Por Russell Atkins
Menos de 24 horas depois que o trio da Porsche Penske Motorsport, André Lotterer, Kévin Estre e Laurens Vanthoor, conquistou o título do campeonato mundial de pilotos e a TOYOTA GAZOO Racing fez uma recuperação épica para arrebatar as honras de fabricantes, a família do WEC se reuniu novamente em um ambiente muito mais descontraído, no Sofitel Bahrain Zallaq Thalassa Sea & Spa.
Além de celebrar o sucesso da Porsche e da Toyota – assim como da Hertz Team JOTA, vencedora da Copa do Mundo da FIA para equipes de hipercarros, e dos campeões do LMGT3, Manthey Purerxcing, com seu trio triunfante formado por Klaus Bachler, Aliaksandr Malykhin e Joel Sturm – a noite destacou uma série de conquistas especiais.
O craque da Proton Competition, Julian Andlauer – que será promovido à equipe de fábrica da Porsche Penske Motorsport em 2025 – recebeu o prêmio Revelação do Ano por suas pilotagens de destaque nesta temporada.
Em sua primeira temporada na principal divisão de hipercarros, o francês de 25 anos causou uma impressão especial nas 6 Horas de Spa-Francorchamps — onde marcou a volta mais rápida e realizou uma série de manobras de ultrapassagem vigorosas — e nas 8 Horas do Bahrein da Bapco Energies, onde ficou em segundo por um longo tempo durante o primeiro turno.
Ao vencer a corrida final do ano, Alessio Rovera, da Vista AF Corse, ultrapassou nada menos que cinco de seus rivais para garantir sensacionalmente o Goodyear Wingfoot Award de 2024. Com base nos tempos médios de volta, este troféu recompensa o piloto que demonstra o nível mais consistentemente alto de desempenho na categoria LMGT3 ao longo da campanha.
A Alpine Endurance Team recebeu o Prêmio DHL Sustainable Endurance por seus esforços de impacto de carbono e comprometimento em reduzir suas emissões de gases de efeito estufa (GEE), enquanto Ian James, da Heart of Racing Team, foi reconhecido como Piloto Esportivo do Ano , após uma temporada forte na qual a equipe americana LMGT3 venceu com sucesso em casa no Circuito das Américas, no Texas.
Prêmios especiais da família WEC foram dados à gerente do programa de corrida de carros esportivos da GM, Laura Wontrop Klauser, por seu trabalho com as marcas Cadillac e Corvette da empresa no WEC, e ao bicampeão mundial de Endurance da FIA, Nicolas Lapierre, que encerrou sua carreira de piloto após terminar no pódio pela Alpine na penúltima rodada de 2024 em Fuji. O francês fez a transição para a função de diretor esportivo da equipe francesa.
Indiscutivelmente, a maior rodada de aplausos, no entanto, foi reservada para uma figura lendária que conquistou mais do que a maioria poderia imaginar, mas para quem a coroa de pilotos do WEC da Porsche Penske Motorsport representou um primeiro título de campeonato mundial – Roger Penske. O homem de 87 anos recebeu uma ovação de pé ao subir ao palco para receber o prêmio de Personalidade do Ano .
“Nosso sucesso realmente vem das pessoas, da equipe e dos lutadores – todos os envolvidos nisso”, refletiu o homem carinhosamente conhecido como ‘O Capitão’. “Estou emocionado por estar aqui. Nós amamos correr nesta série – é algo com que sonhei por vários anos. Muito obrigado.”
Fonte: WEC News