veio após o anúncio da semana passada de que ela se juntaria ao programa de desenvolvimento de pilotos da Red Bull e correria com o apoio da empresa na F1 Academy no ano que vem.
Ela já compete na série feminina, com o apoio da Haas, onde venceu uma vez e tem outros três pódios em 10 corridas até agora nesta temporada. A nativa de Indiana, de 20 anos, também dominou o Porsche Sprint Challenge North America de 2023, vencendo oito de 12 corridas, e foi a primeira mulher a vencer e ficar na pole position no Formula Regional Oceania Championship.
“Estou emocionado por me juntar à equipe Andretti Formula E em Valência”, disse Chambers. “Será diferente para mim, sendo minha primeira experiência em corridas elétricas, mas estou animado para encarar esse novo desafio e expandir meus horizontes.
“A equipe Andretti Formula E teve grande sucesso na Fórmula E, e estou feliz por aprender com alguns dos melhores! Como americano, é especialmente emocionante trabalhar com um nome tão icônico nas corridas.”
Marti também é uma vencedora na F1 Academy, conquistando a vitória em Paul Ricard na temporada passada. Nos últimos dois anos, ela conquistou mais oito pódios. Ela também foi a novata com melhor classificação na penúltima temporada da W Series em 2021.
“Estar atrás do volante de um carro de Fórmula E é uma oportunidade incrível”, disse Marti. “A Fórmula E representa o futuro das corridas, e vou aproveitar cada momento e aprender o máximo que puder com a experiência. A série é sobre inovação e ultrapassar limites, e como uma piloto mulher, é isso que tenho buscado ao longo da minha carreira, então estou emocionada por fazer parte disso.
“É muito especial que o teste esteja acontecendo em Valência, minha cidade natal. O circuito Ricardo Tormo é onde tive meu primeiro gostinho de corrida, então tenho algumas memórias muito especiais de lá. Estou focado em aproveitar ao máximo cada volta e mostrar à equipe Andretti Formula E o que posso fazer.”
Chambers e Marti se juntam a uma longa lista de pilotos femininas que foram às pistas pela Andretti, com nomes como Danica Patrick, Jamie Chadwick, Catie Munnings, Ana Beatriz, Beitske Visser, Ashton Harrison e Simona de Silvestro competindo pela equipe no passado.
“Estamos super animados em anunciar Chloe e Nerea como as pilotos da Andretti para o teste feminino em Valência”, disse o diretor da equipe Andretti Formula E, Roger Griffiths. “Como organização, temos sido líderes na promoção de mulheres no automobilismo, escalando várias pilotos ao longo dos anos em nossos variados programas e sendo a única equipe de Fórmula E a ter uma piloto mulher por uma temporada completa com Simona de Silvestro na Temporada 2.
“Tanto Chloe quanto Nerea mostraram seu pedigree na F1 Academy com visitas regulares ao pódio, e estamos ansiosos para ver como elas se saem no carro Andretti Porsche 99X Electric Formula E.”
Fonte: Racer.com