Por Dominik Wilde
Jamie Chadwick e Simona de Silvestro encabeçaram uma série final de anúncios quando a escalação para o primeiro teste exclusivamente feminino da Fórmula E foi concluída na terça-feira.
A dupla pilotará pela Jaguar TCS Racing e pela Kiro Race Co., respectivamente, no teste de meio dia no Circuito Ricardo Tormo de Valência, em 7 de novembro.
A saída de de Silvestro será sua primeira na Fórmula E desde a temporada 2015-16, quando competiu pela Andretti. Nos últimos cinco anos, ela foi piloto de testes e desenvolvimento da Porsche, que fornecerá motores para a Kiro no que será sua temporada de estreia, tendo assumido a antiga equipe ERT durante a pré-temporada.
“Estou emocionada por me juntar à Kiro Race Co para o Teste Feminino de Fórmula E”, disse de Silvestro. “É uma ótima oportunidade de trabalhar com uma nova equipe e contribuir para seu desenvolvimento. Estou animada para ver o que podemos alcançar juntas.”
A Kiro Race Co. ainda não confirmou seus pilotos de corrida para a próxima temporada, mas um anúncio é esperado para o final desta semana. Enquanto isso, o diretor de operações da equipe, Russell O’Hagan, está “incrivelmente animado” para garantir a experiente de Silvestro para o teste de piloto feminino.
“Sua vasta experiência e histórico comprovado fazem de Simona a adição perfeita à nossa escalação de pilotos”, disse ele. “Acreditamos que sua participação desempenhará um papel importante em nossa preparação contínua para a nova temporada que se avizinha, bem como inspirará nossos fãs e a comunidade mais ampla do automobilismo.”
Para Chadwick, será sua primeira participação oficial na Fórmula E desde 2020, quando ela testou para a NIO e a Jaguar em Marrakesh. Ela também demonstrou um carro GEN3 no Portland E-Prix na temporada passada (foto acima) .
“Estou muito animado por voltar a trabalhar com a Jaguar TCS Racing – uma equipe que teve tanto sucesso recentemente – e por estar de volta ao mundo das corridas elétricas”, disse Chadwick. “A Fórmula E é um campeonato tão emocionante e voltado para o futuro e estou realmente ansioso para testar o Jaguar I-TYPE 7.
“Será uma grande oportunidade de aumentar meu relacionamento com a equipe, conhecer muitos outros pilotos talentosos e experimentar a tecnologia alucinante desses carros.”
Chadwick será acompanhada pelos atuais campeões das equipes pela piloto de carros esportivos Lilou Wadoux, que vem competindo na categoria LMP2 da IMSA (na qual venceu em Watkins Glen) pela AF Corse, e na série Super GT do Japão com a PONOS Racing. Ela também foi vencedora na classe FIA World Endurance Championship LMGTE Am em Spa-Francorchamps no ano passado.
“Esta será minha primeira vez em um carro de Fórmula E e mal posso esperar pela experiência”, disse Wadoux. “Este teste é uma oportunidade incrível para eu me envolver no esporte, que é tão conhecido por inspirar a próxima geração, e para fazer com que as mulheres se envolvam mais no automobilismo.
“Estou muito grato pela oportunidade e ansioso para assumir o volante do Jaguar I-TYPE 7.”
A Mahindra também revelou que Lena Buehler pilotará para ela no teste. Assim como Kiro e Lola-Yamaha Abt – que escalará Miki Koyama – a Mahindra escalará apenas um piloto no teste.
“Estou muito grata por ter esta oportunidade de participar do Teste Feminino com a Mahindra Racing”, disse ela. “É um dos nomes icônicos do campeonato, e com duas pilotos fortes e uma riqueza de conhecimento e experiência em engenharia, sei que terei não apenas uma oportunidade fantástica de aprender, mas também receberei a melhor preparação possível para minha primeira vez no carro de Fórmula E.
“Este teste é uma ótima iniciativa, e o GEN3 Evo vai ser um carro muito interessante de dirigir. O objetivo é aprender o máximo possível, dentro e fora do carro, e garantir que estou passando tempo com a equipe, entendendo os processos e assim por diante para crescer como piloto. Acima de tudo, só quero aproveitar a experiência.”
Pilotos femininos de Fórmula E testam escalação
Jaguar TCS Racing – Jamie Chadwick, Lilou Wadoux
TAG Heuer Porsche – Marta Garcia, Gabriella Jilkova
DS Penske – Jess Edgar, Beitske Visser
Nissan Formula E Team – Abbi Pulling, Sophia Floersch
Andretti Fórmula E – Chloe Chambers, Nerea Marti
Envision Racing – Alisha Palmowski , Alice Powell
NEOM McLaren – Ella Lloyd, Bianca Bustamante
Maserati MSG Racing – Tatiana Calderon, Carrie Schreiner
Lola-Yamaha Abt – Miki Koyama
Mahindra Racing – Lena Buehler
Kiro Race Co.
Fonte: Racer.com