CATL e Nio visam a maior rede de troca de baterias de veículos elétricos do mundo

por Green Car Reports

A empresa chinesa de baterias CATL e a montadora Nio estão se preparando para lançar o que as duas empresas afirmam ser a maior rede de troca de baterias de veículos elétricos do mundo.

Segundo Stephen Edelstein, da Green Car Reports, a CATL e a Nio anunciaram uma parceria técnica no ano passado que incluía troca de baterias, mas na terça-feira confirmaram planos para começar a coordenar esforços enquanto constroem estações de troca de baterias.

Nio lança a marca Firefly EV durante o Nio Day 2024
Nio lança a marca Firefly EV durante o Nio Day 2024

As duas empresas operarão redes em paralelo, mas com mais sobreposição conforme o tempo passa. Os padrões técnicos Chico-Swap da CATL serão usados ​​em EVs da marca Firefly da Nio , e ambas as empresas trabalharão em direção a padrões nacionais para tecnologia de troca de baterias na China, o que tornaria mais fácil acomodar outras marcas no futuro, disseram a CATL e a Nio em comunicados à imprensa.

A CATL também está investindo 2,5 bilhões de yuans (aproximadamente US$ 345 milhões nas taxas de câmbio atuais) na Nio Power, a unidade de carregamento e troca de baterias da montadora, como parte da parceria contínua.

Nio lança a marca Firefly EV durante o Nio Day 2024
Nio lança a marca Firefly EV durante o Nio Day 2024

A Nio se destacou entre as montadoras chinesas por anos, pois foi a única que continuou a pressionar pela troca de baterias  mesmo depois que a rede de carregamento rápido foi construída. Ela afirma ter construído 3.172 estações de troca na China, incluindo 1.000 ao longo das principais rodovias que conectam mais de 700 cidades. A Volvo e a Polestar assinaram a tecnologia, de forma limitada, e uma lista de montadoras chinesas já fez parceria para testar ou usar a tecnologia em alguns modelos.

Não há nada parecido fora da China, em termos de escala. Várias montadoras — como a Ford — sugeriram que estão considerando a troca de baterias, mas nenhuma investiu muito na tecnologia, além de alguns programas piloto. A startup californiana Ample também está almejando reviver a troca de baterias em larga escala nos EUA com um sistema que permite que diferentes veículos se adaptem aos seus pacotes de baterias e estações de troca.

You may also like